Diagnóstico e sugestões para a gestão do conhecimento aplicada a uma instalação nuclear: a unidade de produção de hexafluoreto de urânio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008
Data de publicação:
Orientador
Antonio Carlos de Oliveira Barroso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Há mais de 25 anos, a Marinha do Brasil vem empreendendo recursos e pessoal em um programa nuclear cujo principal objetivo é o domínio da tecnologia necessária para o projeto e construção de um reator nuclear de potência e de produção de combustível nuclear para propulsão naval. Um projeto de longo prazo tende a ser muito suscetível quanto à perda de parcelas essenciais de conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo identificar ações e iniciativas que possam potencializar o aprendizado e a disseminação de conhecimentos em uma organização que desenvolve projetos complexos por um longo período. A revisão da literatura sobre a Gestão do Conhecimento permitiu ao pesquisador selecionar uma referência que indica como as pessoas envolvidas em um projeto obtêm as informações e conhecimentos necessários às suas atividades, os utilizam para agregar valor e como elas aprendem e contribuem para a organização, a fim de evitar dificuldades posteriores. A metodologia adotada foi um estudo de caso da implantação da Unidade de Hexafluoreto de Urânio, que vem sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Por meio da aplicação de entrevistas estruturadas e abertas, foi possível identificar alguns fatores relacionados com a obtenção e disseminação do conhecimento que podem ser desenvolvidos. O resultado deste trabalho foi uma proposta de ações e iniciativas visando melhorar a obtenção do conhecimento, sua construção e manutenção pela organização e a contribuição, por parte das pessoas, dos conhecimentos adquiridos para a própria organização.

Como referenciar
MARCHESINI, PAULO R. de A. Diagnóstico e sugestões para a gestão do conhecimento aplicada a uma instalação nuclear: a unidade de produção de hexafluoreto de urânio. Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2008.tde-25092009-150929. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11684. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções