Estudo de fatores humanos, e observacao dos seus aspectos basicos, focados em operadores do reator de pesquisa IEA-R1, objetivando a prevencao de acidentes ocasionados por falhas humanas

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Data de publicação:
Orientador
Delvonei Alves de Andrade
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir com o grupo de operadores do reator de pesquisa IEA-R1, localizado no IPEN CNEN/SP, com um estudo de fatores humanos, e possíveis causas que podem ocasionar falha humana propiciando a ocorrência de incidentes, acidentes e exposições de trabalhadores, aliado aos riscos inerentes à profissão. Acidentes no campo tecnológico, incluindo o setor nuclear, têm mostrado que a causa raiz está muito mais voltada à falha humana do que às falhas de sistemas e equipamentos, o que tem chamado a atenção de órgãos reguladores. A pesquisa proposta é quantitativa/qualitativa, e também, descritiva. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. O primeiro deles elaborado a partir dos atributos de cultura de segurança, descritos pela International Atomic Energy Agency IAEA. O segundo considerou fatores individuais e situacionais que compõem categorias classificadas como podendo afetar as pessoas no ambiente de trabalho. Utilizou-se também a transcrição, cuidadosamente selecionada, da fundamentação teórica, atendendo aos estudos de fatores humanos que podem desencadear acidentes. A metodologia demonstrou um bom grau de confiabilidade. O resultado deste trabalho indicou que fatores mediatos necessitam de atuação direta nas necessidades do grupo e do indivíduo. Esta pesquisa mostra que é necessário ter uma unidade de planejamento e organização, que seja realmente efetiva, tanto para questões da saúde, física e psicológica, como também, para a segurança no trabalho.

Como referenciar
MARTINS, MARIA da P.S. Estudo de fatores humanos, e observacao dos seus aspectos basicos, focados em operadores do reator de pesquisa IEA-R1, objetivando a prevencao de acidentes ocasionados por falhas humanas. Orientador: Delvonei Alves de Andrade. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2008.tde-17092009-142521. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11737. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções