O efeito do refletor sobre o tempo de vida neutrônico no reator IPEN/MB-01

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Ricardo Diniz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho apresenta o estudo do efeito do refletor sobre o tempo de vida neutrônico do Reator IPEN/MB-01. O método empregado requer uma abordagem que leve em conta tanto o núcleo quanto o refletor, de modo que as equações de cinética pontual, as quais constituem a base teórica de todo desenvolvimento matemático, contemplem ambas as regiões do reator. A partir dessas equações, conhecidas como equações de cinética pontual do modelo duas regiões, são obtidas as expressões teóricas para as APSDs (Auto Power Spectral Densities), as quais são utilizadas para o ajuste por mínimos quadrados aos dados das APSDs experimentais obtidas em vários estados subcríticos. O tempo de geração de nêutrons prontos, o tempo de vida dos nêutrons no refletor e a fração desses nêutrons que retornam ao núcleo, são obtidos como parâmetros do ajuste.

Como referenciar
GONNELLI, EDUARDO. O efeito do refletor sobre o tempo de vida neutrônico no reator IPEN/MB-01. Orientador: Ricardo Diniz. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2013.tde-08082013-162800. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10519. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções