Navegação IPEN por assunto "e-learning"

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  • IPEN-DOC 09983

    PINHEIRO, VALDERES F. . Modelo organizacional de ensino a distancia para instituicoes tecnologicas. 2004. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. 232 p. Orientador: Jose Roberto Rogero. Coorientador: Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos. DOI: 10.11606/T.85.2004.tde-05102007-173822

    Abstract: O desenvolvimento tecnológico e a ampliação da infra-estrutura das telecomunicações propiciou um aumendo do número de usuários na Internet. Dentre as imensas possibilidades de utilização, a aprendizagem constitui-se num dos temas mais atrativos. A aprendizagem à distância – EAD consolida-se como uma opção atrativa ao considerar-se principalmente as variáveis custo e comodidade. O trabalho visa avaliar alguns modelos para educação a distância e desenvolver um modelo para instituições de ensino.. Inicialmente, busca-se ampliar o conhecimento teórico acerca do tema com pesquisas bibliográficas que envolvem temas como a Internet, a tecnologia, modelos internacionais e nacionais e o processo de aprendizagem. A etapa seguinte, promove o desenvolvimento de modelos, utilizando a técnica da prototipação de modelos de ensino à distância, nesta etapa são consideradas como vertentes: tecnologia, mercado, cliente e metodologia utilizada. Os modelos são apresentados e analisados qualitativamente e seqüencialmente, sob o prisma dos seus pontos fortes e pontos fracos, os resultados são considerados e tornam-se subsídios para o desenvolvimento dos modelos posteriores. Para coleta de dados são utilizados métodos de questionários, entrevistas e observação direta durante o transcorrer dos cursos.

    Palavras-Chave: educational tools; e-learning; organizational models

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  • IPEN-DOC 13886

    TONDIN, JOSE E.M. . Prospeccao de implementacao de ensino a distancia para a disciplina de fundamentos de fisica nuclear na pos-graduacao do IPEN utilizando infra-estrutura de software livre / Prospection of implementation of distance learning for the course on fundamentals of nuclear physics at the graduate course of IPEN using free software infra-structure . 2009. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 85 p. Orientador: Marina Beatriz Agostini Vasconcellos. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-20082009-184625

    Abstract: Na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criação e implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.

    Palavras-Chave: educational tools; distance; learning; information systems; e-learning; nuclear energy

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  • IPEN-DOC 15045

    TONDIN, JOSE E.M.; MENEZES, MARIO O. ; VASCONCELLOS, MARINA B.A. ; JUNIOR, JOAO A.O.. Prospection of implementation of distance learning at ipen-cnen/sp for the course on fundamentals of nuclear physics using infrastructure of free software. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; MEETING ON NUCLEAR APPLICATIONS, 9th; MEETING ON REACTOR PHYSICS AND THERMAL HYDRAULICS, 16th; MEETING ON NUCLEAR INDUSTRY, 1st, September 27 - October 2, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Proceedings... Sao Paulo: ABEN, 2009, 2009.

    Palavras-Chave: brazilian cnen; e-learning; educational tools; implementation; internet; learning; lectures; m codes; nuclear physics

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Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

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Ano de publicação: 2015

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O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.