Desenvolvimento de um simulador de treinamento para operadores do reator de pesquisa IEA-R1

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Data de publicação:
Orientador
Jose Rubens Maiorino
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Simulador do Reator de Pesquisa IEAR1. O Simulador foi desenvolvido com Visual C++ em duas etapas: 1) construção dos modelos matemáticos e 2) criação e configuração de interfaces gráficas em um aplicativo Windows XP. Utilizou-se uma modelagem simplificada dos principais fenômenos físicos: o nuclear através de cinética pontual, e o modelo de térmica e hidráulica através das leis de conservação de massa e energia no canal médio do reator. As equações diferenciais dinâmicas dos processos nucleares, térmicos e hidráulicos foram solucionadas pela técnica de diferenças finitas através do método de Runge-Kutta de 4ª ordem. Foram modelados os sistemas: controle de reatividade, resfriamento do reator e proteção do reator. As variáveis de processo são armazenadas em arquivos ASCII. O Simulador permite o usuário navegar por interfaces gráficas dos sistemas e monitorar tendências dos transientes de operação sendo uma ferramenta interativa para ensino e treinamento de operadores do IEA-R1. Este também pode ser usado por alunos e professores no ensino de teoria de reatores, térmica e hidráulica. O Simulador permite simulações de operações de partida, manobra de potência e parada.

Como referenciar
CARVALHO, RICARDO P. de. Desenvolvimento de um simulador de treinamento para operadores do reator de pesquisa IEA-R1. Orientador: Jose Rubens Maiorino. 2006. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2006.tde-28052007-145138. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11445. Acesso em: 23 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções