Estudo da espécie garça-branca-grande Ardea alba (Linnaeus, 1758), para uso como bioindicadora da contaminação ambiental, na região metropolitana de São Paulo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Data de publicação:
Orientador
Mitiko Saiki
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os ardeídeos têm sido utilizados para avaliar a contaminação ambiental em virtude principalmente dos seus hábitos alimentares. Estas espécies são consumidores secundários e terciários e tendem a acumular altas concentrações de elementos tóxicos nos seus tecidos. Por esta razão, estas espécies estão mais sujeitas aos efeitos deletérios da contaminação, o que requer uma atenção especial para a sua conservação. Com o objetivo de verificar a possibilidade do uso da Ardea alba (Garça-Branca-Grande) na avaliação da contaminação ambiental, fígados desta ave adulta encontrada ferida ou enferma na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e outras localidades do estado de São Paulo, foram analisadas pelas técnicas de análise por ativação com nêutrons (NAA) e espectrometria de absorção atômica (AAS). Para obtenção das amostras, foi obtida a licença junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA). As amostras de fígado foram moídas, liofilizadas e homogeneizadas para as análises. Para avaliar a qualidade analítica dos resultados, foram analisados os materiais de referência certificados (MRCs) NIST 1577b Bovine Liver, INCT-TL-1 Tea Leaves e NIST SRM 2976 Mussel tissue (Mytilus edulis) e os resultados apresentaram exatidão satisfatória. Os elementos Br, Cd, Co, Cs, Cu, Fe, Hg, K, Mg, Mn, Na, Rb, Se e Zn foram determinados em 26 amostras de fígado das garças da RMSP e foi verificada uma ampla variabilidade nas suas concentrações. As comparações dos resultados obtidos com os valores da literatura indicaram que as concentrações da maioria dos elementos analisados nos fígados das garças da RMSP são mais altas ou da mesma grandeza que as de áreas poluídas. Comparações feitas entre as concentrações de elementos obtidas em relação ao gênero das garças por meio da aplicação do teste não paramétrico de Mann-Whitney U (p < 0,05), indicaram que as fêmeas apresentam concentrações mais baixas significativas de Cs, Hg, Se e Zn. Esses resultados podem estar associados às diferenças fisiológicas e ecológicas entre os gêneros. Utilizando a matriz de Pearson (r = 0,7, α <0,05, p <0,01 e p <0,05) foi feito um estudo da correlação entre os teores de elementos. As correlações positivas obtidas para os elementos Cd, Cu, Hg, Mn, Se e Zn, indicaram fontes comuns de origem destes elementos, principalmente associadas a atividades antrópicas na RMSP. Os resultados demonstraram a aplicabilidade de fígados de garças para avaliação da contaminação da RMSP e corroboram que o monitoramento de elementos químicos em ardeídeos pode ser fonte importante de informações para estudos de conservação dessas espécies.

Como referenciar
SILVA, RITA de C.A. da. Estudo da espécie garça-branca-grande Ardea alba (Linnaeus, 1758), para uso como bioindicadora da contaminação ambiental, na região metropolitana de São Paulo. Orientador: Mitiko Saiki. 2013. 120 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2013.tde-14102013-135313. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10548. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções