Relatórios Técnicos

 

Submissões recentes

  • IPEN-DOC 29331

    FELGUEIRAS, CARLOS F. ; SANTOS, LUAN J. ; CARVALHO, GLÁUCIA M. de. Desenvolvimento de método analítico – teste de pesquisa de patógenos em solução de Citrato de sódio tribásico diidratado 3,8%. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - SECQR, Janeiro, 2023. (IPEN-SECQR-2023-0001 Rev.00). Restrito.

    Título do projeto: Desenvolvimento de processos de controle de qualidade de radiofármacos (CECRF)

    Abstract: Neste relatório expomos o desenvolvimento e a adequação do teste de pesquisa de patógenos para a solução de Citrato de sódio tribásico diidratado 3,8%, importante insumo da produção do radiofármaco GAL-IPEN pelo IPEN/CNEN. A pesquisa de patógenos, método descrito na Farmacopeia Brasileira vigente, abrange os microrganismos Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa, e requer validação como método microbiológico. Propomos que a validação seja antecedida por duas etapas: (1) desenvolvimento do método analítico, com avaliação da atividade antimicrobiana da Solução de Citrato 3,8%, e eventual introdução de agente neutralizante na amostra; (2) adequação do método analítico, conduzida segundo as orientações da Farmacopeia Brasileira. O êxito na adequação de método implica que este está apto a ser validado, em estudo posterior. Os testes de atividade antimicrobiana requereram padronização prévia das suspensões bacterianas, também descrita neste trabalho. Resultados: obtida a curva-padrão que relaciona os padrões da escala McFarland (MF) à absorbância de cada suspensão bacteriana, e que viabiliza o preparo de suspensões com MF igual a 0,5, próprias para o teste de atividade antimicrobiana. Teste de atividade antimicrobiana: todos os percentuais de recuperação calculados se mostraram acima de 50%, indicativo de que a Solução Citrato 3,8% não apresenta atividade antimicrobiana em quaisquer das diluições do teste. Portanto, não foram necessárias a introdução de substâncias neutralizantes ou a diluição da amostra. Adequação do método: a amostra “teste” resultou em presença de E. coli, S. aureus e P. aeruginosa em 1 mL de amostra, enquanto que a amostra “controle” resultou em ausência das mesmas três espécies de microrganismos em 1 mL de amostra, sem alteração aparente no aspecto dos meios de cultivo. Conclusão: o teste de pesquisa de patógenos em solução de Citrato de sódio tribásico diidratado 3,8% mostrou-se adequado como método analítico, e passível de validação posterior. A descrição detalhada do teste foi apresentada em Apêndice. Recomendação: reclassificação da solução como estéril, e a adoção de processo produtivo condizente com aquela classificação, visando a garantir a segurança microbiológica do radiofármaco GAL-IPEN.

  • IPEN-DOC 29023

    MOLNARY, LESLIE de . Análise da temperatura ambiente no nível 10m da Torre A da CNAAA – período janeiro/1982 a dezembro/2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-017-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse relatório apresenta uma avaliação da temperatura ambiente em torno da CNAAA tomando como referência os valores horários da temperatura no nível de 10 m da Torre A para o período de janeiro de 1982 a dezembro de 2020. Os dados de temperatura coletados no decorrer do ano de 2021 não estão sendo considerados nesse relatório em virtude da alteração dos sistemas de monitoração meteorológica, anteriormente utilizando sensores da empresa MET ONE e atualmente utilizando sensores da empresa CAMPBELL, e não terem sido realizados testes comparativos entre os 2 sensores de temperatura para poder montar uma base de dados anual de temperatura para o ano de 2021.

  • IPEN-DOC 29022

    MOLNARY, LESLIE de . Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) – Programa de Monitoração da Temperatura Ambiental – período outubro a dezembro de 2021. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-016-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse relatório apresenta uma avaliação do Programa de Monitoração da Temperatura Ambiental desenvolvido pela Eletronuclear no período de outubro a dezembro de 2021 para o atendimento de condicionante do IBAMA com relação à manutenção da Licença de Operação da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), instalada no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) em Angra dos Reis (RJ). No período de outubro a dezembro de 2021 não foram observadas anomalias significativas na distribuição da temperatura ambiental entre os diversos sensores de temperatura instalados na área da UAS e em torno do sítio da CNAAA, que possam mostrar que a liberação de calor residual dos elementos combustíveis irradiados armazenados nos HI-STORM esteja impactando a temperatura do ar nas regiões em torno do sítio da CNAAA.

  • IPEN-DOC 29021

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2022. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-015-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2022, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão: • As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e • Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2022. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29020

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2022. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-014-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2022, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão: • As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 1º semestre de 2022; • As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e • Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2022. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29019

    MOLNARY, LESLIE de . Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS) – Programa de Monitoração da Temperatura Ambiental – período julho a setembro de 2021. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-011-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse relatório apresenta uma avaliação do Programa de Monitoração da Temperatura Ambiental desenvolvido pela Eletronuclear no período de julho a setembro de 2021 para o atendimento de condicionante do IBAMA com relação à manutenção da Licença de Operação da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), instalada no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) em Angra dos Reis (RJ). No período de julho a setembro de 2021 não foram observadas anomalias significativas na distribuição da temperatura ambiental entre os diversos sensores de temperatura instalados na área da UAS e em torno do sítio da CNAAA, que possam mostrar que a liberação de calor residual dos elementos combustíveis irradiados armazenados nos HI-STORM esteja impactando a temperatura do ar nas regiões em torno do sítio da CNAAA.

  • IPEN-DOC 29018

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 : dados meteorológicos do 2º semestre de 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-008-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2020, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2020. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear.

  • IPEN-DOC 29017

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 : dados meteorológicos do 2º semestre de 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-007-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2020, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários observados durante o 2º semestre de 2020;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2020. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29016

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2020, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2020. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear.

  • IPEN-DOC 29015

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2020, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários observados durante o 1º semestre de 2020;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2020. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29014

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 : dados meteorológicos do 2º semestre de 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2019, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2019. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear.

  • IPEN-DOC 29013

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 : dados meteorológicos do 2º semestre de 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2019, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários observados durante o 2º semestre de 2019;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2019. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29012

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2019, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2019. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear.

  • IPEN-DOC 29011

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 : dados meteorológicos do 1º semestre de 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2019, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários observados durante o 1º semestre de 2019;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2019. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O.

  • IPEN-DOC 29010

    MOLNARY, LESLIE de . Apoio técnico de meteorologia para a Eletronuclear : relatório de mobilização de equipe. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-INFT-001-03). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

  • IPEN-DOC 29009

    MOLNARY, LESLIE de . Apoio técnico de meteorologia para a Eletronuclear : relatório de mobilização de equipe. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-INFT-001-02). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

  • IPEN-DOC 29008

    MOLNARY, LESLIE de . Apoio técnico de meteorologia para a Eletronuclear : relatório de mobilização de equipe. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-INFT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

  • IPEN-DOC 29007

    MOLNARY, LESLIE de . Apoio técnico de meteorologia para a Eletronuclear : relatório de mobilização de equipe. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-ETN-223-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

  • IPEN-DOC 29006

    MENZEL, SILVIO C. . Apoio Técnico – Projeto BR3.01/12 entre CNEN e a União Europeia – Verificação da Análise Probabilística de Segurança de Incêndio – Normas de Referência e Observações Gerais Obtidas. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-CEN-038-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: BR3.01/12 (CNEN/União Européia)

    Abstract: Apresentar a relação de normas, códigos e regulamentos utilizados em atividades relacionadas a elaboração e verificação de documentos do tipo Análise Probabilística de Segurança de Incêndio e em especial utilizados na elaboração do documento APS de Incêndio de Angra 2, emitido pela AREVA e submetido pela Eletronuclear à CNEN, como parte do Projeto BR3.01/12, firmado entre a CNEN e a União Europeia. O presente relatório foi elaborado pelo grupo de especialistas do Centro de Engenharia Nuclear, CEN, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP.

  • IPEN-DOC 29005

    MENZEL, SILVIO C. . Apoio Técnico – Projeto BR3.01/12 entre CNEN e a União Europeia – Verificação da Análise Probabilística de Segurança de Incêndio – Usina Nuclear de Angra 2 – Relatório Completo de Acompanhamento. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-CEN-038-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: BR3.01/12 (CNEN/União Européia)

    Abstract: Apresentar a evolução do trabalho de verificação da parte completa do documento de Análise Probabilística de Segurança de Incêndio de Angra 2, elaborado pela AREVA e submetido pela Eletronuclear à CNEN, como parte do Projeto BR3.01/12, firmado entre a CNEN e a União Europeia. Este relatório completo de acompanhamento terá a participação de especialistas do Centro de Engenharia Nuclear, CEN, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP.

  • IPEN-DOC 29004

    MENZEL, SILVIO C. . Apoio Técnico – Projeto BR3.01/12 entre CNEN e a União Europeia – Verificação da Análise Probabilística de Segurança de Incêndio – Usina Nuclear de Angra 2 – Relatório Parcial de Acompanhamento. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-CEN-038-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: BR3.01/12 (CNEN/União Européia)

    Abstract: Apresentar a evolução do trabalho de verificação do documento parcial de Análise Probabilística de Segurança de Incêndio de Angra 2, elaborado pela ARVA e submetido pela Eletronuclear à CNEN, como parte do Projeto BR3.01/12, firmado entre a CNEN e a União Europeia. Este relatório parcial de acompanhamento terá a participação de especialistas do Centro de Engenharia Nuclear, CEN, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP.

  • IPEN-DOC 28978

    SILVA, JOSE E.R. da . Cálculo das quantidades de materiais nas placas combustíveis do ECI-RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Setembro, 2022. (IPEN-CEN-P&D-INTC-003-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Intercentros 2020.06.IPEN.45.PD

    Abstract: Este relatório apresenta o cálculo das quantidades de materiais nas placas combustíveis do elemento combustível instrumentado (ECI-RMB) para ser irradiado no reator de pesquisas IEA-R1.

    Palavras-Chave: fuel plates; materials; calculation methods; uranium 235

  • IPEN-DOC 28912

    BITELLI, ULYSSES d'U. . Comissionamento: carregamento e previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa – fase final: 13ª. etapa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Agosto, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-121-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O presente relatório apresenta o valor experimental obtido de massa crítica de U-235 para as ultimas etapas do carregamento do núcleo tipo placa do Reator IPEN/MB-01, ou seja da 9ª etapa até a 13ª etapa (14ª. etapa não foi necessária), seguindo o procedimento experimental aprovado pela DRS-CNEN [1]. O carregamento em 2020 parou na 8ª etapa das 14 etapas previstas no procedimento em função do valor de 1/M de um dos detectores de nêutrons indicar o valor do inverso da multiplicação de nêutrons 1/M= 0,004, uma aproximação de 300 pcm da condição de criticalidade. O procedimento foi revisto [2] para que pelo menos 3 detectores de nêutrons indiquem esse valor antes da interrupção do carregamento do núcleo ou se os detectores experimentais indicarem a mesma massa crítica com desvio ≤ 1% entre as previsões e o valor calculado de massa crítica[3]. A seguir são apresentados os valores experimentais de massa crítica M-235 obtidos experimentalmente na 13ª etapa do carregamento do núcleo, o valor calculado [1,2,3] e a razão percentual entre o valor calculado (C) e o valor experimental (E), C/E, obtida nesta 13ª. etapa do carregamento do núcleo do reator IPEN/MB-01 com os elementos combustíveis tipo placa. M-235 (Calculo [1,3]) = (4623,00 ± 80) gramas M-235 (13ª. etapa) = (4626,33± 3,82) gramas Logo, C/E= (4623,00/ 4626,33).100 = 0,07 % O resultado é atendido pelo critério de aceitação previsto neste procedimento operacional [2] , ou seja a massa crítica é obtida com desvio ≤ 1% entre as previsões dos cinco detectores experimentais (Tabela 7) .

    Palavras-Chave: commissioning; critical mass; reactor cores; uranium 235; fuel elements

  • IPEN-DOC 28911

    BITELLI, ULYSSES d'U. ; RUBIN, GERSON A. . Revisão do Questionário Técnico do Reator IPEN/MB-01 (BRH / Dezembro 2021). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Agosto, 2022. (IPEN-CEN-ORG-CENR-100-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator IPEN/MB-01

    Abstract: Esta Informação Técnica tem por finalidade registrar a revisão 8 (Agosto/2022) do Questionário Técnico do Reator IPEN/MB-01, visando o atendimento às exigências do Parecer Técnico nº PT-COSAP/CC-011/2022, rev. 0, de 05/08/2022, constante do Processo SEI nº 01341.004248/2019-60. O Questionário Técnico revisado é apresentado em anexo.

    Palavras-Chave: reactors; fuel elements; criticality; nuclear materials management

  • IPEN-DOC 28910

    OLIVEIRA, PATRICIA da S.P. de . Participação no Workshop on Signatures of Man-Made Isotope Production (WOSMIP VIII). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Agosto, 2022. (IPEN-CEN-FRH-CEN-055-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Abstract: Esta informação técnica visa compor um registro da participação da servidora Patricia da Silva Pagetti de Oliveira, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG) do IPEN, no WOSMIP VIII, “Workshop on Signatures of Man-Made Isotope Production” (Workshop sobre Assinaturas da Produção de Isótopos Feitos pelo Homem), realizado no período de 20 a 23 de junho de 2022, em Estocolmo, Suécia. A servidora foi indicada para representar a equipe do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que é um projeto conduzido no âmbito da DPD/CNEN, em evento que reúne a comunidade mundial de produtores de radioisótopos e a comunidade de especialistas em detecção de emissões provenientes de testes nucleares não civis. O projeto RMB inclui uma planta de processamento de radioisótopos para produção de Molibdênio-99. Esta instalação poderá emitir efluentes gasosos radioativos pelo seu sistema de exaustão, em especial, isótopos de Xe, que são detectáveis pelo Sistema Internacional de Monitoramento (International Monitoring System, IMS), gerenciado pela Comissão Preparatória para a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (Preparatory Commission for the Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty Organization, CTBTO). Deste modo, é importante que o RMB esteja inserido na comunidade de produtores de radioisótopos e participe das discussões sobre o IMS do CTBTO. Além disso, sua participação permitiu conhecer tecnologias avançadas nas áreas de medição e monitoração de gases nobres, modelos de transporte atmosférico, sistemas de redução de emissões radioativas, entre outras, tendo em vista aplicar os conhecimentos no projeto do RMB. Essas tecnologias contribuem para que uma instalação de processamento de radioisótopos tenha seu impacto controlado em relação à monitoração ambiental mundial de radiação de fundo.

    Palavras-Chave: reactors; isotope production; molybdenum 99; program management; rmb reactor; training

  • IPEN-DOC 28841

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: obtenção da massa crítica do núcleo com elementos combustíveis tipo placa a partir da criticalidade do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-120-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento experimental para a obtenção da massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, a partir da criticalização do reator IPEN/MB-01, através da observação de dados operacionais/ experimentais, tais como período (T), reatividade (ρ) e o comportamento ao longo do tempo das contagens dos canais de partida 1, 2 e 9 do reator, registradas on-line no SAD, bem como da aquisição de contagens em detectores de nêutrons experimentais posicionados ao redor do núcleo. Este procedimento ao contrário da previsão de massa crítica [1,2] levará o reator a partir da 15ª etapa do carregamento, a uma leve supercriticalidade (≥10 pcm), devido a inserção de massa de urânio em cada uma das placas combustíveis inseridas nos elementos combustíveis desmontáveis (ECD), conforme previsto em avaliação neutrônica [3]. Assim como consequência, saberemos exatamente a massa crítica de urânio-235 para o novo núcleo com EC´s tipo placa e o compararemos com o valor previstos de massa crítica de Urânio-235 [1,2,3].

    Palavras-Chave: commissioning; critical mass; reactor cores; fuel elements; uranium 235

  • IPEN-DOC 28840

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: obtenção da massa crítica do núcleo com elementos combustíveis tipo placa a partir da criticalidade do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-120-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento experimental para a obtenção da massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, a partir da criticalização do reator IPEN/MB-01, através da observação de dados operacionais/ experimentais, tais como período (T), reatividade (ρ) e o comportamento ao longo do tempo das contagens dos canais de partida 1, 2 e 9 do reator, registradas on-line no SAD, bem como da aquisição de contagens em detectores de nêutrons experimentais posicionados ao redor do núcleo. Este procedimento ao contrário da previsão de massa crítica [1,2] levará o reator a partir da 15ª etapa do carregamento, a uma leve supercriticalidade (≥10 pcm), devido a inserção de massa de urânio em cada uma das placas combustíveis inseridas nos elementos combustíveis desmontáveis (ECD), conforme previsto em avaliação neutrônica [3]. Assim como consequência, saberemos exatamente a massa crítica de urânio-235 para o novo núcleo com EC´s tipo placa e o compararemos com o valor previstos de massa crítica de Urânio-235 [1,2,3].

    Palavras-Chave: commissioning; critical mass; reactor cores; fuel plates; loading; uranium 235

  • IPEN-DOC 28839

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: criticalidade inicial do reator IPEN/MB-01 – núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-083-04). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento operacional da criticalização inicial do reator IPEN/MB-01. O comissionamento visa verificar se o procedimento atende aos critérios de projeto estabelecidos no relatório de análise de segurança (RAS).

    Palavras-Chave: commissioning; critical mass; fuel elements; criticality

  • IPEN-DOC 28838

    SILVA, JOSE E.R. da ; CASTANHEIRA, MYRTHES ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Inspeção visual das miniplacas combustíveis no reator IEA-R1 (dezembro/2021). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-140-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta os resultados da inspeção visual das miniplacas combustíveis (de U3O8-Al e U3Si2-Al), realizada no período de 29/11 a 10/12/2021 na piscina do reator de pesquisas IEA-R1. As miniplacas estão sendo irradiadas no reator desde junho/2011. É discutido o estado geral de cada miniplaca. Também são relatadas as condições de oxidação presentes sobre o revestimento bem como as queimas médias de 235U alcançadas para cada miniplaca.

    Palavras-Chave: inspection; fuel plates; oxidation; uranium 235

  • IPEN-DOC 28837

    CASTANHEIRA, MYRTHES ; SILVA, JOSE E.R. da ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Inspeção visual das barras de controle / segurança do reator IEA-R1 (nov-dez/2021). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-140-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: São apresentadas neste relatório as ocorrências visuais observadas durante as inspeções visuais das barras de controle / segurança realizadas no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2021 na piscina do reator de pesquisas IEA-R1.

    Palavras-Chave: inspection; control elements; security; water cooled reactors

  • IPEN-DOC 28836

    CASTANHEIRA, MYRTHES ; SILVA, JOSE E.R. da ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Inspeção visual dos elementos combustíveis do reator IEA-R1 (nov-dez/2021). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-140-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: São apresentadas neste relatório as ocorrências visuais observadas durante as inspeções visuais de elementos combustíveis irradiados realizadas no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2021 na piscina do reator nuclear de pesquisas IEA-R1.

    Palavras-Chave: inspection; fuel elements; control elements; oxidation

  • IPEN-DOC 28835

    CASTANHEIRA, MYRTHES ; SILVA, JOSE E.R. da ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Inspeção visual das barras de controle / segurança do reator IEA-R1 (dez/2018). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-138-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: São apresentadas neste relatório as ocorrências visuais observadas durante as inspeções visuais dos elementos combustíveis de controle (barras de controle/segurança) realizadas em 19 de dezembro de 2018 na piscina do reator de pesquisas IEA-R1.

    Palavras-Chave: fuel elements; inspection; fuel plates; security; control elements

  • IPEN-DOC 28834

    CASTANHEIRA, MYRTHES ; SILVA, JOSE E.R. da ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Inspeção visual dos elementos combustíveis do reator IEA-R1 (dez/2018). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-138-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: São apresentadas neste relatório as ocorrências visuais observadas durante as inspeções visuais de elementos combustíveis irradiados realizadas no período de 18 e 19 de dezembro de 2018 na piscina do reator nuclear de pesquisas IEA-R1.

    Palavras-Chave: fuel elements; inspection; reactor cores; oxidation; fuel plates

  • IPEN-DOC 28807

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : criticalidade inicial do Reator IPEN/MB-01 obtida para o núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-119-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta a criticalidade inicial do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa obtida às 11 horas e 11 minutos do dia 3 de março de 2020, conforme podemos visualizar no Anexo I com as Folhas de Operação do Reator IPEN/MB-01 que registraram o posicionamento das barras de controle na condição crítica de operação. Para tal, executou-se o procedimento operacional/experimental aprovado pela DRS/CNEN [1] para a estimativa das posições críticas das barras de controle do reator através da curva do inverso da multiplicação de nêutrons 1/M, a partir das contagens dos canais nucleares de partida 1, 2 e 9, mantendo-se fixas as barras de controle BC#1 = BC=4 = 64,23 %, valor este correspondente a posição crítica de barras de controle calculadas para as 4 barras de controle igualmente inseridas [2,3,4], e posteriormente retirando-se igualmente as barras de controle BC#2 e BC#3 até a posição prevista de criticalidade. Os valores inicialmente obtidos, no instante exato da criticalidade para as quatro barras de controle, percentualmente retiradas do núcleo ativo de 615 mm de altura, são apresentados a seguir. BC#1 = BC#4 = 64,23 % e BC#2 = 65,12 % e BC#3= 65,20 % Após a redistribuição igualitária da reatividade ρ do sistema entre as 4 barras de controle, obteve-se a posição de criticalidade das mesmas igualmente retiradas, dadas a seguir. BC#1=BC#2 =BC#4 = 64,67% e e BC#3 = (64,64± 0,03) em controle automático variável de posição e potência . A temperatura média do moderador durante a obtenção da criticalidade fornecida por 7 termopares ( 3 no núcleo e 4 nas caixas refletoras de D2O) foi de (20,78±0,11) º C.

    Palavras-Chave: commissioning; criticality; reactors; fuel elements; fuel plates; reactor cores

  • IPEN-DOC 28806

    MENZEL, SILVIO C. . Levantamento e seleção : cabos elétricos de I&C típicos específicos do empreendimento RMB – avaliação da influência da radiação ionizante. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-P&D-CEN-028-01-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: O relatório apresenta as atividades desenvolvidas para o levantamento e seleção de cabos elétricos típicos de instrumentação e controle especificados para as instalações radiativas do empreendimento RMB com o objetivo de serem avaliados quanto à influência da radiação ionizante com a aplicação de testes específicos.

    Palavras-Chave: electric cables; ionizing radiations; reactor instrumentation; control rod drives; reactor control systems

  • IPEN-DOC 28805

    MENZEL, SILVIO C. . Plano Sequencial de Inspeções e Testes – Detalhado : cabos elétricos de força e controle selecionados específicos do empreendimento RMB – avaliação da influência da radiação ionizante. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-P&D-CEN-028-01-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: O relatório apresenta o Plano Sequencial de Inspeções e Testes detalhado, que abrange as atividades de avaliação da influência da radiação ionizante sobre cabos elétricos de força e controle selecionados e específicos das instalações de referência do empreendimento RMB, frente a determinadas condições ambientais esperadas em operação normal ou em acidente postulado.

    Palavras-Chave: ionizing radiations; electric cables; electrical testing; mechanical tests

  • IPEN-DOC 28804

    MENZEL, SILVIO C. . Plano Sequencial de Inspeções e Testes – Roteiro : cabos elétricos de força e controle selecionados específicos do empreendimento RMB – avaliação da influência da radiação ionizante. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-P&D-CEN-028-01-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: O relatório apresenta um roteiro para o Plano Sequencial de Inspeções e Testes que abrange as atividades de avaliação da influência da radiação ionizante sobre cabos elétricos de força e controle selecionados e específicos das instalações radiativas do empreendimento RMB, frente a determinadas condições ambientais esperadas em operação normal ou em acidente postulado.

    Palavras-Chave: electric cables; ionizing radiations; inspection; radiation protection; humidity

  • IPEN-DOC 28803

    MENZEL, SILVIO C. . Folha de dados : cabos elétricos de força e controle selecionados específicos do empreendimento RMB – avaliação da influência da radiação ionizante. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-P&D-CEN-028-01-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: O relatório apresenta as folhas de dados dos cabos elétricos de força e controle selecionados pelo relatório IPEN-CEN-P&D-CEN-028-00 RELT-001-00, referência 4.3, especificados para as instalações radiativas do empreendimento RMB com o objetivo de serem cotados no mercado nacional para serem avaliados quanto à influência da radiação ionizante com a aplicação de testes específicos.

    Palavras-Chave: electric cables; data compilation; documentation; rmb reactor; ionizing radiations

  • IPEN-DOC 28802

    MENZEL, SILVIO C. . Levantamento e seleção : cabos elétricos de força e controle típicos específicos do empreendimento RMB – avaliação da influência da radiação ionizante. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-P&D-CEN-028-01-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: O relatório apresenta as atividades desenvolvidas para o levantamento e seleção de cabos elétricos de força e controle típicos especificados para as instalações radiativas do empreendimento RMB com o objetivo de serem avaliados quanto à influência da radiação ionizante com a aplicação de testes específicos.

    Palavras-Chave: electric cables; electric power; nuclear facilities; buildings

  • IPEN-DOC 28801

    FALOPPA, ALTAIR A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; LANDIM, HUGO R. . Relatório de acompanhamento da desmontagem do núcleo tipo vareta e montagem do núcleo tipo placa do reator nuclear IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-118-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento tem como objetivo descrever a execução da desmontagem do núcleo de combustível tipo varetas e a montagem do novo núcleo combustível tipo placas do Reator Nuclear IPEN/MB-01 incluindo os registros da empresa contratada e os testes de funcionamento dos sistemas de queda.

    Palavras-Chave: reactor dismantling; fuel rods; reactor maintenance; fuel plates; control elements

  • IPEN-DOC 28800

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : carregamento e previsão de massa crítica do núcleo do Reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa - 1ª. fase com 8 etapas. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-117-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Palavras-Chave: commissioning; nuclear cores; loading; fuel elements; neutron detectors; critical mass

  • IPEN-DOC 28799

    OLIVEIRA, OTAVIO L. de ; LANDIM, HUGO R. ; FRANCA, RENATO L. . Descritivo das estruturas mecânicas principais - reator nuclear IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-047-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento descreve as partes mecânicas principais do reator nuclear IPEN/MB-01 com vistas ao desenvolvimento dos procedimentos de desmontagem do núcleo atual (combustível tipo varetas) e montagem do novo núcleo (combustível tipo placas). Todos os documentos referentes às atividades relacionadas aos procedimentos de desmontagem do núcleo atual e montagem no novo núcleo estão salvos no Pydio, serviço de armazenamento em Nuvem do IPEN, sendo que os usuários afaloppa, asantos, fbetti, fcjunqueira, hrlandim, jersilva, jmshorto, luiz.mura, otavioluis, rjerez, rlfranca, scmenzel e ubitelli tem acesso aos mesmos.

    Palavras-Chave: reactors; guide tubes; fuel rods; fuel plates; guide tubes; mechanical structures

  • IPEN-DOC 28798

    RUBIN, GERSON A. ; BOCARDO, LUIS A.. Atualização do Plano de Proteção contra Incêndio do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-ORG-CENR-099-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator IPEN/MB-01

    Palavras-Chave: fire prevention; fire fighting; planning; control rooms; safety; alarm systems; fire detectors

  • IPEN-DOC 28797

    RUBIN, GERSON A. . Programa de Garantia da Qualidade do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-ORG-CENR-097-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Licenciamento Nuclear do Reator IPEN/MB-01

    Palavras-Chave: quality control; warranties; organizational models; standardization; control systems

  • IPEN-DOC 28796

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento do Reator IPEN/MB-01 : criticalidade inicial obtida para o núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-INF-CENR-086-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Comissionamento do Núcleo Tipo Placa do Reator IPEN/MB-01

    Abstract: Este relatório apresenta a criticalidade inicial do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa obtida às 11 horas e 11 minutos do dia 3 de março de 2020, conforme podemos visualizar no Anexo I com as Folhas de Operação do Reator IPEN/MB-01 que registraram o posicionamento das barras de controle na condição crítica de operação. Para tal, executou-se o procedimento operacional/experimental aprovado pela DRS/CNEN [1] para a estimativa das posições críticas das barras de controle do reator através da curva do inverso da multiplicação de nêutrons 1/M, a partir das contagens dos canais nucleares de partida 1,2 e 9, mantendo-se fixas as barras de controle BC#1 = BC=4 = 64,23 %, valor este correspondente a posição crítica de barras de controle calculadas para as 4 barras de controle igualmente inseridas [2,3,4], e posteriormente retirando-se igualmente as barras de controle BC#2 e BC#3 até a posição prevista de criticalidade. Os valores inicialmente obtidos, no instante exato da criticalidade para as quatro barras de controle, percentualmente retiradas do núcleo ativo de 615 mm de altura, são apresentados a seguir. BC#1 = BC#4 = 64,23 % e BC#2 = 65,12 % e BC#3= 65,20 % Após a redistribuição igualitária da reatividade ρ do sistema entre as 4 barras de controle, obteve-se a posição de criticalidade das mesmas igualmente retiradas, dadas a seguir. BC#1=BC#2 =BC#4 = 64,67% e e BC#3 = (64,64± 0,03) em controle automático variável de posição e potência . A temperatura média do moderador durante a obtenção da criticalidade fornecida por 7 termopares ( 3 no núcleo e 4 nas caixas refletoras de D2O) foi de (20,78±0,11) º C. A criticalidade obtida será repetida em 2022, após a 2ª. fase do carregamento, colocando as 3 barras de controle na posição calculada de criticalidade (64,23%) para se obter a posição crítica de BC#3 em controle automático após a estabilização e com isso verificar se a diferença entre o valor calculado e o experimental está abaixo dos 500 pcm como prevê o critério de aceitação do procedimento [1].

    Palavras-Chave: commissioning; criticality; nuclear cores; fuel elements; fuel plates; control elements

  • IPEN-DOC 28795

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento do Reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa - Fase 1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2022. (IPEN-CEN-INF-CENR-086-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Comissionamento do Núcleo Tipo Placa do Reator IPEN/MB-01

    Abstract: Este relatório apresenta os resultados obtidos na previsão de massa Crítica de Urânio- 235 (M-235) durante as 8 etapas iniciais do carregamento dos EC´s tipo placa no núcleo do Reator IPEN/MB-01 dando início as atividades de comissionamento do novo núcleo. As atividades de carregamento do núcleo foram interrompidas e realizadas até a 8ª etapa, tendo em vista que o detector Nº 14 apresentou um valor de inverso de multiplicação de nêutrons 1/M=0,004 indicando estarmos a 300 pcm´s da condição de criticalidade devido a M-235. O procedimento foi revisado [2] para que somente no caso de três dos cinco detectores experimentais de nêutrons apresentarem como medida este valor de 1/M, neste caso o procedimento de carregamento seja suspenso e/ou que pelos menos a previsão de massa crítica de três dos cinco detectores indiquem valores menores ou igual a 1% no valor de M- 235. Assim o carregamento terá continuidade numa 2ª. fase partindo da 8ª a 14ª etapas. Os valores obtidos de 1/M e razão C/E obtidas são dados a seguir.Assim, O valor médio experimental obtido dos cinco detectores de nêutrons é dado a seguir.Incertezas ajustadas para um nível de confiança estatística de 99%. M-235 (8ª. etapa) = (4432,90 ± 127,99 [5]) gramas O valor médio obtido pelo cálculo para a 8ª etapa para os 5 detectores experimentais de nêutrons, a partir dos cálculos realizados por Diniz e dos Santos [1] é dado a seguir: M-235 (8ª etapa) = (4499,84 ± 290,81) gramas A razão entre os valores calculados e medidos é dado por C/E , onde obtemos, C/E= 4499,84/ 4432,90 = 1,015 Se considerarmos o valor calculado para todas as 15 etapas do carregamento, considerando o reator na 15ª etapa já crítico, obtemos o valor de M-235 dado a seguir [1,2,3] . M-235 ( reator crítico)= (4623 ± 80 ) gramas Neste caso o desvio percentual experimental para os dados obtidos dos 5 detectores de nêutrons será: C/E(%) = (4623/4432,90).100 = 4,3 % Se compusermos o valor dos cinco detectores experimentais aos três canais de partida obtemos: M-235=(4423,85 ± 67,79) Neste caso, a incerteza cai muito no valor de M-235 mas a razão se mantém : C/E(%) = 4,5 %

    Palavras-Chave: commissioning; fuel elements; fuel plates; critical mass; uranium 235; nuclear cores

  • IPEN-DOC 28794

    FALOPPA, ALTAIR A. . Participação em workshop de treinamento em ensaios não destrutivos, inspeção em serviço e monitoramento online de reatores de pesquisa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2022. (IPEN-CEN-FRH-CEN-054-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Monitoramento de Reatores de Pesquisa

    Palavras-Chave: research reactors; training reactors; nondestructive testing; monitoring; meetings

  • IPEN-DOC 28768

    FELGUEIRAS, CARLOS F. . Teste de equivalência entre duas formulações de Ágar Sabouraud Dextrose. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - SECQR, Junho, 2022. (IPEN-SECQR-2022-0001 Rev.00). Restrito.

    Título do projeto: Desenvolvimento de processos de controle de qualidade de radiofármacos (CECRF)

    Abstract: O monitoramento ambiental executado nas áreas produtivas do Centro de Radiofarmácia compreende, dentre outras práticas, a exposição de placas com Ágar Sabouraud Dextrose ao ambiente. A formulação de Ágar Sabouraud atualmente em uso apresenta a concentração de 2% de dextrose. Contudo, essa formulação comercial tende a ser descontinuada, após a harmonização de compêndios nacionais e internacionais em torno da formulação com 4% de dextrose. Por esse motivo, aventamos a possibilidade de substituirmos a formulação a 2% pela de 4% na rotina de monitoramento ambiental. A substituição requer avaliação criteriosa da formulação alternativa (dextrose 4%), de forma a verificar se aquela é equivalente ou superior à formulação atual (dextrose 2%). Propomos neste trabalho quatro testes de equivalência entre as formulações: perda de água por evaporação; desempenho dos meios de cultura em simulação de monitoramento, e frente ao microrganismo Aspergillus brasiliensis; teste de promoção de crescimento. Os resultados foram analisados através de testes estatísticos adequados a cada conjunto de dados (teste somatório de Wilcoxon para classes assinaladas, ou teste de Mann-Whitney). Nos três primeiros testes enunciados, as formulações se mostraram equivalentes (P > 0,05, com intervalo de confiança de 95%). No teste de promoção de crescimento, a formulação Ágar Sabouraud dextrose 4% demonstrou ser capaz de promover o crescimento dos microrganismos de referência, Candida albicans e Aspergillus brasiliensis. Concluímos que a adoção do Ágar Sabouraud dextrose 4% na rotina do Serviço de Controle de Qualidade de Radiofármacos, em substituição à formulação Ágar Sabouraud dextrose 2%, é tecnicamente viável e recomendável.

    Palavras-Chave: environment; monitoring; aspergillus; microorganisms; radiopharmaceuticals; laboratory equipment; counting rates

  • IPEN-DOC 28767

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-080-03). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento experimental para a previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, utilizando a técnica do inverso da multiplicação subcrítica (1/M). Esta revisão leva em consideração na mudança dos procedimentos aos resultados obtidos em Fevereiro de 2020 no qual se parou o carregamento do núcleo após o detector N°14 indicar um valor 1/M = 0,004, ou seja, apenas na 8ª etapa de carregamento. Essa nova revisão do procedimento altera o número mínimo de três detectores para que esse valor de 1/M seja atingido e o carregamento suspenso.

    Palavras-Chave: reactor commissioning; critical mass; fuel elements; fuel plates

  • IPEN-DOC 28766

    MENZEL, SILVIO C. . Especificação de serviços – instalações elétricas – levantamento do aterramento e SPCDA – prédio do Reator IEAR1 - CRPQ. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-141-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Consolidar uma especificação de serviços com o objetivo de contratar uma empresa para realizar uma vistoria, levantamento e laudo técnico das instalações elétricas do Sistema de Aterramento e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas do prédio do Reator de Pesquisa IEAR1 e áreas circunvizinhas, pertencente ao CRPQ, Centro de Reator de Pesquisa do IPEN, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242 – Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP.

    Palavras-Chave: electrical engineering; electric power; power transmission; specifications; charges

  • IPEN-DOC 28765

    SIQUEIRA, PAULO de T.D. . Registro do encontro organizado pela AIEA sobre melhores práticas em BNCT. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2022. (IPEN-CEN-FRH-CEN-052-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Melhores Práticas em BNCT (Terapia por Captura de Nêutrons por Boro)

    Abstract: Esta informação técnica visa apresentar um registro das atividades realizadas durante o Evento Técnico sobre as Melhores Práticas na Terapia por Captura de Nêutrons por Boro (AIEA Technical Meeting on Best Practices of BNCT), TM-BNCT 2022 realizado de forma remota com a participação de representantes de várias nações entre os dias 14 e 18 de março de 2022.

    Palavras-Chave: administrative procedures; recommendations; boron; neutron capture therapy; iaea

  • IPEN-DOC 28647

    BITELLI, ULYSSES D. . Calibração das barras de controle do reator IPEN/MB-01 com o núcleo contendo elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Fevereiro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-090-03). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta o procedimento experimental para calibração das quatro barras de controle do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa[1], correlacionando reatividade com o trecho de barra retirado ou inserido do núcleo (reatividade diferencial) e, por conseguinte, obtendo a reatividade total inserida (valor integral das barras de controle).

    Palavras-Chave: control elements; calibration; fuel plates; reactor cores

  • IPEN-DOC 28646

    FAINER, GERSON ; FALOPPA, ALTAIR A. . Análise de tensões do suporte "SP-22" : nova bomba B1B. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Fevereiro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-139-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar os resultados da: → → ANÁLISE ESTRUTURAL DO SUPORTE “SP-22” que foi instalado, por recomendação do fabricante da bomba, na tubulação do Circuito Primário do reator IEA-R1 próximo do bocal de sucção da Nova Bomba “B1-B”. Para a verificação da integridade estrutural do Suporte “SP-22” foi desenvolvido um modelo de cálculo numérico aplicando-se o seguinte procedimento: → - desenvolver desenho do suporte com modelo sólido tridimensional no programa SolidWorks; → - desenvolver, a partir do desenho 3D acima, um modelo numérico, aplicando o método dos elementos finitos com o programa de computador ANSYS; → - realizar um estudo para a seleção de uma malha de elementos finitos adequada; → - aplicar as condições de contorno ao modelo de cálculo, simulando o vinculo da estrutura do suporte com o prédio do reator. → - realizar as simulações no programa ANSYS, aplicando as cargas oriundas da análise de tensões da tubulação ao modelo de cálculo, incluindo as cargas de atrito e peso próprio; → - realizar o pós-processamento no programa ANSYS, para obter a distribuição das tensões: normal, flexão e cisalhamento. Os resultados obtidos para o suporte “SP-22” da tubulação do Circuito Primário do Reator IEA-R1, ver tabela acima, mostram o pleno atendimento aos limites do código ASME B31.1 e MSS-SP-58, para as tensões: normal, flexão, cisalhamento e combinada. A rigidez real do suporte “SP-22” foi calculada e atende os critérios, da norma WRC-353 e da prática de engenharia das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, para o desacoplamento do projeto e análise estrutural do suporte de modo independente da tubulação. Deste modo, está comprovado o projeto e a integridade estrutural do suporte “SP-22” da tubulação do Circuito Primário do Reator IEA-R1.

    Palavras-Chave: pumps; stress analysis; primary coolant circuits; pipes; computer codes

  • IPEN-DOC 28645

    FAINER, GERSON ; FALOPPA, ALTAIR A. . Avaliação estrutural das tubulações de conexão com a nova bomba B1-B do circuito primário do IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Dezembro, 2021. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-139-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar a análise estrutural realizada para se avaliar relevância das modificações da tubulação nas regiões próximas aos bocais da nova bomba que irá substituir a “Bomba B1-B” do Circuito Primário do reator IEA-R1. O processo de aquisição da nova bomba foi realizado mediante licitação pública vencida pela empresa “Acqua Vitae Tecnologia de Bombeamento”, contrato nº 049/19, que engloba a sua instalação em campo. A instalação da Nova Bomba B1-B no Circuito Primário do reator IEA-R1 consta das seguintes etapas: √ instalação do conjunto motobomba sobre a estrutura de aço fixada sobre o concreto; √ conexão da tubulação com o bocal de sucção; √ √ tubulação conectada ao bocal não foi alterada; √ √ foi introduzido o suporte SP-22 na válvula CP-VGV-02. √ conexão da tubulação com o bocal de descarga; √ √ trecho da tubulação conectada ao bocal da bomba antiga foi retirado; √ √ foi introduzido um trecho de tubo reto para conectar a tubulação ao bocal. Foi desenvolvida uma análise de tensões para se verificar o impacto, global e local, das modificações nas tubulações que conectam com os bocais da bomba. O modelo de cálculo é o modelo da análise de tensões das tubulações do Circuito Primário do reator IEA-R1 da ref. [6], onde foi aplicado o critério de se desenvolver a modelagem da tubulação entre pontos de ancoragem. Deste modo, foram elaborados os seguintes modelos de cálculo: √ Modelo de Cálculo #1 – Tubulação entre o bocal de saída do Tanque de Decaimento e o bocal de sucção das bombas (B1A / B1B). Ver figura 5; √ Modelo de Cálculo #2 – Tubulação entre a descarga das bombas (B1A / B1B) e o bocal de entrada dos Trocadores de Calor (CBC & IESA). Ver figura 6. Os resultados das máximas tensões equivalentes obtidos com a simulação numérica dos modelos de cálculo #1 e #2, na “Condição de Projeto” e “Condição de Operação” do Circuito Primário do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, atendem os limites prescritos pelo código ASME B31.1.

    Palavras-Chave: pumps; primary coolant circuits; reactors; stress analysis

  • IPEN-DOC 28644

    LIMA, ANA C. de S. ; CABRAL, EDUARDO L.L. ; SABUNDJIAN, GAIANE ; TERREMOTO, LUIS A.A. ; ROCHA, MARCELO da S. . Análise de viabilidade do emprego de Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactors – SMR) no Brasil. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2022. (IPEN-CEN-PSE-DPD-011-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este trabalho apresenta uma análise SWOT sobre os Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactor- SMR), a fim de avaliar a viabilidade de implantação desses reatores nucleares no Brasil. A análie PESTLA foi utilizada como coadjuvante da análise SWOT servindo para auxiliar na categorização dos fatores considerados de maior relevância no sentido de possibilitar um melhor entendimento das condições de contorno relativas à implantação dos SMRs no Brasil. A análise PESTLA, envolve um estudo dos aspectos Tecnológico, Ambiental, Político, Social (Recursos Humanos/Infraestrutura), Econômico e Legal. As análises SWOT e PESTLA consideraram diversos aspectos no âmbito da instituição governamental responsável pela orientação e planejamento do programa nuclear brasileiro, a CNEN, que através de suas unidades desenvolve atividades de pesquisa e formação especializada na área nuclear. A metodologia adotada neste estudo selecionou os pontos positivos e negativos tanto da instituição quanto dos SMRs. Os reaotres modulares descritos neste trabalho são do tipo Pressurized Water Reactor (PWR) e que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, são eles: CAREM, KLT-40S, SMART e NuScale. O estudo realizado neste documento possibilitará a tomada de decisão sobre a utilização de SMRs no Brasil.

    Palavras-Chave: small modular reactors; modular structures; feasibility studies; nuclear energy

  • IPEN-DOC 28314

    SILVA, JOSE E.R. da . Memória de Cálculo – Quantidades de Materiais na Miniplaca para Produção de Mo-99 no RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2021. (PEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-014-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: Este documento apresenta a memória de cálculo das quantidades de materiais na miniplaca alvo de UAlx-Al, com 1,77g 235U a ser utilizada para a produção de Mo-99 no RMB, no formato padrão do Sistema de Gestão Integrada do RMB (2 – Memória de Cálculo da Quantidade de Materiais na Miniplaca Alvo).

    Palavras-Chave: calculation methods; memory management; molybdenum 99; fuel plates

  • IPEN-DOC 28313

    SILVA, JOSE E.R. da . Relatório: Especificação Técnica – Miniplaca Alvo para Produção de Mo-99. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-013-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: Este documento apresenta as especificações técnicas para a miniplaca combustível (alvo) a ser empregada para a produção de Mo-99 no RMB, pelo processo de fissão do 235U, no formato padrão do Sistema de Gestão Integrada do RMB (2 – Especificação Técnica da Miniplaca Alvo).

    Palavras-Chave: specifications; fuel plates; research reactors; nuclear facilities

  • IPEN-DOC 28312

    MATTAR NETO, MIGUEL ; MIRANDA, CARLOS A. de J. ; FALOPPA, ALTAIR A. . Análise Estrutural Preliminar da Solda Externa do Suporte M24. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Dezembro, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-INFT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Palavras-Chave: welding; stress analysis; resistance welding; soldering; finite element method

  • IPEN-DOC 28311

    MATTAR NETO, MIGUEL ; MIRANDA, CARLOS A. de J. ; FALOPPA, ALTAIR A. . Análise Estrutural Preliminar do Fundo da Piscina de Estocagem de Combustíveis Queimados do N03. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Dezembro, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-INFT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Palavras-Chave: fuel storage pools; heating oils; computer codes; liners

  • IPEN-DOC 28310

    TORRES, WALMIR M. . Estimativa de Produção de Hidrogênio no Reator RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Setembro, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-INFT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Palavras-Chave: hydrogen production; rmb reactor; reactor planning; nuclear fuels; fuel elements

  • IPEN-DOC 28309

    LANDIM, HUGO R. ; SABO, MARCO A.. Operação do Reator IPEN/MB-01 – Ano 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2021. (IPEN-CEN-INF-CENR-094-00 RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Operação e Manutenção de Reatores

    Abstract: Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades de operação realizadas no Reator IPEN/MB-01 durante o ano de 2020. O Reator IPEN/MB-01 é uma instalação nuclear que permite a simulação de todas as características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida, sem que haja a necessidade de construir-se um complexo sistema de remoção de calor. Esse tipo de reator é conhecido mundialmente como reator de potência zero ou Unidade Crítica, sendo no nosso caso, projetado para operar a uma potência máxima de 100 watts. Esses reatores representam uma ferramenta básica, que permitem aos pesquisadores estudar não apenas por cálculos teóricos, mas também com medidas experimentais, o desempenho e as características do núcleo de um reator de potência ou de propulsão naval, antes da sua efetiva instalação, simulando as condições de projeto na própria instalação.

    Palavras-Chave: reactors; zero power reactors; aluminium; criticality; reactor cores; loading

  • IPEN-DOC 28308

    LANDIM, HUGO R. ; SABO, MARCO A.. Manutenção Do Reator IPEN/MB-01 – Ano 2020. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2021. (IPEN-CEN-INF-CENR-093-00 – INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Operação e Manutenção de Reatores

    Abstract: Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades de manutenção realizadas no Reator IPEN/MB-01 durante o ano de 2020. O Reator IPEN/MB-01 é uma instalação nuclear que permite a simulação de todas as características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida, sem que haja a necessidade de construir-se um complexo sistema de remoção de calor. Esse tipo de reator é conhecido mundialmente como reator de potência zero ou Unidade Crítica, sendo no nosso caso, projetado para operar a uma potência máxima de 100 watts. Esses reatores representam uma ferramenta básica, que permitem aos pesquisadores estudar não apenas por cálculos teóricos, mas também com medidas experimentais, o desempenho e as características do núcleo de um reator de potência ou de propulsão naval, antes da sua efetiva instalação, simulando as condições de projeto na própria instalação.

    Palavras-Chave: reactors; maintenance facilities; formation damage; inspection

  • IPEN-DOC 28176

    LANDIM, HUGO R. ; SABO, MARCO A.. Manutenção do Reator IPEN/MB-01 - Ano 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2021. (IPEN-CEN-INF-CENR-092-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Operação e Manutenção de Reatores

    Abstract: Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades de manutenção realizadas no Reator IPEN/MB-01 durante o ano de 2019. O Reator IPEN/MB-01 é uma instalação nuclear que permite a simulação de todas as características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida, sem que haja a necessidade de construir-se um complexo sistema de remoção de calor. Esse tipo de reator é conhecido mundialmente como reator de potência zero ou Unidade Crítica, sendo no nosso caso, projetado para operar a uma potência máxima de 100 watts. Esses reatores representam uma ferramenta básica, que permitem aos pesquisadores estudar não apenas por cálculos teóricos, mas também com medidas experimentais, o desempenho e as características do núcleo de um reator de potência ou de propulsão naval, antes da sua efetiva instalação, simulando as condições de projeto na própria instalação.

    Palavras-Chave: reactors; maintenance facilities; formation damage; inspection; fuel elements

  • IPEN-DOC 28058

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Análise estrutural do EC do RMB - Sismo de Desligamento Seguro + Condição normal de operação do RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-012-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. O escopo deste documento corresponde à avaliação estrutural do Elemento Combustível do Reator Multipropósito Brasileiro considerando a superposição dos carregamentos de um Sismo de Desligamento Seguro com os da condição normal de operação deste reator. Para tanto, são tomadas como referências a análise da condição normal de operação chamada de B5 Modificada (B5M), documentada na referência [1], e a análise de Sismo de Desligamento Seguro (SDS), documentada na referência [2]. 2. De maneira geral, os objetivos desta análise estrutural são os seguintes: a) Avaliar, de maneira conservadora e simplificada, as respostas mecânicas ao ser considerada a superposição dos carregamentos provenientes das análises B5M e SDS como atuantes no E.C. b) Verificar as respostas mecânicas calculadas citadas anteriormente de acordo com os seguintes critérios adotados para as condições normais de operação (deve-se notar a adoção conservadora utilizada): o Requisitos mecânicos funcionais provenientes da norma ANSI/ANS 57.5-1996 [3] o Requisitos de tensão provenientes da norma ASME III, divisão 1, subseção NB [4]. o Requisito de distanciamento entre E.C. vizinhos (0,001 m) [5]. 3. No presente documento são utilizadas as unidades, múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional de Unidades (SI), sem exceções. 4. No presente documento é adotado um sistema cartesiano de coordenadas, no qual os eixos horizontais são denominados como X e Z, e o eixo vertical é denominado como Y.

    Palavras-Chave: fuel elements; rmb reactor; shutdown; seismic effects; earthquakes; reactor safety

  • IPEN-DOC 27758

    COSTA, PRISCILA ; VICENTE, ROBERTO ; RAELE, MARCUS P. . Descontaminação de rejeitos radioativos por ablação com laser. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Junho, 2021. (IPEN/GRR-REL-06/21). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico do Pós-Doutorado

    Abstract: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos de tratamento de rejeitos radioativos, no Serviço de Gerência de Rejeitos Radioativos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares- IPEN, direcionados à descontaminação superficial dos rejeitos radioativos via ablação a laser. Esta técnica permite a redução no volume desse material a ser tratado e também a possibilidade de reuso. Os materiais escolhidos neste trabalho visam simular os mesmos utilizados nas instalações nucleares.

    Palavras-Chave: decontamination; radioactive wastes; lasers; ablation; nuclear facilities; research reactors; rmb reactor; fuel cells; ducts

  • IPEN-DOC 27757

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Sismo de Desligamento Seguro. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-011-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. O escopo deste documento corresponde à apresentação, análise e comparação dos resultados de oito análises − sendo quatro do tipo “Estática Equivalente” (A.E.E.) e outras quatro do tipo “Espectro de Resposta” (A.E.R.) −, onde foram simuladas situações cujos carregamentos são de origem sísmica (Sismo de Desligamento Seguro – SDS) que fazem parte das condições a que o Elemento Combustível (E.C.) do Reator Multipropósito Brasileiro (R.M.B.) deve resistir. 2. Nas quatro A.E.E. são simuladas situações nas quais o E.C. do R.M.B. está sujeito apenas aos valores máximos de aceleração nas três direções cartesianas (X, Y e Z), provenientes dos espectros de resposta sísmica do R.M.B relativos ao SDS. Os valores considerados como máximos para as acelerações, em cada eixo cartesiano, são mostrados abaixo: • Eixo X: 33,04 m/s². • Eixo Y: 25,12 m/s². • Eixo Z: 32,44 m/s². 3. O procedimento de desenvolvimento das quatro A.E.E. é descrito na referência [1], sendo a única alteração, no presente documento, a adição de uma análise estática equivalente de superposição entre os valores positivos das acelerações sísmicas máximas. 4. Nas quatro A.E.R. são simuladas situações nas quais o E.C. do R.M.B. está sujeito a todo o espectro de resposta relativo ao SDS em suas bases de apoio (contato E.C./G.N. e E.C./F.E.C.) nas três direções cartesianas (X, Y e Z). Os espectros considerados são mostrados abaixo: • Eixo X: espectro de resposta em X. • Eixo Y: espectro de resposta em Y. • Eixo Z: espectro de resposta em Z. 5. De maneira geral, o desenvolvimento das A.E.R., no contexto do E.C., tem o seguinte objetivo: • Proporcionar um procedimento de análise dinâmica menos conservador do que o da análise estática equivalente apresentada na referência [1], uma vez que as características intrínsecas ao sistema de análise Response Spectrum®, utilizado para as A.E.R. são mais adequadas às simulações de eventos sísmicos (no caso, o Sismo de Desligamento Seguro -SDS). • A principal característica do sistema de análise citado é a de considerar que as acelerações se propagam para o E.C. a partir de suas áreas de restrição que estão em contato com as estruturas internas do reator. Nominalmente, tratam-se dos contatos E.C./G.N. e E.C./F.E.C. As análises estáticas equivalentes consideram, conservadoramente, que as acelerações máximas dos espectros de resposta são aplicadas em todo o volume do E.C., o que as pode tornar muito conservadoras. 6. Os espectros de resposta citados − que servem de dados de entrada nas A.E.R., e por meio dos quais foram extraídos os valores máximos de aceleração das A.E.E. −, consistem em tabelas contendo valores de aceleração nas três direções cartesianas, em uma faixa de frequência que varia de 0,1 Hz até 100 Hz. Os valores presentes nestas tabelas foram extraídos do Apêndice A da referência [1]. 7. Como mencionado anteriormente, o presente relatório é constituído por oito análises. Abaixo, são apresentadas as suas definições, abreviações e acelerações/espectros (carregamentos). Neste documento, as análises são referidas pelas suas iniciais. 8. As quatro análises de cada tipo foram desenvolvidas com o objetivo de haver entre elas uma correspondência, relativa à direção dos carregamentos. As análises de cada tipo caracterizadas com o número 1 referem-se às que levam em consideração a superposição dos carregamentos. As caracterizadas com os números 2, 3 e 4 levam em consideração, respectivamente, os carregamentos nas direções X, Y e Z, totalizando oito análises. Desta maneira, a comparação das oito análises é feita de acordo com a seguinte correlação: • A.E.E. 1 versus A.E.R. 1 → Superposição dos carregamentos. • A.E.E. 2 versus A.E.R. 2 → Carregamentos no Eixo X. • A.E.E. 3 versus A.E.R. 3 → Carregamentos no Eixo Y. • A.E.E. 4 versus A.E.R. 4 → Carregamentos no Eixo Z. 9. Os valores resultantes são obtidos em cada uma das análises citadas, e depois comparados de acordo com o apresentado anteriormente. Estes resultados são obtidos primeiramente de maneira quantitativa e, posteriormente, qualitativa; estes consideram, primeiramente, o E.C. completo e, posteriormente, apenas as placas combustíveis. As variáveis que compõem estes resultados são cinco, apresentadas abaixo. • Tensão pontual pelo critério de Von Mises (em MPa). • Deslocamento total (em m). • Deslocamento direcional com relação ao eixo X (em m). • Deslocamento direcional com relação ao eixo Y (em m). • Deslocamento direcional com relação ao eixo Z (em m). 10. Os resultados qualitativos são apresentados através de oitenta figuras, cujas escalas em cor mostram as regiões de maior ou menor valor da variável em questão. Tratam-se de dez resultados para cada uma das análises (cinco relativos ao E.C. completo e cinco relativos às placas combustíveis). 11. Como mencionado na referência [1], para o desenvolvimento das A.E.E. é empregado o sistema de análise Static Structural® do software Ansys®. 12. Para o desenvolvimento das A.E.R., são empregados os sistemas de análise Modal® e Response Spectrum®, do software Ansys®, em conjunto. 13. No presente documento são utilizadas as unidades, múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional de Unidades (SI), sem exceções. 14. No presente documento é adotado um sistema cartesiano de coordenadas, no qual os eixos horizontais são denominados como X e Z, e o eixo vertical é denominado como Y.

    Palavras-Chave: seismic detection; reactors; fuel elements; fuel plates; aluminium; uranium silicates; functional models; finite element method

  • IPEN-DOC 27756

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Análise B5 X B5 Modificada. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Março, 2021. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-010-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. O escopo deste documento corresponde a uma verificação do comportamento do Elemento Combustível (E.C.) do Reator Multipropósito Brasileiro (R.M.B.) quando sujeito a todos os carregamentos superpostos provenientes da condição normal de operação deste reator, como descrito na análise B5 da referência [1], com uma condição de restrição específica, que se caracteriza na consideração de um suporte fixo localizado no contato E.C./G.N. Esta análise é denominada como Análise B5 Modificada, por ser similar em todos os parâmetros, com exceção das condições de restrição. 2. De maneira geral, os objetivos desta verificação são os seguintes: a) Fazer uma comparação entre duas condições de restrição distintas (entre a análise B5 da referência [1] e a análise B5 Modificada que será apresentada neste documento). Esta comparação tem por objetivo verificar se a inserção de um suporte fixo no modelo de análise do E.C., na análise B5 Modificada, altera significativamente os valores resultantes das tensões e deslocamentos, em comparação com os valores resultantes documentados na análise B5 da referência [1]. b) Caso seja observado que as alterações nos valores máximos de tensão e deslocamento são pequenas na análise B5 Modificada, em comparação com a análise B5 da referência [1], pode-se afirmar que a análise B5 Modificada serve de base para futuras análises complementares que, em conjunto, dão origem a uma análise precisa e completa de um terremoto SSE no software Ansys®. Deve ser salientado que só é possível prosseguir com as análises complementares, no software Ansys®, caso exista a condição de restrição de suporte fixo nesta análise estrutural estática. c) De maneira resumida, neste relatório será respondido o seguinte questionamento: ➢ Em comparação com a análise B5, da referência [1], existem diferenças significativas, em termos dos valores resultantes das tensões e deslocamentos máximos, no comportamento do E.C. ao considerar a condição de restrição de suporte fixo no contato E.C./G.N.? 3. A presente análise é do tipo estática estrutural. Para o seu desenvolvimento, é empregado o sistema de análise Static Structural®, do software Ansys®. As características básicas desta análise são: a) Se trata de uma análise estática linear, ou seja, um tipo de análise que considera a rigidez da estrutura como constante. b) Os carregamentos atuantes na estrutura são os provenientes da condição normal de operação do R.M.B., descritos na análise B5 da referência [1]. c) A condição de restrição aplicada no modelo de elementos finitos do E.C. é um suporte fixo no contato do E.C. com a Grelha do Núcleo (contato E.C./G.N.). Como mencionado anteriormente, esta é a única diferença entre a presente análise e a descrita na referência [1]. 4. Assim como consta na referência [1], o procedimento de verificação da Análise B5 Modificada conta com as seguintes etapas: a) Para avaliar a integridade mecânica do E.C. do R.M.B. são verificados os requisitos funcionais presentes na norma ANSI/ANS 57.5-1996 [2]. b) A verificação destes requisitos funcionais é feita através da observação dos valores resultantes máximos das tensões e deslocamentos obtidos por meio da análise descrita no presente relatório. c) Os requisitos de tensão são verificados de acordo com a norma ASME III, divisão 1, subseção NB [3]. Os valores resultantes das tensões são obtidos em termos de S.I., ou Stress Intensity (critério de Tresca). Estes valores resultantes são comparados com o limite admissível Sm, o mais conservador presente na norma citada. d) Os requisitos de deslocamento são verificados de acordo com a distância entre E.C. vizinhos (0,001 m) e entre placas combustíveis vizinhas (0,00245 m). 5. No presente documento são utilizadas as unidades, múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional de Unidades (SI), sem exceções. 6. No presente documento é adotado um sistema cartesiano de coordenadas, no qual os eixos horizontais são denominados como X e Z, e o eixo vertical é denominado como Y.

    Palavras-Chave: reactors; fuel elements; fuel plates; finite element method; stress intensity factors

  • IPEN-DOC 27725

    VIEIRA, RAPHAEL R. da C.F. ; VICENTE, ROBERTO . Caracterização geológica de sítios para um repositório profundo de rejeitos radioativos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Dezembro, 2020. (IPEN/GRR-REL-01/21). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Abstract: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos, no Serviço de Gerência de Rejeitos Radioativos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares- IPEN, direcionados à identificação de áreas potenciais para a instalação de repositórios do tipo poço tubular profundo, destinados à deposição de fontes seladas em desuso. Trata-se de exercício para avaliar a viabilidade de instalação de um repositório sobre o recorte regional referente ao alto e médio Vale do Rio Paraíba do Sul, utilizado como modelo para o objeto de análise, segundo os requisitos da segurança do homem e do meio ambiente, em curto e em longo prazo, e conforme os critérios estabelecidos pela norma CNEN NE 6.06. Resolução CNEN 014/89 - Seleção e Escolha de Locais para Depósitos de Rejeitos Radioativos, de janeiro de 1990.

    Palavras-Chave: tailings; radioactive materials; waste management; radioactive waste disposal; radioactive wastes; waste storage; underground storage; geomorphology; rivers; site characterization; hydrology

  • IPEN-DOC 27483

    MENZEL, SILVIO C. . Proposta de adequação das instalações de infraestrutura – Sala de Equipamentos de Informática do CPD/SEGRS/IPEN – Sistema Elétrico de Alimentação Definitiva – Sistemas de MPIs (no breaks). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-SEGRS-001-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Estruturação do Laboratório Multiusuário de Computação Científica do DIPEN

    Abstract: Apresentar os critérios para a elaboração do Projeto Básico, PB, de adequação das instalações de infraestrutura elétrica da Sala de Equipamentos de Informática, SEI, do setor de Gestão de Redes e Suporte Técnico, SEGRS, viabilizando a alimentação elétrica definitiva do sistema de Módulos de Potência Ininterruptos, MPIs (no breaks) instalados e previstos com o objetivo da implantação do Laboratório Multiusuário de Computação Científica, LMCC, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP. Este segundo relatório descreve os critérios de projeto para a elaboração do PB das modificações necessárias viabilizando a alimentação elétrica provisória e definitiva dos 4 (quatro) novos MPIs de 20 kVA cada unidade, a alimentação elétrica definitiva dos 3 (três) MPIs existentes de 15 kVA cada unidade, além da alimentação elétrica definitiva do Rack dos Módulos Cluster, RMC, incluindo critérios para alimentação elétrica dos novos equipamentos do sistema de ar condicionado, sistema de detecção e combate a incêndio e sistema de proteção física a serem implantados na SEI do SEGRS.

    Palavras-Chave: building technology suite; energy management systems; computerized control systems; control equipment; computer networks; local area networks; nuclear facilities; uninterruptible power supplies; standardization

  • IPEN-DOC 27482

    FAINER, GERSON ; FALOPPA, ALTAIR A. . Análise de tensões dos bocais da Nova Bomba B1-B do Circuito Primário do reator IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-139-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Substituição da Bomba B1-B do Circuito Primário do Reator IEA-R1

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar a análise de tensões dos bocais de sucção e descarga da “Nova Bomba B1-B” do Circuito Primário do reator IEA-R1, que substituí a bomba antiga, de acordo com o contrato nº 049/2019 com a empresa “Acqua Vitae Tecnologia em Bombeamentos”. A análise de tensões dos bocais de sucção e descarga da “Nova Bomba B1-B” foi realizada com o desenvolvimento de um modelo de cálculo numérico aplicando-se o método dos elementos finitos com o programa de computador para análise estrutural ANSYS. Foram aplicados os seguintes carregamentos para a simulação do modelo de cálculo da “Nova Bomba B1-B”: ✔ Condição de Projeto: * Pressão de projeto * Peso próprio * Cargas mecânicas da tubulação * Carga mecânica de desacoplamento do modelo de cálculo ✔ Condição de Operação: * Pressão de operação * Peso próprio * Temperatura de operação * Cargas mecânicas da tubulação * Carga mecânica de desacoplamento do modelo de cálculo. A análise de tensões foi realizada comparando-se as tensões equivalentes calculadas, linearizadas e categorizadas para a “Condição de projeto” e “Condição de Operação”, com os limites do código ASME VIII, Division 2, para se evitar o Colapso Plástico, e, utilizandose a tensão admissível do código ASME VIII, Division 1. A tabela abaixo mostra as tensões equivalentes (N/mm2) resultantes após a simulação do modelo de cálculo. Na tabela acima observa-se que as tensões calculadas nos bocais da “Nova Bomba B1-B”, na “Condição de Projeto” e “Condição de Operação” do Circuito Primário do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1, atendem os limites prescritos pelo código ASME, Section VIII, Division 1 & 2. Portanto, está comprovada a integridade estrutural dos bocais de sucção e descarga da “Nova Bomba B1-B” do Circuito Primário do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1.

    Palavras-Chave: hydraulic control devices; pumping; computer codes; primary coolant circuits; research reactors; cooling ponds; reactor cooling systems; standardization

  • IPEN-DOC 27481

    OLIVEIRA, PATRICIA da S.P. de . Apoio técnico ao Grupo de Trabalho em Análise Probabilística de Segurança do SEASE/CGRC/DRS/CNEN no desenvolvimento do projeto BR3.01/12 com a União Europeia. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-DRS-008-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Diretoria de Radioproteção e Segurança - DRS/CNEN)

    Palavras-Chave: radiation protection; reactor safety; audits; international cooperation; emergency plans; european union; regulatory guides; brazilian cnen; risk assessment

  • IPEN-DOC 27480

    SHORTO, JULIAN M.B. . Avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens de transporte do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-CR-005-00-RELT-001-02). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Centro de Radiofarmácia)

    Abstract: Este relatório, solicitado pelo Centro de Radiofarmácia (CECRF), apresenta uma avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos (LPPR). Ele exibe estimativas para as máximas atividades suportadas pelos equipamentos e blindagens disponíveis para uso nesse laboratório. A saber: uma hot cell modelo Talia, uma isoladora modelo Elena e blindagens secundárias de transporte em quatro tamanhos distintos. Essa avaliação considerava na revisão zero a manipulação de seis radioisótopos: Ga-68, F-18, I-123, Lu-177, Cu-64 e Zr-89. Também é apresentada uma avaliação de qual seria a espessura mínima de chumbo necessária para lidar com as atividades previstas na entrada do LPPR, o que permitirá o desenvolvimento de uma blindagem para transportar esses elementos radioativos de sua origem até o LPPR. Em sua primeira revisão, as seguintes modificações foram implementadas: um sétimo radioisótopo foi acrescido aos cálculos, o alfa emissor Ac-225; a dimensão do balde de transporte foi alterada, o que acarretou em novos resultados para as taxas de dose efetiva na superfície do embalado; correções pontuais na redação e ajustes em tabelas e figuras. Em sua segunda revisão, as seguintes modificações foram implementadas: foi apresentada uma estimativa da dose máxima anual que receberia um IOE num caso crítico de contribuição cruzada; a margem de segurança do cálculos de atividade máxima foi aumentada para 75%; o tempo efetivo de uso dos equipamentos foi levado em conta; as taxas de doses de dose efetiva das blindagens secundárias foram recalculadas para uma distância de 30 cm da superfície; as atividades previstas de produção do Ga-68 e Zr-89 foram reduzidas; correções pontuais na redação e ajustes em tabelas e figuras.

    Palavras-Chave: radiopharmaceuticals; radioisotopes; shielding; transport; dosimetry; laboratory equipment; hot cells; monte carlo method

  • IPEN-DOC 27479

    SHORTO, JULIAN M.B. . Avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens de transporte do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-CR-005-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Centro de Radiofarmácia)

    Abstract: Este relatório, solicitado pelo Centro de Radiofarmácia (CECRF), apresenta uma avaliação dosimétrica dos equipamentos e blindagens do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos (LPPR). Ele exibe estimativas para as máximas atividades suportadas pelos equipamentos e blindagens disponíveis para uso nesse laboratório. A saber: uma hot cell modelo Talia, uma isoladora modelo Elena e blindagens de transporte em quatro tamanhos distintos. Essa avaliação considerava na revisão zero a manipulação de seis radioisótopos: Ga-68, F-18, I-123, Lu-177, Cu-64 e Zr-89. Também é apresentada uma avaliação de qual seria a espessura mínima de chumbo necessária para lidar com as atividades previstas na entrada do LPPR, o que permitirá o desenvolvimento de uma blindagem para transportar esses elementos radioativos de sua origem até o LPPR. Em sua primeira revisão, as seguintes modificações foram implementadas: um sétimo radioisótopo foi acrescido aos cálculos, o alfa emissor Ac-225; a dimensão do balde de transporte foi alterada, o que acarretou em novos resultados para as taxas de dose efetiva na superfície do embalado; correções pontuais na redação e ajustes em tabelas e figuras.

    Palavras-Chave: dosimetry; dosemeters; evaluation; radiopharmaceuticals; equipment; shielding; monte carlo method; simulators; lead; laboratory equipment; hot cells; radioisotopes

  • IPEN-DOC 27478

    SHORTO, JULIAN M.B. . Avaliação da máxima atividade suportada pelos equipamentos e blindagens de transporte do Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Julho, 2020. (IPEN-CEN-PSE-CR-005-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Centro de Radiofarmácia)

    Abstract: Este relatório tem por objetivo fornecer estimavas da máxima atividade para seis radiofármacos que serão manipulados no Laboratório Piloto de Produção de Radiofármacos (LPPR): Ga-68, F-18, I-123, Lu-177, Cu-64 e Zr-89. Ele apresenta as atividades suportadas pela hot cell modelo Talia, pela isoladora modelo Elena e por blindagens de transporte em quatro tamanhos distintos. Além disso é apresentada uma estimativa da espessura de chumbo necessária para blindar as atividades previstas na entrada do LPPR.

    Palavras-Chave: radiopharmaceuticals; laboratory equipment; evaluation; equipment; shielding; radioisotopes; hot cells; gamma radiation; monte carlo method

  • IPEN-DOC 27477

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Avaliação da condição de montagem do elemento combustível do RMB – tensão de assentamento nos contatos do E.C.. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. É feita uma verificação, por meio de cálculo analítico, da tensão de assentamento na área de contato entre o elemento combustível (E.C.) e a grelha do núcleo (G.N.), contato denominado como E.C./ G.N. Da mesma maneira, é realizada uma verificação, por meio de um cálculo analítico, da tensão de assentamento na área de contato do elemento combustível com o fixador de elementos combustíveis (F.E.C.), contato denominado como E.C./ F.E.C. 2. Explica-se que a relevância de uma análise de tensão nos contatos do E.C. se dá pela possibilidade de se verificar a sua condição de montagem no núcleo do reator. 3. Os critérios de aceitação foram extraídos do tópico NB-3227.1 da norma ASME III, Divisão 1, Subseção NB [3]. 4. De acordo com os resultados mostrados neste documento é possível afirmar que as tensões calculadas atendem ao critério estabelecido no tópico NB-3227.1 da norma ASME III, Divisão 1, Subseção NB [3].

    Palavras-Chave: fuel elements; rmb reactor; evaluation; tensile properties; aluminium; grids; standards

  • IPEN-DOC 27476

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: criticalidade inicial do reator IPEN/MB-01 – núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Fevereiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-083-03). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento operacional da criticalização inicial do reator IPEN/MB-01. O comissionamento visa verificar se o procedimento atende aos critérios de projeto estabelecidos no relatório de análise de segurança (RAS).

    Palavras-Chave: commissioning; fuel elements; fuel plates; criticality; control elements; neutron detectors; reactor operation

  • IPEN-DOC 27475

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Verificação das respostas às acelerações máximas provenientes dos espectros de resposta sísmicos do elemento combustível do RMB - Análise Modal. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-008-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. O escopo deste documento corresponde a uma verificação do comportamento do Elemento Combustível (E.C.) do Reator Multipropósito Brasileiro (R.M.B.) quando sujeito a acelerações estáticas equivalentes nos sentidos positivos e negativos das três direções cartesianas (X, Y e Z). 2. Para esta verificação foram definidas seis análises estáticas equivalentes, que consistem em simulações do comportamento do E.C. quando este está sujeito a valores máximos de aceleração, que são provenientes dos espectros de resposta para o núcleo do R.M.B., apresentados no APÊNDICE A. Estes valores de aceleração máxima, mostrados abaixo, foram obtidos através da multiplicação dos valores máximos de aceleração para cada direção cartesiana (considerando 2% de amortecimento), por um fator de carregamento quase estático igual a 1,5. 3. Como resultados, para todas as análises, são apresentados: a) Os valores máximos de tensão, em termos de Stress Intensity (critério de Tresca) para o E.C. completo. b) Os valores máximos de deslocamento total para o E.C. c) Os valores máximos de deslocamento direcional (em termos de X, Y e Z) para o E.C. 4. Com estes resultados, será possível responder a seguinte pergunta: • Para uma dada direção cartesiana, existem diferenças nos valores dos resultados quando é aplicado o mesmo valor máximo de aceleração direcional em sentido contrário? Em outras palavras, quando o E.C. estiver sujeito a um dado valor direcional de aceleração, em ambos os sentidos de um eixo cartesiano, o valor dos resultados será o mesmo? 5. A importância desta verificação está no fato de, no futuro, se fazer necessária a aplicação das acelerações direcionais, apresentadas anteriormente, em conjunto com outros carregamentos, para que seja possível analisar o E.C. quando sujeito a uma condição sísmica completa. Sendo assim, saber se há diferenças nos valores resultantes quando se aplicam os valores direcionais das acelerações citados anteriormente, em diferentes sentidos, é fundamental para uma futura análise sísmica coerente. 6. No presente documento são utilizadas as unidades, múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional de Unidades (SI), sem exceções. 7. No presente documento é adotado um sistema cartesiano de coordenadas, no qual os eixos horizontais são denominados como X e Z, e o eixo vertical é denominado como Y.

    Palavras-Chave: fuel elements; stress intensity factors; aluminium; uranium silicides; static loads

  • IPEN-DOC 27474

    SANTOS, MARCELO M. dos ; MATTAR NETO, MIGUEL . Determinação das características dinâmicas básicas do elemento combustível do RMB - Análise Modal. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-007-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: 1. O escopo deste documento corresponde à determinação das características dinâmicas básicas intrínsecas às características estruturais do Elemento Combustível do Reator Multipropósito Brasileiro (R.M.B.), apresentado nas referências [1], [2] e [3]. Nominalmente, estas características são as frequências naturais e os modos de vibração do E.C. 2. A determinação destas características é feita através de duas análises modais. Na primeira análise têm-se o E.C. unicamente. Na segunda análise, além do E.C., considera-se também a massa proveniente do fluido refrigerante que preenche todos os espaços vazios do E.C. (4,46 Kg). Estas duas análises são caracterizadas da seguinte maneira: ➢ ANÁLISE M1: Análise Modal sem a presença do fluído refrigerante. ➢ ANÁLISE M2: Análise Modal com a presença do fluído refrigerante. 3. A determinação dos modos de vibração e das frequências naturais do E.C. pode servir como ponto de partida para uma futura análise sísmica (espectro de resposta). 4. No presente documento são utilizadas as unidades, múltiplos e submúltiplos do Sistema Internacional de Unidades (SI), sem exceções. 5. No presente documento é adotado um sistema cartesiano de coordenadas, no qual os eixos horizontais são denominados como X e Z, e o eixo vertical é denominado como Y.

    Palavras-Chave: data analysis; fuel elements; computer codes; aluminium; mechanical properties; uranium silicides; finite element method; programming; refrigeration

  • IPEN-DOC 27473

    DINIZ, RICARDO . Rotina experimental: previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-080-02). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento experimental para a previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, utilizando a técnica do inverso da multiplicação subcrítica (1/M).

    Palavras-Chave: critical mass; fuel plates; reactors; experimental data; uranium; fuel elements; water; tanks

  • IPEN-DOC 27472

    JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Sequência de movimentações de elementos combustíveis e outros itens durante as etapas do carregamento do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2020. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-053-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos (Reator Multipropósito Brasileiro)

    Abstract: Este relatório destina-se a descrever em detalhes todas as movimentações necessárias de Elementos Combustíveis, de Placas Combustíveis Desmontáveis, de Cestos de Armazenamentos e de estojos de PC-D para a execução do Carregamento do Reator IPEN/MB-01. Com a finalidade de auxiliar nessas atividades, inicialmente os EC’s serão rapidamente descritos, mostrada sua sequência de montagem de PC e suas referências externas e sua adequada posição de montagem no núcleo do reator.

    Palavras-Chave: fuel elements; fuel plates; reactors; storage; safety analysis; water; tanks

  • IPEN-DOC 26586

    MENZEL, SILVIO C. . Proposta de adequação das instalações de infraestrutura – Sala de equipamentos de informática do CPD/SEGRS – Transferência do Rack dos Módulos Clusters do CEN – Instalação elétrica provisória. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Novembro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-SEGRS-001-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Laboratório Multiusuário de Computação Científica do DIPEN

    Abstract: Apresentar as modificações necessárias para a adequação das instalações de infraestrutura da sala de equipamentos de informática do setor de Gestão de Redes e Suporte Técnico, SEGRS, viabilizando a instalação de um Rack de Módulos Clusters, RMC e respectivos Módulos de Potência Ininterruptos, MPIs (no breaks) e acessórios transferidos do Centro de Engenharia Nuclear, CEN, com o objetivo da implantação do Laboratório Multiusuário de Computação Científica, LMCC, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP. Este primeiro relatório aborda as modificações necessárias para a alimentação elétrica provisória do Rack de Módulos Clusters, RMC, e o escopo dos serviços deverá abranger apenas a área de elétrica e manutenção de MPIs (No Breaks) existentes. As instalações de ar condicionado, adequações no arranjo da nova sala de MPIs com a montagem de divisórias e a parte de construção civil serão abordadas no segundo relatório para a modificação definitiva da infraestrutura, quando a sala de MPIs receberá 4 (quatro) MPIs novos de 20 KVA e seus gabinetes de baterias externas.

    Palavras-Chave: computer networks; electrical equipment; network analysis; net energy; laboratory buildings; building technology suite; computerized control systems; standards; electric conductivity; installation; electricity; electrical properties

  • IPEN-DOC 26585

    SHORTO, JULIAN M.B. ; MOLNARY, LESLIE de ; OLIVEIRA, PATRICIA S.P. de ; YAMAGUCHI, MITSUO . Análise qualitativa e quantitativa do Máximo Acidente Hipotético para o Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Setembro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-115-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro - RMB

    Palavras-Chave: hypothetical accidents; accidents; inventories; radiation doses; maximum permissible exposure; radioisotopes; safety reports; recommendations; regulatory guides; fuel plates; radiation protection; accident management; gaseous wastes

  • IPEN-DOC 26584

    JUNQUEIRA, FERNANDO C. ; SANCHEZ, ANDREA . Manual de utilização do programa X-RAnalysis. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Agosto, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-102-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro - RMB

    Abstract: Este relatório é uma breve descrição da utilização do programa X-RAnalysis para a determinação da densidade superficial de urânio em placas combustíveis do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01. O programa pode ter seus parâmetros adaptados para placas de urânio em matriz metálica com especificações diferentes das adotadas para o reator IPEN/MB-01. O programa X-RAnalysis foi desenvolvido pelo servidor IPEN Flávio Betti, que se aposentou em 2018 e, este relatório, visa preservar as informações utilizadas por ele durante o trabalho realizado.

    Palavras-Chave: uranium; density; fuel plates; fuel elements; rmb reactor; computer codes; calibration standards; programming; programming languages; chemical analysis; manuals

  • IPEN-DOC 26583

    BETTI, FLAVIO . Calibração das radiografias digitais das placas dos elementos combustíveis para o reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Setembro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-101-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro - RMB

    Abstract: Este relatório apresenta os principais aspectos técnicos relacionados ao método proposto para a calibração das radiografias digitais das placas combustíveis produzidas no CCN de acordo com especificações técnicas previamente estabelecidas pelo CEN. Entenda-se como calibração a caracterização dimensional em 2-D do núcleo (cerne) e da moldura, bem como a determinação da concentração (densidade) superficial de urânio expressa, por exemplo, em mg/cm2.

    Palavras-Chave: images; digital systems; calibration; programming; computer codes; programming languages; standardization; data processing; data analysis; uranium; mass; fuel plates

  • IPEN-DOC 26582

    MENZEL, SILVIO C. . Melhoria do sistema de iluminação - Reator IPEN/MB-01 - Área da Célula Crítica - Especificação de serviços, croquis e materiais - Primeira etapa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-098-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro - RMB

    Abstract: Este documento apresenta a especificação de serviços, croquis e materiais para a execução da primeira etapa de melhorias nas instalações do sistema de iluminação interna da Área da Célula Crítica do Reator de Pesquisa IPEN/MB-01 do Centro de Engenharia Nuclear, CEN, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508-000, Cidade de São Paulo – SP.

    Palavras-Chave: lighting systems; illuminance; light bulbs; specifications; research reactors; electrical equipment; installation; fluorescent lamps

  • IPEN-DOC 26581

    MOLNARY, LESLIE de . Instrução operacional de meio ambiente para o acompanhamento dos dados meteorológicos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. (IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-002-01). Restrito.

    Título do projeto: Comissionamento da Torre Meteorológica – INB Resende

    Abstract: Esse documento apresenta a Revisão 1 do documento IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-002-00, incluindo os comentários e observações do corpo técnico da INB, para a proposta de uma Instrução Operacional de Meio Ambiente (IOMA) para o acompanhamento periódico dos dados meteorológicos coletados em torre instalada no sítio das Indústrias Nucleares do Brasil SA (INB) localizado em Resende (RJ). Essa IOMA deverá ser utilizada pelos analistas e técnicos da Coordenação de Meio Ambiente e Proteção Radiológica Ambiental (COMAP.N) e em situações com interface a outros setores. A IOMA sugere as ações que deverão ser desenvolvidas pela COMAP.N para o acompanhamento dos dados meteorológicos do sítio da INB através de um conjunto de telas de visualização, baseadas no programa LoggerNet (Datalogger Support Software) da Campbell Scientific, Inc. Esse novo conjunto de telas de visualização podem substituir as telas do supervisório atualmente utilizadas na COMAP.N (solução desenvolvida pela área da GERTI.F). As telas de visualização foram desenvolvidas para, através da leitura dos arquivos gerados pelo sistema de aquisição de dados (Resende_15min.dat e Resende_60min.dat) e disponibilizados na rede da Intranet da INB, permitir um melhor acompanhamento dos dados meteorológicos em tempo real, ou para a elaboração de relatórios de funcionamento e disponibilidade do sistema de meteorologia. Essa IOMA também permitirá que ações corretivas possam ser melhor diagnosticadas e as áreas de apoio da INB acionadas para corrigir os problemas com os sensores meteorológicos e com o datalogger. De maneira complementar, essa IOMA faz parte do processo de comissionamento do sistema de meteorologia da INB junto à DRS/CNEN. O IPEN/CNEN-SP vem apoiando a INB como entidade parceira na área de meteorologia ambiental.

    Palavras-Chave: meteorology; monitoring; commissioning; environment; emergency plans; nuclear fuels; flowsheets; data analysis; environmental protection; graph theory

  • IPEN-DOC 26580

    MOLNARY, LESLIE de . Comissionamento do sistema de monitoração meteorológica da INB (Resende, RJ) – análise de dados – período: 08/Abril/2015 a 07/Abril/2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. , Parte 2 (IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Comissionamento da Torre Meteorológica – INB Resende

    Abstract: Esse documento apresenta a Revisão 1 do documento IPEN-CEN-PSE-INB-006-RELT-001-00, incluindo os comentários e observações da equipe da INB, a respeito da análise dos dados coletados na Torre Meteorológica existente no sítio das Industrias Nucleares do Brasil SA (INB), localizado na Rodovia Presidente Dutra, Km 330, município de Resende (RJ) para o período de 08/04/2015 a 07/04/2017. Essa análise dos dados meteorológicos faz parte do processo de comissionamento do sistema de monitoração meteorológica da INB junto à DRS/CNEN, e da qual o IPEN/CNEN-SP vem apoiando como entidade parceira da INB. São apresentadas os valores estatísticos dos parâmetros coletados, considerações e comentários de eventuais problemas identificados nos dados que estão registrados nos arquivos gerados pelo sistema de aquisição de dados:, Resende_15min.dat e Resende_60min.dat, e disponibilizados na rede da Intranet da INB. De maneira geral, o sistema de monitoração meteorológica vem apresentando melhoras no seu desempenho funcional em relação ao início das mudanças e alterações de equipamentos e sensores realizadas a partir de meados do ano de 2014. Entretanto, ainda são observadas algumas oscilações nos valores registrados, em particular, com os dados de temperatura e diferencial de temperatura. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoração meteorológica tem atendido e mantido os requisitos mínimos de disponibilidade e recuperação dos dados meteorológicos, conforme estabelecido na norma CNEN-NE 1.22.

    Palavras-Chave: commissioning; meteorology; monitoring; data processing; data analysis; sensors; computer graphics; diagrams; atmospheric pressure; graph theory

  • IPEN-DOC 26579

    MOLNARY, LESLIE de . Comissionamento do sistema de monitoração meteorológica da INB (Resende, RJ) – análise de dados – período: 08/Abril/2015 a 07/Abril/2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. , Parte 1 (IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Comissionamento da Torre Meteorológica – INB Resende

    Abstract: Esse documento apresenta a Revisão 1 do documento IPEN-CEN-PSE-INB-006-RELT-001-00, incluindo os comentários e observações da equipe da INB, a respeito da análise dos dados coletados na Torre Meteorológica existente no sítio das Industrias Nucleares do Brasil SA (INB), localizado na Rodovia Presidente Dutra, Km 330, município de Resende (RJ) para o período de 08/04/2015 a 07/04/2017. Essa análise dos dados meteorológicos faz parte do processo de comissionamento do sistema de monitoração meteorológica da INB junto à DRS/CNEN, e da qual o IPEN/CNEN-SP vem apoiando como entidade parceira da INB. São apresentadas os valores estatísticos dos parâmetros coletados, considerações e comentários de eventuais problemas identificados nos dados que estão registrados nos arquivos gerados pelo sistema de aquisição de dados:, Resende_15min.dat e Resende_60min.dat, e disponibilizados na rede da Intranet da INB. De maneira geral, o sistema de monitoração meteorológica vem apresentando melhoras no seu desempenho funcional em relação ao início das mudanças e alterações de equipamentos e sensores realizadas a partir de meados do ano de 2014. Entretanto, ainda são observadas algumas oscilações nos valores registrados, em particular, com os dados de temperatura e diferencial de temperatura. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoração meteorológica tem atendido e mantido os requisitos mínimos de disponibilidade e recuperação dos dados meteorológicos, conforme estabelecido na norma CNEN-NE 1.22.

    Palavras-Chave: commissioning; meteorology; monitoring; ambient temperature; sensors; data processing; data analysis; solar radiation; climates; atmospheric circulation; wind loads

  • IPEN-DOC 26578

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 - dados meteorológicos do 1º semestre de 2018. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-008-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2018, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 1º semestre de 2018;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2018. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Palavras-Chave: meteorology; diagrams; waste disposal; radioactive effluents; wind loads; chimneys; dispersions; data processing; reactors; programming

  • IPEN-DOC 26577

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 - dados meteorológicos do 1º semestre de 2018. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-007-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2018, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2018. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Palavras-Chave: meteorology; diagrams; waste disposal; radioactive effluents; wind loads; data processing; reactors; programming; weather

  • IPEN-DOC 26576

    MOLNARY, LESLIE de . Análise dos dados meteorológicos da CNAAA - período Abril de 2019. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta a análise dos dados meteorológicos de temperatura, precipitação pluviométrica, velocidade e direção do vento no nível de 10 m e a classe de estabilidade atmosférica de Pasquill coletados na Torre A e a velocidade e direção do vento no nível de 15 m da Torre C para o mês de abril de 2019. Esses dados são obtidos através do sistema de meteorologia da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ).

    Palavras-Chave: weather; systems analysis; environment; control systems; atmospheric precipitations; rain; diagrams; data processing; data analysis

  • IPEN-DOC 26575

    MOLNARY, LESLIE de . Dados de precipitação pluviométrica na CNAAA - período Janeiro a Dezembro de 2018. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição dos totais mensais e anual da precipitação pluviométrica observado no decorrer do ano de 2018 no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ). A precipitação pluviométrica acumulada em 2018 foi de 2.905,5 mm. O mês mais chuvoso foi Fevereiro/2018 com um total mensal de 477,5 mm. A precipitação máxima de 24 horas (período contínuo) foi de 119,25 mm entre 00 h do dia 14/02 e 24 h do dia 14/02 de2018. Os dados meteorológicos apresentados serão utilizados pela Gerência de Engenharia Civil e Estruturas Metálicas, para compor documento para o estudo da estabilidade das encostas da Serra do Mar na área próxima ao sítio da CNAAA.

    Palavras-Chave: atmospheric precipitations; meteorology; weather; rain; data analysis; mountains; seas; wind; monitoring

  • IPEN-DOC 26574

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 - dados meteorológicos do 2º semestre de 2018. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2018, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 2º semestre de 2018;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2018. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da áreaALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Palavras-Chave: wastes; radioactive wastes; gaseous wastes; wind loads; computer codes; programming; data analysis; data compilation; diagrams; climates; atmospheric circulation

  • IPEN-DOC 26573

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 - dados meteorológicos do 2º semestre de 2018. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2018, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2018. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Palavras-Chave: wastes; radioactive wastes; gaseous wastes; wind loads; computer codes; programming; data analysis; data compilation; diagrams; climates; atmospheric circulation; angra-2 reactor

  • IPEN-DOC 26572

    MOLNARY, LESLIE de . Seção 2.3 – Meteorologia – Rev. 1A - Relatório preliminar de análise de segurança da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) - Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Março, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-002-01). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta o texto da Seção 2.3 – Meteorologia – Revisão 1B - do Relatório Preliminar de Análise de Segurança da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) localizado no município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A Revisão 1 procurou atender aos comentários de melhoria de texto, identificação de referências e adequação de terminologia, assim como, responder as exigências formuladas no Parecer Técnico PT-CODRE- 122/18 (SEI no. 0001124) emitido em 26/12/2018 e que faz parte do Ofício 7/2019-CGRC/DRS/CNEN de 21/01/2019. Entretanto, após a entrega do documento IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00 - RELT-002-00, a Gerência Técnica da UAS informou que não são previstas liberações atmosféricas de rotina ou em condições de acidente. Assim sendo, a subseção 2.3.4 Atmospheric Dispersion Estimates foi reescrita, eliminado-se a necessidade de apresentar os coeficientes de dispersão de rotina (longa duração) e de acidentes (curta duração). Foi inserida uma tabela descrevendo os diversos cenários possíveis com a UAS para subsidiar a não apresentação dos respectivos coeficientes de dispersão atmosférica. O novo sistema de meteorologia da CNAAA está em fase de implantação e comissionamento e, portanto, os dados meteorológicos coletados ainda não fazem parte do banco de dados disponíveis para avaliação das variáveis meteorológicas locais.

    Palavras-Chave: meteorology; atmospherics; dispersions; climates; atmospheric precipitations; wind loads; tropical regions; administrative procedures; data analysis; insolation; humidity

  • IPEN-DOC 26571

    MOLNARY, LESLIE de . Seção 2.3 – Meteorologia – Rev. 1 - Relatório preliminar de análise de segurança da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) - Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta o texto da Seção 2.3 – Meteorologia – Revisão 1 - do Relatório Preliminar de Análise de Segurança da Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) localizado no município de Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A Revisão 1 procurar atender aos comentários de melhoria de texto, identificação de referências e adequação de terminologia, assim como, responder as exigências formuladas no Parecer Técnico PT-CODRE-122/18 (SEI no. 0001124) emitido em 26/12/2018 e que faz parte do Ofício 7/2019-CGRC/DRS/CNEN de 21/01/2019. O novo sistema de meteorologia da CNAAA está em fase de implantação e comissionamento e, portanto, os dados meteorológicos coletados ainda não fazem parte do banco de dados disponíveis para avaliação das variáveis meteorológicas locais.

    Palavras-Chave: meteorology; atmospherics; dispersions; climates; atmospheric precipitations; wind loads; tropical regions; administrative procedures; data analysis; insolation; humidity

  • IPEN-DOC 26570

    MOLNARY, LESLIE de . Análise dos Dados de Precipitação Pluviométrica para os dias 25 a 27 de Novembro de 2018 na CNAAA. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Janeiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-221-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Meteorologia

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise dos dados de precipitação pluviométrica no período de 25 a 27 de novembro de 2018 observados na CNAAA. Durante esse dias foram observadas intensidades de precipitação acumuladas em 24 horas de até 96,0 mm. Valores significativos de precipitação, mas não muito superiores aos valores das normais climatológicas observados na estação do INMET/Angra dos Reis para o mês de Novembro (108,4 mm no período 1981- 2010). Essa análise foi solicitada pelo Departamento de Engenharia Civil da Eletronuclear.

    Palavras-Chave: meteorology; atmospheric precipitations; monitoring; climates; diagrams; information; data analysis; tropical regions; wind loads; climates

  • IPEN-DOC 26569

    MENZEL, SILVIO C. . Especificação de serviços e materiais – adequação das instalações elétricas – Prédio/Laboratório Van Der Graaf – Bancada do dispositivo de fusão nuclear – CRPQ – Projeto Básico. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2019. , Parte 3 (IPEN-CEN-P&D-CEN-039-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator de Fusão Nuclear com Confinamento Eletrostático Assistido por Campo Magnético

    Abstract: Apresentar as modificações necessárias para adequação das instalações elétricas de alimentação e distribuição do Prédio/Laboratório Van Der Graaf para a implantação da Bancada do Dispositivo de Fusão Nuclear em área específica do Centro do Reator de Pesquisa, CRPQ, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508- 000, Cidade de São Paulo – SP.

    Palavras-Chave: specifications; electrical equipment; installation; thermonuclear reactions; electrical engineering; standardization; energy sources; electric charges; electric conductors; electric conductivity; safety engineering; diagrams; electrochemical machining

  • IPEN-DOC 26568

    MENZEL, SILVIO C. . Especificação de serviços e materiais – adequação das instalações elétricas – Prédio/Laboratório Van Der Graaf – Bancada do dispositivo de fusão nuclear – CRPQ – Projeto Básico. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2019. , Parte 2 (IPEN-CEN-P&D-CEN-039-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator de Fusão Nuclear com Confinamento Eletrostático Assistido por Campo Magnético

    Abstract: Apresentar as modificações necessárias para adequação das instalações elétricas de alimentação e distribuição do Prédio/Laboratório Van Der Graaf para a implantação da Bancada do Dispositivo de Fusão Nuclear em área específica do Centro do Reator de Pesquisa, CRPQ, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508- 000, Cidade de São Paulo – SP.

    Palavras-Chave: specifications; electrical equipment; installation; thermonuclear reactions; electrical engineering; standardization; energy sources; electric charges; electric conductors; electric conductivity; safety engineering; routing

  • IPEN-DOC 26567

    MENZEL, SILVIO C. . Especificação de serviços e materiais – adequação das instalações elétricas – Prédio/Laboratório Van Der Graaf – Bancada do dispositivo de fusão nuclear – CRPQ – Projeto Básico. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Outubro, 2019. , Parte 1 (IPEN-CEN-P&D-CEN-039-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator de Fusão Nuclear com Confinamento Eletrostático Assistido por Campo Magnético

    Abstract: Apresentar as modificações necessárias para adequação das instalações elétricas de alimentação e distribuição do Prédio/Laboratório Van Der Graaf para a implantação da Bancada do Dispositivo de Fusão Nuclear em área específica do Centro do Reator de Pesquisa, CRPQ, dentro da área do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 2.242, Portaria Sul, Butantã, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira”, CEP 05508- 000, Cidade de São Paulo – SP.

    Palavras-Chave: specifications; electrical equipment; installation; thermonuclear reactions; electrical engineering; standardization; energy sources; electric charges; electric conductors; electric conductivity; safety engineering

View more

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.

O Repositório Digital do IPEN é um equipamento institucional de acesso aberto, criado com o objetivo de reunir, preservar, disponibilizar e conferir maior visibilidade à Produção Científica publicada pelo Instituto, desde sua criação em 1956.

Operando, inicialmente como uma base de dados referencial o Repositório foi disponibilizado na atual plataforma, em junho de 2015. No Repositório está disponível o acesso ao conteúdo digital de artigos de periódicos, eventos, nacionais e internacionais, livros, capítulos, dissertações, teses e relatórios técnicos.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.