Estudo da distribuição de íons e metais em sangue via metodologia nuclear

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Data de publicação:
Orientador
Cibele Bugno Zamboni
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo consiste na utilização de ferramentas nucleares com o intuito de fornecer um procedimento alternativo para realização de análises bioquímicas em sangue que possam auxiliar no diagnóstico de patologias diversas. O objetivo é medir a ocorrência de metais e íons em sangue total de humanos, via ativação neutrônica, disponibilizando os limites de normalidade bem como as correlações entre eles. Para realização deste estudo 283 amostras de sangue total foram analisadas (doadas de indivíduos selecionados em bancos de sangue) obtendo-se os limites de normalidade para: Br (0,0067 - 0,0263 gl-1), Cl (2,54 - 3,50 gl-1), K (1,33 - 1,89 gl-1) e Na (1,48 - 2,06 gl-1). Esses dados constituem as primeiras estimativas realistas para valor de referência em sangue total da população brasileira. Esses limites foram avaliados em função do sexo e idade permitindo salientar as diferenças biológicas. Os limites obtidos para Br, Cl, K e Na foram avaliados também entre diferentes populações, isto é, para duas regiões distintas: Sudeste (coleta realizada na cidade de São Paulo) e Nordeste (coleta realizada na cidade de Recife), locais escolhidos em função das similaridades (cidades de grande porte e industrializadas). Adicionalmente, foi realizado um estudo sistemático desses limites, no período de 4 (quatro) anos, na cidade de São Paulo; para esta finalidade a coleta foi realizada em função do tempo, dada a necessidade de atualização desses dados, pois esses elementos atuam como monitores ambientais. Estimativas para Ca e Fe foram também propostas para um conjunto de 22 amostras de sangue total.

Como referenciar
OLIVEIRA, LAURA C. de. Estudo da distribuição de íons e metais em sangue via metodologia nuclear. Orientador: Cibele Bugno Zamboni. 2008. 80 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2008.tde-11062008-095329. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11609. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções