Navegação IPEN por assunto "absorbed dose range"

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 24441

    OLIVEIRA, NATHALIA S.; SOUZA, SAMARA P.; FERREIRA, PAMELA Z.; DANTAS, NOELIO O.; SILVA, ANIELLE C.A.; NEVES, LUCIO P.; CALDAS, LINDA V.E. ; CARRERA, BETZABEL N.S.; WATANABE, SHIGUEO; PERINI, ANA P.. Avaliação das curvas de emissão termoluminescente de uma nova matriz vítrea / Evaluation of the glow curves of a new glass matrix. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA, 9.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE METROLOGIA MECANICA, 4.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE METROLOGIA ELETRICA, 12.; CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇOES IONIZANTES, 4.; WORKSHOP DA REDE DE METROLOGIA QUIMICA DO INMETRO, 3.; CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA OPTICA, 2., 26-29 de novembro, 2017, Fortaleza, CE. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Metrologia, 2017. p. 1-4.

    Abstract: Termoluminescência é uma técnica dosimétrica que pode ser aplicada para uso pessoal, clínico, ambiental e em doses altas. Neste trabalho foi estudada uma nova matriz vítrea, com composição nominal de 20Li2CO3.10Al2O3.25BaO.45B2O3 (mol%), pela técnica de termoluminescência. Para isto, foram analisadas as curvas de emissão termoluminescente, após a irradiação desta matriz vítrea com doses altas. Os resultados obtidos mostraram que esta nova matriz vítrea apresenta um pico na temperatura de 260°C, que é ideal para aplicações em dosimetria.

    Palavras-Chave: absorbed dose range; cobalt 60; dosimetry; glow curve; pmma; radiation doses; thermoluminescence; thermoluminescent dosemeters; glass

    Icon

  • IPEN-DOC 26411

    SILVA, EZEQUIEL da . Avaliação do desempenho de câmaras de ionização para radioproteção em condições ambientais variadas / Performance evaluation of ionization chambers for radiation protection in various environmental conditions . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 74 p. Orientador: Maria da Penha Albuquerque Potiens. DOI: 10.11606/D.85.2019.tde-30102019-105510

    Abstract: Esse trabalho apresenta uma proposta metodológica para verificar o desempenho das câmaras de ionização comerciais para radioproteção utilizadas no levantamento radiométrico em radiodiagnóstico nas cinco regiões brasileiras para os parâmetros de umidade e temperatura.Para isso, foi construído um sistema de climatização para simular as diversas condições ambientais as quais estes instrumentos de medição são expostos quando utilizados em campo.O presente trabalho teve como objetivo diminuir erros na medição em função do desempenho das câmaras de ionização, aumentando a segurança dos trabalhadores ocupacionalmente expostos, dos usuários, do público em geral e impactar na redução com custos estruturais tais como troca de visoresplumbíferos, revestimento adequado das paredes das salas de radiologia dentre outras ações de radioproteção.Foram simuladas as condições climáticas das cinco regiões do território nacional, todos os estados simulados apresentaram coeficientes de variação em relação as taxas de dose acumulada menores que 5%. O sistema de climatização desenvolvido de baixo custo apresentou boa eficiência nas faixas de umidade no intervalo de 40% a 100% e para simulações partindo da temperatura ambiente até 50 °C. O sistema de climatização pode ainda ser utilizado para tratar a umidade dos instrumentos de medição melhorando significativamente sua performance.

    Palavras-Chave: dosimetry; ionization chambers; quality control; testing; performance; uses; exposure chambers; humidity; well temperature; controlled atmospheres; radiation doses; absorbed dose range; personnel; employment; nuclear medicine; radiation protection

    Icon

  • IPEN-DOC 23340

    SOUZA, ANDERSON S. de . Estudo comparativo dos parâmetros associados à dose absorvida e controle de qualidade em aceleradores lineares com filtro aplainador (FF) e sem filtro aplainador (FFF) / Comparative study of the parameters associated with quality control and absorbed dose in linear accelerators with (FF) and without (FFF) flattening filter . 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. 66 p. Orientador: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato. DOI: 10.11606/D.85.2017.tde-06092017-092748

    Abstract: A utilização da técnica de teleterapia para tratamento de câncer tem sido usada por anos com bons resultados clínicos. Em meados da década de 90, a remoção do filtro aplainador, item que compõe o cabeçote de um acelerador linear de uso clínico, tem sido objeto de estudos por demonstrar bons resultados no tratamento de alguns tipos de câncer. Técnicas utilizadas como Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e Radioterapia Estereotáxica (SRT), mostram-se mais eficazes quando não se utiliza o filtro aplainador. A empresa Varian Oncology lançou em 2012 um acelerador linear de uso clínico capaz de operar com o filtro aplainador (FF) e sem o filtro aplainador (FFF), o TrueBeam. Os objetivos desse trabalho são avaliar a homogeneidade de dois importantes parâmetros utilizados para o cálculo de dose nos pacientes submetidos ao tratamento com esse modelo de acelerador linear, a porcentagem de dose profunda (PDP) e índice de qualidade do feixe (TPR20/10). Os dados fornecidos para a análise foram cedidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Real Hospital Português (RHP) e 3 instituições norte-americanas. Através de uma análise estatística dos dados das instituições citadas pode-se observar melhor o comportamento desses parâmetro que demonstraram-se muito homogêneos e com erros menores que 1% na maioria dos casos, confirmando desse modo que os aceleradores lineares do modelo TrueBeam mantém na maioria das vezes uma boa concordância dos parâmetros analisados.

    Palavras-Chave: linear accelerators; radiotherapy; x radiation; external beam radiation therapy; filters; cones; absorbed dose range; absorbed radiation doses; comparative evaluations

    Icon

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.