Avaliação da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape com vistas ao abastecimento público

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Data de publicação:
Orientador
Maria Aparecida Faustino Pires
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape, localizada na região sudeste do estado de São Paulo, é um importante ecossistema com a maior concentração de Mata Atlântica, onde a disponibilidade de água versus demanda é extremamente positiva. Para o abastecimento público da região, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - Unidade de Negócios do Vale do Ribeira - RR, utiliza diferentes tipos de ecossistemas para captação de água; com mecanismos de funcionamento distintos, destacando-se mananciais superficiais; de serra e subterrâneos (poços). No presente trabalho, foram avaliados 43 sistemas de produtores, sendo: 10 mananciais de serra (localizados em áreas protegidas), 15 poços (águas subterrâneas) e 18 captações em mananciais superficiais com estações de tratamento de água (ETA´s). Para avaliar a atual situação dos sistemas foram analisados 30 parâmetros, principalmente os parâmetros representativos de potabilidade da água, em amostras de água, água tratada e sedimento de fundo de março de 2002 a fevereiro de 2003, verificando o atendimento a Resolução CONAMA 357/05, classificação de corpos de água e a Portaria 518/04 que estabelece as características da água para abastecimento público, A análise descritiva mostrou que a região apresenta em geral, altas concentrações de Al, Fe e Mn nas amostras de água dos mananciais, excedendo os valores da resolução CONAMA 357, porém nas amostras de água para abastecimento público (manancial de serra, água de poço e água tratada) II analisadas, a concentração média de todos os elementos encontram-se, em geral, abaixo dos limites estabelecidos pela Portaria 518/MS. Os mananciais de serra, superficial e subterrâneo apresentam características diferentes em relação à concentração de elementos, como Ca, Fe, Mn Na entre outros. Na avaliação dos sedimentos de fundo (fração < 63?m), na fração total as maiores concentrações foram encontradas para os elementos Al, Fe e Mg. Para os elementos Pb e Zn também presentes na fração total as concentrações de até 142,0 ?g.g-1 e 1 a 172 ?g.g-1 , respectivamente. Analisando-se o teor dos metais biodisponíveis encontrados nas amostras de sedimentos do Vale do Ribeira, verifica-se que, com exceção do Pb, nas regiões de Sete Barras e Eldorado, os demais elementos analisados encontram-se com concentrações bem abaixo do valor estipulado para o PEL (Probable Effect Level - nível provável de efeito adverso à comunidade biológica).

Como referenciar
COTRIM, MARYCEL E.B. Avaliação da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape com vistas ao abastecimento público. Orientador: Maria Aparecida Faustino Pires. 2006. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2006.tde-10062008-155437. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11568. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções