Simulação do transporte de mangas irradiadas para exportação

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Data de publicação:
Orientador
Susy Frey Sabato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste trabalho foram estudados os efeitos da radiação ionizante (gama) em mangas para exportação, simulando a etapa de acondicionamento da fruta durante o seu transporte, através da refrigeração em câmara fria. Em uma primeira etapa foram analisadas perda de peso, pH, acidez titulável, teor de sólidos solúveis, textura e decomposição. Posteriormente, realizaram-se análises sensoriais (alterações de cor, odor, sabor, textura). Os ensaios foram realizados em dois estádios de maturação das frutas, ou seja, 2 e 3, com o propósito de se estudar o melhor ponto de colheita para a melhor dosagem de irradiação. Os resultados revelam que o tratamento da manga Tommy Atkins na dose de 0,75 kGy foi significativo, juntamente com a fruta no estádio 2, para o retardo do amadurecimento e consequente ganho de tempo para a exportação.

Como referenciar
BROISLER, PAULA O. Simulação do transporte de mangas irradiadas para exportação. Orientador: Susy Frey Sabato. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2007.tde-29032012-150300. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11538. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções