Avaliacao da citotoxicidade do benzotriazol como inibidor de corrosao

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2008
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Existe muita controvérsia com relação à citotoxicidade do benzotriazol que é um conhecido inibidor de corrosão de cobre e suas ligas, e mais recentemente tem sido investigado para inibição da corrosão de aços inoxidáveis. Segundo a ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ), o benzotriazol (BTAH) apresenta potencial tóxico, mas a concentração a partir da qual esta toxicidade é verificada, não é especificada. Considerando-se a preocupação com o meio ambiente e a conhecida efetividade deste composto para inibição da corrosão de vários materiais metálicos, foi realizado o teste de citotoxicidade utilizando-se concentrações deste composto na faixa entre 10-1 mol dm-3 e 10-5 mol dm-3. O benzotriazol foi devidamente diluído em meio de cultura (MEM) e colocado em contato com cultura de células fibroblásticas. A porcentagem de viabilidade celular foi verificada pelo método de incorporação do vermelho neutro e os resultados obtidos forneceram o índice de citotoxicidade IC50% de 0,04 mol dm-3 indicando que em concentrações acima desta, o benzotriazol é citotóxico.

Como referenciar
ROGERO, S.O.; BANCZEK, E.P.; COSTA, I. Avaliacao da citotoxicidade do benzotriazol como inibidor de corrosao. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSAO, 28.; INTERNATION CORROSION MEETING, 2nd, May 12-16, 2008, Recife, PE. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/15982. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções