Navegação por assunto "acetylcholine"

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 07976

    PAES, PAULO C. de A. . Aspectos das liberacoes de dopamina e acetilcolina mediadas por receptores de glutamato. 2002. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 63 p. Orientador: Jose Roberto Rogero.

    Palavras-Chave: neuroregulators; dopamine; acetylcholine; glutamic acid; receptors; labelled compounds; in vitro; animal tissues; brain; rats

    Icon

  • IPEN-DOC 23019

    AMARAL, PRISCILA O. . Caracterização química dos neonicotinóides em águas superficiais via cromatografia liquída de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas em tandem (HPLC-MS/MS) / Chemical characterization of neonicotinoids in surface waters by high performance liquid chromatography with tandem mass spectrometry (HPLC MS/MS) . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 126 p. Orientador: José Oscar Willian Vega Bustillos. DOI: 10.11606/D.85.2017.tde-17042017-150800

    Abstract: O presente estudo teve como propósito o desenvolvimento de um método para a determinação e a validação de uma metodologia para a identificação e quantificação de Neonicotinóides em águas superficiais coletadas na região de Bauru, no estado de São Paulo. As técnicas analíticas estudadas para o desenvolvimento deste método foram a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas em tandem (HPLC - MS/MS), a cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas (GC/MS) e a cromatografia a gás acoplada ao detector de captura de elétrons (GC/ECD). A classe de pesticidas Neonicotinóides foi escolhida para este trabalho por estar relacionada com um súbito desaparecimento de abelhas em colônias de todo o mundo. Este fenômeno é conhecido como colapso de desordem das colônias (Colony Collapse Disorder CCD) e o mesmo é caracterizado por uma rápida perda na população de abelhas adultas. Os Neonicotinóides utilizados neste estudo foram os compostos Clotianidina, Imidacloprido e Tiametoxam que foram proibidos na sua utilização como pesticidas na Europa pelo regulamento de execução nº 540/2011. As amostras foram concentradas utilizando as técnicas de extração em fase sólida (SPE) e extração líquido líquido (LLE) e injetadas no HPLC MS/MS, GC/MS e GC/ECD. As técnicas de GC/ECD e GC/MS não foram satisfatórias para a determinação na matriz água, pois, o limite de detecção (10 mg L-1), esta acima do valor máximo permitido na legislação da agência de proteção ambiental americana (0,6 μg L-1). A técnica de HPLC MS/MS utilizando o modo de monitoramento de reações múltiplas (MRM) provou se adequada para este estudo por obter limites de quantificação entre 5,89 a 8,06 μg L-1 e uma linearidade entre 0,9963 e 0,9993 para os três compostos.

    Palavras-Chave: insecticides; nicotine; acetylcholine; biological effects; toxicity; bees; surface waters; site characterization; chemical properties; high-performance liquid chromatography; mass spectroscopy; ion-molecule collisions; quantitative chemical analysis

    Icon

  • IPEN-DOC 06211

    CAMILLO, MARIA A.P. . Contribuicao ao estudo das giroxinas (enzimas semelhantes a trombina) dos venenos das serpentes brasileiras Lachesis muta muta e crotalus durissus terrificus. 1998. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 75 p. Orientador: Jose Roberto Rogero.

    Palavras-Chave: venoms; snakes; toxins; acetylcholine; dopamine; nervous system; enzyme activity; in vitro; iodine 125; blood-brain barrier; chromatography

    Icon

  • IPEN-DOC 08951

    TRONCONE, L.R.P.; ARRUDA PAES, P.C.; CAMILLO, M.A.P. . Destabilisation of the SNARE complex by the binding of calcium channel blocking toxin from Phoneutria nigriventer spider venom. In: REUNIAO CIENTIFICA ANUAL DO INTITUTO BUTANTAN, 4-8 dez, 2000, Sao Paulo, SP. Resumos... 2000. p. 37.

    Palavras-Chave: neuroregulators; acetylcholine; tritium; labelled compounds; toxins; venoms; spiders; calcium; animal tissues; rats

    Icon

  • IPEN-DOC 09653

    ARRUDA PAES, P.C.; CAMILLO, M.A.P. ; ROGERO, J.R. ; TRONCONE, L.R.P.. Efeito da tetrodotoxina na liberacao de acetilcolina estimulada por agonistas glutamatergicos em tecido estriatal de ratos. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, parte 2, p. 1479-1482, 2002.

    Palavras-Chave: biological localization; receptors; nerve cells; animal tissues; rats; toxins; acetylcholine; in vitro

    Icon

  • IPEN-DOC 08826

    ARRUDA PAES, P.C.; CAMILLO, M.A.P. ; ROGERO, J.R. ; TRONCONE, L.R.P.. Efeito da tetrodotoxina na liberacao de acetilcolina estimulada por agonistas glutamatergicos em tecido estriatal de ratos. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; NATIONAL MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 6th, Aug. 11-16, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Proceedings... Rio de Janeiro: ABEN, 2002, 2002.

    Palavras-Chave: biological localization; receptors; nerve cells; animal tissues; rats; toxins; acetylcholine; in vitro

    Icon

  • IPEN-DOC 12747

    HERNANDES, MARINA S.; MAGALHAES, LEANDRO de; TRONCONE, LANFRANCO R.P.. Glycine simulates the release of acetylcholine but not dopamine nor glutamate from superfused rat striatal tissue. Brain Research, v. 1168, p. 32-37, 2007.

    Palavras-Chave: glycine; dopamine; neurology; neuroregulators; transmission; brain; nervous system diseases; acetylcholine; rats

    Icon

  • IPEN-DOC 07042

    CAMILLO, M.A.P. ; ARRUDA PAES, P.C.; TRONCONE, L.R.P.; ROGERO, J.R. . Gyroxin fails to modify in vitro release of labelled dopamine and acetylcholine from rat and mouse striatal tissue. Toxicon, v. 39, n. 6, p. 843-853, 2001.

    Palavras-Chave: snakes; venoms; toxins; animal tissues; brain; rats; mice; acetylcholine; dopamine; neuroregulators

    Icon

  • IPEN-DOC 10236

    ARRUDA PAES, P.C.; MAGALHAES, L.; CAMILLO, M.A.P. ; ROGERO, J.R. ; TRONCONE, L.R.P.. Ionotropic glutamate receptors regulating labeled acetylcholine release from rat striatal tissue in vitro: possible involvent of receptor modulation in magnesium sensitivity. Neuroscience Research, v. 49, n. 3, p. 289-295, 2004.

    Palavras-Chave: neuroregulators; dopamine; acetylcholine; labelled compounds; glutamic acid; receptors; magnesium; toxins; in vitro; animal tissues; rats; phosphorylation

    Icon

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.