Diagnóstico ambiental das áreas susceptíveis a contaminação por metais no pólo industrial de fundição em Loanda, Paraná

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Data de publicação:
Orientador
Maria Aparecida Faustino Pires
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As indústrias de fundição e galvanoplastia têm sido investigadas visando melhorar seu processo produtivo de forma a eliminar os possíveis impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida e a saúde pública. Na cidade de Loanda-PR existem 23 empresas desse ramo. No presente estudo foi realizada uma avaliação ambiental em amostras de solo coletadas ao redor da maior indústria da região, através da caracterização físico-química do solo e da determinação da concentração dos metais e elementos traço (Ag, Al, Cd, Cr, Co, Cu, Fe, Mg, Mn, Ni, Pb, V, Zn) extraídos por HNO3, para determinação da fração parcial do metal, e por EDTA, para determinação da mobilidade dos metais. O solo da região apresentou-se arenoso, ácido e com baixos índices de matéria orgânica e capacidade de troca catiônica. A determinação dos metais mostrou incremento de Cu, Zn, Cr, Ni e Pb apenas nos pontos adjacentes à indústria e um alto índice de mobilidade de Cr e Ni. Isso mostra que o solo da região não requer remediação, porém, ainda existe uma preocupação com o lençol freático. Evidencia também a necessidade urgente de melhorias no processo produtivo.

Como referenciar
PAVANELLI, LUCIANA da C. Diagnóstico ambiental das áreas susceptíveis a contaminação por metais no pólo industrial de fundição em Loanda, Paraná. Orientador: Maria Aparecida Faustino Pires. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2007.tde-18092009-163639. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11672. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções