Estudo da influencia do coeficiente de particao de metais no solo de Figueira, Parana, no calculo de risco a saude humana, utilizando o modelo c-soil

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2005
Data de publicação:
Orientador
Marlene Flues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Estudos de coeficiente de partição mostram que o valor de Kp do metal pode variar ordens de grandeza conforme as características físico-químicas do solo. Portanto, o Kp é um parâmetro sensível no modelo de avaliação de risco à saúde humana, e normalmente é um valor nominal adotado por agências ambientais que pode não representar adequadamente o solo em estudo e implicar erros no cálculo do risco. Este trabalho tem como objetivos: avaliar a contaminação do solo adjacente à usina termoelétrica de Figueira por metais tóxicos; determinar o Kp dos metais As, Cd, Co, Cr, Cu, Mo, Ni, Pb e Zn no solo pela razão entre a concentração do metal obtida por digestão com HNO3 concentrado e a concentração do metal obtida por extração com EDTA 0,05 mol L-1 (KpEDTA) ou Ca(NO3)2 0,1 mol L-1 (KpCa(NO3)2); e avaliar a influência do uso dos diferentes valores de Kp no modelo de avaliação de risco à saúde humana C-Soil no cálculo do risco. As principais conclusões foram: os metais contaminantes do solo de Figueira foram As, Cd, Mo, Pb e Zn, e o As foi o elemento mais crítico; tanto o valor de KpCa(NO3)2 quanto o de KpEDTA poderiam ser utilizados no cálculo do risco à saúde humana, no caso de Figueira, exceto para o Pb, mas o KpEDTA seria mais recomendado, por apresentar valores com menor dispersão; os valores nominais de KpCSoil dos metais poderiam ser utilizados para o cálculo de risco à saúde humana no caso de Figueira, ou seja, não teria necessidade de se determinar valores de Kp locais (KpEDTA e KpCa(NO3)2), exceto para o Pb.

Como referenciar
CAMARGO, IARA M.C. de. Estudo da influencia do coeficiente de particao de metais no solo de Figueira, Parana, no calculo de risco a saude humana, utilizando o modelo c-soil. Orientador: Marlene Flues. 2005. 156 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2005.tde-18102007-161220. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11356. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções