Algoritmo rastreador Web especialista nuclear

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Data de publicação:
Autores IPEN
Orientador
Antonio Carlos de Oliveira Barroso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Nos últimos anos a Web obteve um crescimento exponencial, se tornando o maior repositório de informações já criado pelo homem e representando uma fonte nova e relevante de informações potencialmente úteis para diversas áreas, inclusive a área nuclear. Entretanto, devido as suas características e, principalmente, devido ao seu grande volume de dados, emerge um problema desafiador relacionado à utilização das suas informações: a busca e recuperação informações relevantes e úteis. Este problema é tratado por algoritmos de busca e recuperação de informação que trabalham na Web, denominados rastreadores web. Neste trabalho é apresentada a pesquisa e desenvolvimento de um algoritmo rastreador que efetua buscas e recupera páginas na Web com conteúdo textual relacionado ao domínio nuclear e seus temas, de forma autônoma e massiva. Este algoritmo foi projetado sob o modelo de um sistema especialista, possuindo, desta forma, uma base de conhecimento que contem tópicos nucleares e palavras-chave que os definem e um mecanismo de inferência constituído por uma rede neural artificial perceptron multicamadas que efetua a estimação da relevância das páginas na Web para um determinado tópico nuclear, no decorrer do processo de busca, utilizando a base de conhecimento. Deste modo, o algoritmo é capaz de, autonomamente, buscar páginas na Web seguindo os hiperlinks que as interconectam e recuperar aquelas que são mais relevantes para o tópico nuclear selecionado, emulando a habilidade que um especialista nuclear tem de navegar na Web e verificar informações nucleares. Resultados experimentais preliminares apresentam uma precisão de recuperação de 80% para o tópico área nuclear em geral e 72% para o tópico de energia nuclear, indicando que o algoritmo proposto é efetivo e eficiente na busca e recuperação de informações relevantes para o domínio nuclear.

Como referenciar
REIS, THIAGO. Algoritmo rastreador Web especialista nuclear. Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2013.tde-07012014-134548. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11785. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções