Navegação IPEN por assunto "talc"

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 15906

    ALFARO, E.F.; SILVA, L.G.A. . Caracterizacao do composito de polipropileno com cinza de casca de arroz. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... 2010. p. 7970-7976.

    Palavras-Chave: ashes; chemical radiation effects; comparative evaluations; composite materials; dose-response relationships; electron beams; experimental data; polypropylene; radiation doses; rice; talc; temperature dependence; x-ray diffraction

    Icon

  • IPEN-DOC 21185

    AMORIM, CAMILA A. ; MOURA, JESSICA L.; CORREA, PEDRO H.Z.; BUSS, CLEITON J.W.; ROSSINI, EDVALDO L.; SILVA, LEONARDO G.A. . Comparacao das propriedades de PA 6 e PA 6.6 reforçadas com talco e com cinza de casca de arroz. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 13., 18-22 de outubro, 2015, Natal, RN. Anais... 2015.

    Palavras-Chave: polyamides; talc; ashes; rice; comparative evaluations

    Icon

  • IPEN-DOC 11118

    PONCE, P.; CARR, L.G.; PARRA, D.F. ; LUGAO, A.B. . Edible films of polyester and talc: barrier properties to water vapour transmission. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 8., 6-10 nov, 2005, Aguas de Lindoia, SP. Anais... 2005.

    Palavras-Chave: films; proteins; polyesters; talc; water vapor; permeability; mechanical properties; biodegradation

    Icon

  • IPEN-DOC 24210

    AMORIM, CAMILA A. . Efeitos da radiação ionizante nas propriedades de compósitos de poliamida 6 com dióxido de silício coloidal (AEROSIL®) / Ionizing radiation effects on polyamide 6 composites with colloidal silicon dioxide (AEROSIL®) . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 108 p. Orientador: Leonardo Gondim de Andrade e Silva. DOI: 10.11606/D.85.2017.tde-07122017-094709

    Abstract: Os polímeros têm sido usados em áreas diferentes, como indústrias automotivas, eletrônicas e de construção civil. A poliamida 6 (PA 6) é um dos principais plásticos de engenharia com aplicações em diversas áreas produtivas, devido as suas propriedades térmicas, mecânicas e a estabilidade dimensional. O objetivo principal deste trabalho foi estudar a potencialidade do uso do dióxido de silício coloidal (SiO2) como carga em substituição ao talco, estudando o efeito da radiação ionizante em suas propriedades. O SiO2 é uma substância amorfa com baixa densidade que tem potencial para ser usado como carga mineral em substituição ao talco na matriz da resina de PA 6. Atualmente o talco é a carga mineral mais utilizada pelas indústrias, por isto vem sofrendo redução de suas reservas ao longo dos anos. Este estudo foi desenvolvido a partir da preparação de um \"masterbeach\" de PA 6 com SiO2. Posteriormente, este \"masterbeach\" foi fracionado em diferentes porcentagens em uma matriz de PA 6. Os corpos de prova das amostras foram processados em uma extrusora dupla rosca, injetados e irradiados no acelerador de elétrons para estudar o efeito da radiação ionizante no compósito de PA 6 com diferentes porcentagens de SiO2. Assim sendo, as propriedades destes compósitos foram analisadas e comparadas com as propriedades das amostras de PA6 com talco. Os resultados mostraram que a utilização do SiO2 como carga para a poliamida 6 é tecnicamente viável, uma vez que suas propriedades foram semelhantes ao compósito de PA 6 com talco. A irradiação dos compósitos estudados apresentou melhorias principalmente nas propriedades térmicas e mecânicas.

    Palavras-Chave: polyamides; silicon compounds; thermodynamic properties; mechanical properties; stability; talc; activation energy; fourier transform spectrometers; scanning electron microscopy; ionizing radiations; thermal gravimetric analysis

    Icon

  • IPEN-DOC 12080

    MACHADO, MARIANA M.; ALFARO, EDUARDO de F.; FERRO, WALDIR P.; ANDRADE e SILVA, LEONARDO G. . Estudo da viabilidade da substituicao do talco por cinza da casca de arroz com carga em polipropileno. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 9o., 07-11 de outubro, 2007, Campina Grande, PB. Anais... 2007.

    Palavras-Chave: polypropylene; talc; rice; ashes; fillers; mechanical properties

    Icon

  • IPEN-DOC 22576

    FERNANDEZ, EUTIMIO G.; FERNANDEZ, MIRNA; HOANG, HOANG M.; PEREZ, IRELA; GUERRA, DAYNERIS; IZQUIERDO, ADALBERTO; VALDES, RODOLFO; RAMOS, MENA C.. A multivariate strategy for tablet manufacturing optimization. Latin American Journal of Pharmacy, v. 29, n. 8, p. 1336-1344, 2010.

    Palavras-Chave: experiment design; drugs; pvp; talc; optimization; manufacturing

    Icon

  • IPEN-DOC 18885

    ALFARO, E.F.; DIAS, D.B. ; SILVA, L.G.A. . The study of ionizing effects on polypropylene and rice husk ash composite. Radiation Physics and Chemistry, v. 84, p. 163-165, 2013.

    Palavras-Chave: polypropylene; radiation effects; ionizing radiations; rice; ashes; talc; composite materials

    Icon

  • IPEN-DOC 12464

    FERRO, WALDIR P.; ANDRADE e SILVA, LEONARDO G. de ; WIEBECK, HELIO. Uso da cinza da casca de arroz como carga em matrizes de poliamida 6 e poliamida 6.6. Polímeros, v. 17, n. 3, p. 240-243, 2007.

    Palavras-Chave: rice; ashes; fillers; polyamides; silicon oxides; talc; mechanical properties; thermodynamic properties

    Icon

  • IPEN-DOC 13808

    FERRO, WALDIR P. . Utilizacao da cinza da casca de arroz como carga em matriz de poliamida 6 submetida a radiacao ionizante / Utilization of rice husk ash as filler for polyamide 6 and ionizing radiation effect studies on this composite . 2009. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. 85 p. Orientador: Leonardo Gondim de Andrade e Silva. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-23092009-145638

    Abstract: Com o propósito de melhorar a estabilidade dimensional, melhorar propriedades de resistência elétrica, mecânica, ao calor entre outras dos polímeros, novas cargas e reforços são testados com esse propósito. As cargas mais utilizadas, para propiciar as características mencionadas anteriormente, são as fibras de vidro e de carbono, as cargas minerais como o carbonato de cálcio precipitado, o talco e a micro esfera de vidro. O objetivo principal deste trabalho foi estudar as potencialidades da cinza da casca de arroz (CCA) como uma carga, já que ela é constituída em 96% de dióxido de silício e compará-la com o talco que é a carga mineral mais utilizada. Estes estudos foram realizados a partir da elaboração de um composto formado pela cinza da casca de arroz refinada e a poliamida 6 (PA 6) que é um dos principais plásticos de engenharia com aplicações em todas as áreas produtivas. As amostras foram injetadas e irradiadas em um acelerador de elétrons. Posteriormente suas propriedades mecânicas e térmicas foram medidas. Também foram injetadas peças automotivas para verificar a processabilidade da PA 6 com CCA. Os resultados mostraram que a utilização da cinza da casca de arroz como carga para compostos de poliamida 6 é tecnicamente e economicamente viável. A irradiação do composto estudado (PA 6 com 30% de cinza da casca de arroz) não trouxe melhorias significativas nas propriedades mecânicas e térmicas avaliadas.

    Palavras-Chave: polymers; polyamides; ionizing radiations; electron beams; radiation effects; mechanical properties; thermodynamic properties; combustion properties; temperature measurement; silicon oxides; fillers; rice; ashes; talc

    Icon

  • IPEN-DOC 11455

    FERRO, WALDIR P.; ANDRADE e SILVA, LEONARDO G. . Utilization of rice husk ASH as filler for polyamide 6 and polyamide 6.6. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MACROMOLECULES, 41st, July 16-21, 2006, Rio de Janeiro, RJ. Proceedings... 2006.

    Palavras-Chave: rice; ashes; fillers; polyamides; silicon oxides; talc; mechanical properties; thermodynamic properties

    Icon

  • IPEN-DOC 15535

    FERRO, W.P.; ANDRADE e SILVA, L.G. . Utilization of rice husk ASH like reinforcement filler in polyamide 6 matril and submit at ionizing radiation. In: INTERNATIONAL MEETING ON RADIATION PROCESSING, 14th, February 26 - March 3, 2006, Kuala Lumpur, Malasia. Abstract... 2006.

    Palavras-Chave: ashes; calcium carbonates; charpy test; electron beams; electrons; experimental data; ionizing radiations; polyamides; radiation doses; radiation effects; rice; silicon oxides; talc; x-ray fluorescence analysis

    Icon

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.