Avaliação da contaminação da água subterrânea de poços tubulares, por combustíveis fósseis, no município de Santo André, São Paulo: uma contribuição à gestão ambiental

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Data de publicação:
Orientador
Maria Aparecida Faustino Pires
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A contaminação de águas subterrâneas por hidrocarbonetos provenientes de postos de abastecimento de combustível tem sido objeto de crescente preocupação dos organismos ambientais de todo o mundo. Os compostos Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX), presentes nesses combustíveis, são extremamente tóxicos à saúde humana e podem inviabilizar a exploração de aqüíferos por eles contaminados e conseqüentemente os poços utilizados para abastecimento. Neste trabalho, foi realizado um diagnóstico da qualidade da água, com informações e análises, com o objetivo de retratar a situação dos poços artesianos destinados ao abastecimento de água, doméstico e comercial, na área urbana do município de Santo André, São Paulo. Foram avaliadas a presença dos micro poluentes BTEX, após a ocorrência de vazamentos de gasolina de tanques de armazenamento de combustível próximos a estes poços, em diferentes locais do município. Foram avaliados também parâmetros físico-químicos (cor, turbidez e cloro residual) bem como os elementos-traço, metais e os ânions fluoreto, sulfato, cloreto, nitrato e fosfato, como também os bacteriológicos (coliformes totais e termotolerantes, bactérias heterotróficas). Na definição dos locais amostrados, procurou-se primeiramente avaliar a série histórica de contaminação ambiental por postos de gasolina, avaliando o conjunto de informações do órgão ambiental do Estado e a representatividade espacial do problema. Para gerenciamento da qualidade da água subterrânea foi adotada a metodologia utilizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), sendo realizado uma identificação prévia de Áreas Potenciais (AP) de contaminação, organizando um banco de dados sobre lixões e locais abandonados; cadastramento dos postos de serviço e poços utilizados pela população e inventário industrial com plantas ativas e abandonadas, levando-se em consideração o porte e a geração de resíduos (com o SEMASA), dessa forma priorizando os locais de monitoramento. Foi feito um cadastro dos locais e realizada uma investigação preliminar das áreas suspeitas. A amostragem e o monitoramento foram realizados e os resultados foram comparados com os valores orientadores para água subterrânea estabelecidos pela CETESB. Os resultados mostraram que nos doze poços avaliados, não foram encontrados valores de BTEX acima do permitido pela Portaria 518/2004 do Ministério de Saúde, em que o teor máximo permitido para o benzeno é de 5 µg L-1. Foi observado que em três poços há contaminação por nitrato, que é responsável pela indução da metaemoglobinemia. Foram avaliados também os possíveis processos ou mecanismos de remediação natural (biodegradação) ou induzida.

Como referenciar
MINDRISZ, ANA C. Avaliação da contaminação da água subterrânea de poços tubulares, por combustíveis fósseis, no município de Santo André, São Paulo: uma contribuição à gestão ambiental. Orientador: Maria Aparecida Faustino Pires. 2006. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2006.tde-28092006-091158. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11428. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções