Navegação IPEN por assunto "automotive industry"

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  • IPEN-DOC 20510

    SANTOS, I.P. dos; ROSSI, J.L. . Aços sinterizados para uso em insertos de assentos de válvulas - processamento e caracterização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 21., 9-13 de novembro, 2014, Cuiabá, MT. Anais... 2014. p. 4366-4373.

    Palavras-Chave: automotive industry; steels; sintering; valves; powder metallurgy; microstructure; scanning electron microscopy

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  • IPEN-DOC 24207

    PENHALBEL, LUCIANO T.B. . Avaliação tribológica do par válvula e sede de válvula de admissão de um motor ciclo diesel em condições reais de funcionamento / Tribological evaluation of intake valve and valve seat of a diesel cycle engine in real operating conditions . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 126 p. Orientador: Marina Fuser Pillis. DOI: 10.11606/D.85.2017.tde-07122017-093905

    Abstract: A indústria automotiva exige produtos que trabalhem em condições extremas. O desenvolvimento de componentes é uma ação de aperfeiçoar os motores de combustão interna para que atinjam a vida requerida com níveis de desgaste aceitáveis, respeitando os limites legais de operação, como por exemplo, valores de emissões de poluentes. Diante dessas exigências, se faz necessário estudar componentes considerados críticos que conhecidamente influenciam no desempenho do motor. A tribologia do par válvula e sede de válvula de admissão é um importante conjunto que se deve ter atenção quanto ao seu desgaste, visto que pode influenciar na degradação do motor quanto aos parâmetros de emissões de poluentes e requisitos operacionais de manutenção e de vida do produto. O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribológico, válvula e sede de válvula de admissão, submetidos a ensaios em dinamômetro e veiculares (condições reais de operação), quanto ao nível e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como também foi realizada a caracterização do tipo de desgaste ocorrido no par tribológico e comparada com a literatura específica. Com base nos resultados, concluiu-se que ocorreu uma excelente compatibilidade entre a válvula e a sede da válvula de admissão; o nível de desgaste não prejudicou o desempenho do motor e as emissões de poluentes; o par tribológico atendeu aos requisitos de trabalho extremos, como operação em altas temperaturas e pressão de combustão com baixas taxas de desgaste; e os tipos de desgastes observados foram classificados como desgaste adesivo e sinais de deformação plástica.

    Palavras-Chave: tribology; wear; valves; diesel engines; boundary conditions; powder metallurgy; automotive industry; metallurgical effects; air pollution control

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  • IPEN-DOC 15876

    SANTOS, H.O. ; KUNIOSHI, C.T. ; ROSSI, J.L. ; COSTA, I. . Caracterizacao do comportamento de corrosao de ligas hipereuteticas Al-Si. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... 2010. p. 5628-5637.

    Palavras-Chave: aluminium alloys; silicon alloys; corrosion resistance; sprays; automotive industry

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  • IPEN-DOC 09501

    SANTOS, H.O.; LIMA, N.B. ; COSTA, I. ; ROSSI, J.L. ; SANTOS, J.C. ; COLOSIO, M.A.. Crystallographic orientation study of spray formed hypereutectic Al-Si alloys used in the automotive industry. In: BAUCKHAGE, K. (Ed.); FRITSCHING, U. (Ed.); UHLENWINKEL, V. (Ed.); ZIESENIS, J. (Ed.); LEATHAM, A. (Ed.) INTERNATION CONFERENCE ON SPRAY DEPOSITION AND MELT ATOMIZATION, 2nd; INTERNATION CONFERENCE ON SPRAY FORMING, 5th, June 22-25, 2003, Bremen, Germany. Proceedings... Norderstedt: Books on Demand GmbH, 2003, 2003. p. 3-97 - 3-111.

    Palavras-Chave: silicon alloys; aluminium alloys; sprays; microstructure; x-ray diffraction; automotive industry

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  • IPEN-DOC 09781

    SALGADO, L.; AMBROZIO FILHO, F. ; JESUS FILHO, E.S. ; COLOSIO, M.A.; ROSSI, J.L. . Desenvolvimento de componente automotivo sinterizado - insertos para assentos de valvulas. Metalurgia e Materiais, v. 59, n. 534, p. 3-6, 2003.

    Palavras-Chave: valves; automotive accessories; automotive industry; steels; sintering; powder metallurgy; powders; niobium carbides; iron alloys; cobalt alloys; machining

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  • IPEN-DOC 09782

    SALGADO, L.; AMBROZIO FILHO, F. ; JESUS FILHO, E.S. ; COLOSIO, M.A.; ROSSI, J.L. . Desenvolvimento de componente automotivo sinterizado - insertos para assentos de valvulas. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS, 57., 22-26 jul, 2002, Sao Paulo, SP. 2002. p. 3-6.

    Palavras-Chave: valves; automobiles; automotive industry; steels; sintering; powder metallurgy; iron; powders; niobium carbides; iron alloys; cobalt alloys

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  • IPEN-DOC 23345

    CASTRO, MARCOS R. de . O efeito bake hardening na estampagem a quente e a estrutura veicular / The bake hardening effect on hot stamping and the body structure . 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 98 p. Orientador: Waldemar Alfredo Monteiro. DOI: 10.11606/T.85.2017.tde-24072017-154929

    Abstract: Os projetos de carrocerias veiculares atuais procuram desenvolver estruturas leves, seja para reduzir o consumo de combustível, no caso dos motores de combustão interna, seja para maior autonomia de bateria, no caso dos veículos elétricos e híbridos. Redução no consumo de combustível significa redução na emissão de poluentes. As estruturas precisam ser leves, mas cada vez mais resistentes e rígidas a fim de proporcionar máximo conforto e segurança aos ocupantes. Estas premissas têm levado ao contínuo desenvolvimento dos materiais. No caso dos aços, um dos processos que tem permitido a melhora significativa das propriedades mecânicas é a estampagem a quente. Nos últimos anos, as peças estampadas a quente têm ocupado lugar de destaque na estrutura das carrocerias veiculares por estarem em sintonia com as demandas mencionadas. Há muitas pesquisas em curso para esta tecnologia, seja nos materiais, nos meios de produção, nos revestimentos e em aplicações. O aço mais utilizado neste processo, 22MnB5, também apresenta o chamado efeito bake hardening; a tensão de escoamento é aumentada após tratamento térmico realizado em temperaturas próximas a 200 °C. Neste trabalho, visando à melhoria nas propriedades mecânicas, amostras foram tratadas termicamente na faixa de temperatura supracitada. Após isso, dados obtidos de ensaios mecânicos foram inseridos em programas de simulação de impacto lateral cujo resultado foi a redução na intrusão na célula de sobrevivência. O efeito bake hardening também propiciou um aumento na absorção da energia de impacto em teste estático feito com barras de proteção lateral. O mecanismo metalúrgico envolvido no fenômeno, devido à difusão de intersticiais foi evidenciado no ensaio de atrito interno.

    Palavras-Chave: automotive industry; automotive accessories; vehicles; reduction; internal combustion engines; pollution sources; air pollution; consumption rates; surface coating; high alloy steels; strain hardening; infrared thermography; mechanical properties; materials testing; internal friction; strong-absorption model; absorption; impact parameter; optical microscopy; scanning electron microscopy; comparative evaluations

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  • IPEN-DOC 12718

    QUEIROZ, F.M.; COSTA, I. . Electrochemical, chemical and morphological characterization of galvannealed steel coating. Surface and Coatings Technology, v. 201, p. 7024-7035, 2007.

    Palavras-Chave: automotive industry; electrochemical corrosion; zinc; coatings; carbon steels; corrosion resistance; stripping; morphology

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  • IPEN-DOC 06786

    RICARDO, LUIZ C.H. . Estimativa da vida sob fadiga de amplitude variavel de um componente mecanico. 1999. Dissertacao [Mestrado] - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 127 p. Orientador: Arnaldo Homobono Paes de Andrade.

    Palavras-Chave: automotive industry; electric batteries; fatigue; mechanical properties; finite element method; accelerometers; strain gages

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  • IPEN-DOC 10070

    SANTOS, H.O.; GOZZI, D.S.; JESUS, S.L.; LIMA, N.B. ; COSTA, I. ; ROSSI, J.L. . Estudo da orientacao cristalografica de ligas hipereuteticas conformadas por 'spray', usadas na industria automobilistica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 15., 9-13 nov, 2002, Natal, RN. Anais... 2002. p. 3007-3011.

    Palavras-Chave: aluminium silicides; aluminium alloys; mechanical properties; sprays; wear resistance; automotive industry

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  • IPEN-DOC 15869

    BARBATO, D.S.; FONSECA, M.P.C.; MARQUES JUNIOR, A.S.; CHUVAS, T.C.; PARDAL, J.M.; BERRETTA, J.R.. Estudo das tensoes residuais em juntas soldadas de aco ARBL bifasico usado na industria automobilistica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... 2010. p. 5204-5211.

    Palavras-Chave: steels; residual stresses; welded joint; lasers; x-ray diffraction; automotive industry

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  • IPEN-DOC 23009

    OLIVEIRA, RENE R. de . Estudo do efeito da tensão residual na microdeformação da rede cristalina e no tamanho de cristalito em aço Cr-Si-V jateado com granalhas de aço / Study of the effect of residual stress on the microstrain of the crystalline lattice and on the crystalite size of steel Cr-Si-V BY shot peening . 2016. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 148 p. Orientador: Nelson Batista de Lima. DOI: 10.11606/T.85.2017.tde-08022017-145103

    Abstract: No presente trabalho foram estudados alguns efeitos causados pelo jateamento por granalhas no aço Cr-Si-V, processo que tem por objetivo aumentar a resistência à fadiga. Para este estudo a variação de parâmetros no processo são ferramentas para melhor compreender os mecanismos que influenciam esta propriedade. Os parâmetros utilizados neste trabalho foram a variação da granalha e o pré tensionamento das amostras aplicados em lâminas utilizadas em feixe de molas automobilísticas de aço de liga cromo silício vanádio (SAE 9254+V). Inicialmente foi realizada a avaliação do perfil de tensão residual, efetuada por difração de raios-x pelo método do sen2 ao longo da espessura na região onde a tensão é compressiva. Nos resultados nota-se um efeito anômalo em relação ao perfil característico da distribuição de tensão residual com a perda de compressão nas camadas iniciais em relação à superfície jateada. Com o uso da microscopia eletrônica de varredura foi observado a região afetada pelo jateamento por granalhas notando que as regiões plasticamente deformadas se encontram nas mesmas regiões onde ocorre a diminuição da tensão residual compressiva. O perfil obtido pela difração de raios-x fornece as informações necessárias com o propósito de conjugar os efeitos que a microtensão (microdeformação) influenciam na macrotensão (tensão residual). Esta relação foi comprovada pela sobreposição dos resultados encontrados na distribuição da microdeformação da rede cristalina com a tensão residual ao longo da espessura na região plasticamente deformada. Os resultados dos perfis das difrações de raios-x mostraram a existência de anisotropia de tensões entre os planos, geradas por defeitos de empilhamento e pela densidade de discordâncias. Assim sendo, para obter os valores das microtensões devem ser considerados os fatores das constantes elásticas (conforme o módulo das direções) e dos planos cristalográficos. O método aplicado foi o Williamson-Hall modificado. Além deste método outros também foram utilizados, tais como: método de Warren-Averbach e o método Single Line, este aplicando a série de Fourier, porém, ao observar os resultados, nota-se a diferença entre os valores obtidos nas deformações, tanto aos métodos quanto aos planos cristalográficos, porém a ênfase deste trabalho foi dada às características dos perfis da distribuição e não aos valores absolutos. Somando a isto, foi proporcionado o estudo da distribuição do tamanho médio de cristalito ao longo da espessura no perfil das difrações de raios-x e os resultados mostraram que esta distribuição varia de forma inversa a microdeformação. A relação entre o tamanho médio de cristalito e a variação das distâncias interplanares corresponde diretamente a alterações das densidades de discordâncias ocorridas no material que por sua vez estão ligadas às microdeformações da rede cristalina. Como complemento ao trabalho foram analisados o fator de concentração de tensão e ensaios de fadiga do material. O fator de concentração de tensão não variou conforme a utilização das granalhas S330 e S390, ambas sendo aplicadas no mesmo regime de jateamento. Os ensaios de fadiga indicaram que o pré tensionamento aumenta a vida útil nas tensões cíclicas do material estudado.

    Palavras-Chave: crystal structure; automotive industry; chromium alloys; chromium steels; silicon additions; vanadium silicates; shot peening; fatigue; materials working; test facilities; stress relaxation; residual interactions; scanning electron microscopy; x-ray diffraction; physical radiation effects

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  • IPEN-DOC 25345

    BOLSANELLO, M.F. ; ARAUJO, J.V.S. ; COSTA, I. ; ROSSI, J.L. . Influence of the Alusi® coating on corrosion resistance of press hardened steel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. Resumo... 2018. p. 5183-5183.

    Abstract: Press hardened steels (PHS) have been used in the last decades by automotive industries to aggregate the improvement of vehicle safety with the reduction of its heavy, also reducing CO2 emissions. This material category, also called ultrahigh strength boron manganese steels, is capable to succeed hot stamping process, a development of the cold stamping process, that avoids spring back and allows the attainment of complex geometries. Hot stamping process consists basically on heating a steel blank until its austenitization, transferring it to press tooling, forming and quenching it to fully martensitic transformation. Besides all the advantages in the final product, the step consisted in the transference from the furnace to the press is critical for the steel, once the absence of a protective atmosphere might promote deleterious steel oxidation. To solve this problem, ArcelorMittal developed a precoated boron steel, with aluminum-silicon metallic coating, named Alusi®. The addition of this metallic layer prevents steel oxidation and peeling, however laboratorial tests indicated that the coating addition affects mechanical properties of the steel substrate, requiring special cares during conformation process. When submitted to elastic deformation, extensive cracks can form in the coating, and affect the corrosion resistance of the steel. To investigate the influence of the Alusi® coating on ultrahigh strength boron manganese steel corrosion resistance, samples of this material were analyzed with and without the coating, and results obtained were compared to evaluate the interference of the coating on the corrosion process. The tests include open circuit potential measurement, to compare the stabilization of the steel with and without the coating; electrochemical impedance spectroscopy, to compare the effectiveness of the corrosion resistance; and immersion trials, interrupted every two hours in order to monitor the formation of corrosion products. The results obtained for the two groups of samples were compared, to weigh the advantages and disadvantages of using the Alusi® on hot stamping process.

    Palavras-Chave: steels; automotive industry; corrosion resistance; surface coating; coatings; manganese; boron; hardness; steel

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  • IPEN-DOC 24391

    TOMACHUK, CELIA R.; COSTA, ISOLDA . Ligas de zinco para proteção contra a corrosão. Tratamento de Superfície, n. 202, p. 27-33, 2017.

    Abstract: Os revestimentos de zinco ou de suas ligas protegem substratos de aço contra a corrosão e a duração da proteção é, geralmente, proporcional à taxa de dissolução do revestimento. Em anos recentes, algumas ligas de zinco depositadas sobre aço por eletrodeposição, especificamente ZnFe, ZnNi e ZnCo, foram propostas como revestimentos protetores contra a corrosão. Estas ligas são termodinamicamente mais estáveis e, portanto, mais duradouras que revestimentos de zinco de mesma espessura. Esse artigo apresenta uma revisão sobre as principais características e aplicabilidade das ligas de ZnNi, ZnFe e ZnCo. Além destas ligas, as ligas ZnMn também apresentam-se como protetoras em meios contendo cloreto.

    Palavras-Chave: zinc; zinc alloys; coatings; surface coating; corrosion protection; electrodeposition; electrodeposited coatings; automotive industry

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  • IPEN-DOC 11211

    JESUS FILHO, E.S. ; SALGADO, L.; JESUS, S.L.; ROSSI, J.L. ; COLOSIO, M.A.; SANTOS, J.C. . Machining and mechanical characterization of PM materials for valve scat inserts. Materials Science Forum, v. 498/499, p. 79-84, 2005.

    Palavras-Chave: valves; sintering; cobalt alloys; automotive accessories; automotive industry; mechanical properties; machining; powder metallurgy

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  • IPEN-DOC 09695

    SALGADO, L.; JESUS FILHO, E.S. ; JESUS, E.R.B. ; AMBROZIO FILHO, F. ; ROSSI, J.L. . Mechanical and microstructural characterisation of P/M high-speed steel valve seat inserts. Materials Science Forum, v. 416/418, p. 312-316, 2003.

    Palavras-Chave: automotive industry; valves; powder metallurgy; niobium carbides; iron alloys; cobalt alloys; microstructure; mechanical properties; machining; automotive accessories

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  • IPEN-DOC 15559

    MONTEIRO, W.A. ; SILVA, E.M.R.; SILVA, L.V.; ROSSI, W. de ; BUSO, S.J.. Microstructural and mechanical characterization of gray cast iron and AlSi alloy after laser beam hardening. Materials Science Forum, v. 638-642, p. 769-774, 2010.

    Palavras-Chave: cast iron; aluminium alloys; silicon alloys; surface hardening; surface treatments; neodymium lasers; pulsed irradiation; electron microscopy; automotive industry

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  • IPEN-DOC 17321

    MONTEIRO, W.A. ; SILVA, L.V. ; ROSSI, W. de ; SILVA, E.M.R. ; BUSO, S.J. . Microstructural and mechanical evaluation of the surface hardening treatment using an Nd: YAG pulsed laser on aluminum-silicon used in the automobile industry. In: INTERNATIONAL MEETING ON DEVELOPMENT IN MATERIALS, PROCESSES AND APPLICATIONS OF EMERGING TECHNOLOGIES, 5th, jUNE 27-29, 2011, Alvor, Portugal. Proceedings... 2011.

    Palavras-Chave: microstructure; aluminium alloys; silicon alloys; surface hardening; neodymium lasers; automotive industry; electron microscopy; vickers hardness

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  • IPEN-DOC 08508

    SILVA, E.M.R.; MONTEIRO, W.A. . Microstructural characterization of Al-Si alloy used in automobile industry. In: CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR MICROSCOPY AND MICROANALYSIS, 17th; CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR CELL BIOLOGY, 10th, Oct. 13-16, 1999, Santos, SP. Proceedings... 1999. p. 343-344.

    Palavras-Chave: aluminium alloys; silicon alloys; microstructure; metallography; scanning electron microscopy; x-ray spectroscopy; automotive industry

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  • IPEN-DOC 08509

    SILVA, E.M.R.; MONTEIRO, W.A. ; VATAVUK, J.. Microstructure of an automotive gray iron casting. In: CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR MICROSCOPY AND MICROANALYSIS, 17th; CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR CELL BIOLOGY, 10th, Oct. 13-16, 1999, Santos, SP. Proceedings... 1999. p. 345-346.

    Palavras-Chave: cast iron; microstructure; metallography; scanning electron microscopy; x-ray spectroscopy; automotive industry

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Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

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