Análise sobre a predisposição do consumidor em arcar com o custo do alimento processado por radiação ionizante

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Data de publicação:
Orientador
Valter Arthur
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O conceito de qualidade dos alimentos, na visão do consumidor, reflete a satisfação de características como sabor, aroma, aparência, embalagem e disponibilidade. Fatores econômicos e sociais como o custo e hábitos alimentares geralmente também têm influência sobre a escolha do produto. A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pois reduz as perdas naturais causadas pelos processos fisiológicos, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os mais seguros ao consumidor; porém, pode haver aumento no custo dos alimentos. Pesquisas apontam que a praticidade é uma característica já incorporada pelo consumidor, o preço pode ser um fator de restrição à popularização do produto irradiado, embora alguns consumidores considerem que, devido ao fato de evitar desperdícios, o aumento do custo pode ser viável. O objetivo deste trabalho foi analisar o custo do uso da tecnologia de irradiação de alimentos e verificar se os consumidores, quando informados sobre as vantagens na segurança alimentar, estão dispostos a pagar por este tratamento, bem como o quanto estão dispostos a pagar. A metodologia consistiu em um estudo sobre a viabilidade econômica da implantação da tecnologia de irradiação de alimentos por meio de um levantamento sistemático da literatura especializada, com o intuito de verificar o custo de implantação e o acréscimo que o produtor terá em relação ao custo da tecnologia. Também foi realizada uma pesquisa em uma Instituição de Ensino Superior sobre a predisposição do consumidor em arcar com este custo. Os resultados do estudo indicam um acréscimo, ao produtor, que pode variar de US$ 0,01 a US$ 0,25 por quilograma e também indicam que 75% dos consumidores entrevistados aceitam pagar mais pelo alimento irradiado. A partir desses resultados, concluiu-se que quanto maior o poder aquisitivo, maior a predisposição em arcar com o acréscimo ao custo do alimento irradiado.

Como referenciar
CATTARUZZI, ELIANA B. Análise sobre a predisposição do consumidor em arcar com o custo do alimento processado por radiação ionizante. Orientador: Valter Arthur. 2012. 109 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2012.tde-23102012-150110. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10118. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções