Projeto e implementacao do sistema de controle do acelerador microtron

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Data de publicação:
Orientador
Marcos Nogueira Martins
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O acelerador de elétrons recirculado do tipo microtron, que está sendo construído no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, possui algumas centenas de parâmetros a serem monitorados e controlados. Estes parâmetros pertencem a vários subsistemas, tais como: transporte; vácuo; RF; e diagnóstico. Para diminuir a carga cognitiva do operador e auxiliá-lo no controle da máquina, foi construído um sistema de controle computadorizado, capaz de permear os diversos subsistemas e que permite ao operador medir e alterar os parâmetros de interesse, além de alertá-lo quando algum destes parâmetros exceder um valor pré-determinado. Este sistema de controle foi construído usando-se a metodologia do modelo das três camadas lógicas, a saber: camada dos dispositivos de entrada e saída; camada dos servidores de dispositivos; e camada da interface com o usuário. Na camada dos dispositivos de entrada e saída foram utilizados vários equipamentos, comerciais ou construídos no Laboratório do Acelerador Linear (LAL), possuindo interfaces de comunicação diversas. Na camada dos servidores de dispositivos foram utilizados PCs industriais. A camada da interface com o usuário utiliza um PC convencional executando uma interface humano-computador construída com o auxílio do software LabWindows/CVI (National Instruments). O sistema de controle deve apresentar características associadas à flexibilidade, escalabilidade e custo, para que seja passível de utilização durante todo o tempo de vida útil do acelerador e suporte manutenção pela equipe do próprio LAL.

Como referenciar
MALAFRONTE, ALEXANDRE A. Projeto e implementacao do sistema de controle do acelerador microtron. Orientador: Marcos Nogueira Martins. 2008. 124 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2008.tde-17082009-101946. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11728. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções