Avaliação da microbiota fúngica e da presença de micotoxinas em amostras de plantas medicinais irradiadas adquiridas no comércio varejista e atacadista

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Anna Lucia C.H. Villavicencio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo analisou os efeitos da radiação gama na sobrevivência de fungos em plantas medicinais embaladas, adquiridas do comércio atacadista e varejista, em diferentes períodos (0 e 30 dias) após o tratamento por irradiação. Cinco tipos de plantas medicinais [Peumus boldus, Cameilia sinensis, Maytenus ilicifolia, Pauilinia cupana and Cássia angustifolia), foram coletadas de diferentes municípios do Estado de São Paulo e submetidas ao tratamento por irradiação, utilizando-se uma fonte 60Co (tipo Gammacell 220), com doses de 5,0 kGy e 10 kGy e taxa de dose de 3,0 kGy/h. Amostras não irradiadas (grupo controle) foram usadas na contagem de fungos e diluições seriadas de 10-1 a 10-6 das amostras foram semeadas em duplicata e plaqueadas usando o método de cultura em superfície, em ágar Dicloran Glicerol 18% (DG18) e contadas após cinco dias a 25°C. O grupo controle revelou a presença dos gêneros Aspergilius e Penicillium, os quais são conhecidos como fungos toxigênicos e poucas amostras do grupo controle estavam dentro dos limites seguros, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) para plantas medicinais. Em resposta a resistência do tratamento por ionização, na dose de 5 kGy, foi obsen/ado que os gêneros Aspergilius, Piioma e Syncephalastrum foram radiorresistentes, após o processo (dia 0 e 30° dia). O tratamento por radiação gama foi efetivo na descontaminação de todas as amostras de plantas medicinais, após 30 dias, com a dose de 10 kGy e mantidas em condições de vedação. Não foram detectadas aflatoxinas nas amostras do grupo controle, ainda que estas amostras estivessem intensamente contaminadas com Aspergilius flavus.

Como referenciar
AQUINO, SIMONE. Avaliação da microbiota fúngica e da presença de micotoxinas em amostras de plantas medicinais irradiadas adquiridas no comércio varejista e atacadista. Orientador: Anna Lucia C.H. Villavicencio. 2007. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2007.tde-18052012-140205. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11579. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções