Relatórios Técnicos

 

Submissões recentes

  • IPEN-DOC 25694

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação dos coeficientes de dispersão atmosférica para liberações de rotina no sítio do RMB. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Junho, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma avaliação dos coeficientes de dispersão atmosférica para liberações de longa duração (liberações de rotina) em torno do sítio do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) localizado no município do Iperó (SP). As estimativas do X/Qrotina são apresentadas considerando-se as liberações de efluentes gasosos ao nível do solo (H=0 m) e as liberações através da chaminé dos prédios N01 e N03 (H=45 m). A altura da chaminé dos edifícios N01 e N03 é assumida com 45 m considerando-se o discutido no relatório técnico IPEN-CEN-PSERMB- 006-00 RELT-001-00 emitido em 04/abril/2019. Não é assumido a sobre-elevação da pluma (plume rise) pois as características operacionais da chaminé (velocidade de exaustão, temperatura do efluente, diâmetro interno e externo) ainda não foram formalizadas pela INVAP e AMAZUL. Estudos preliminares da dispersão atmosférica de efluentes em condições de operação normal em torno da região do sítio do RMB, já foram anteriormente apresentados na Seção 2.4 – Meteorologia do Relatório do Local para uma chaminé de 40 m e dados meteorológicos do sítio do CEA compreendendo o período de 2002 a 2012. Esse relatório recalcula os valores dos coeficientes da dispersão atmosférica em condições de operação normal assumindo a altura definitiva da chaminé com 45 m e os dados meteorológicos compreendendo o período de 2010 a 2016. Parte desse conjunto de dados meteorológicos já abrange os dados meteorológicos coletados através da torre meteorológica do sítio do RMB. Os resultados mostram que os coeficientes de dispersão atmosférica, assumindo liberações de rotina pela chaminé com altura de 45 m, não alteram significativamente as estimativas apresentadas anteriormente no Relatório do Local, e que os máximos coeficientes de dispersão atmosférica continuam sendo observados para distâncias muito próximas do perímetro do sítio do RMB. Além do mais, a ordem de grandeza desses fatores não propiciará resultados de concentração ou dose radiológica significativos para o indivíduo do público.

    Palavras-Chave: rmb reactor; brazilian cnen; gaseous wastes; plumes; stacks; coefficient of performance; dispersions; atmospheres; wind loads; radiation monitoring

    Icon

  • IPEN-DOC 25693

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação da altura da chaminé do edifício do Reator RMB (prédios N01 e N03). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma avaliação sobre a altura da chaminé que deverá ser projetada e instalada no edifício do reator RMB para liberar os efluentes gasosos gerados em condição de operação normal e condição de acidentes nos prédios N01 e N03 desse empreendimento. Os documentos iniciais de engenharia (Projeto Conceitual e Projeto Básico) e de licenciamento nuclear (Relatório de Local) apontavam para uma chaminé com altura inicial de 40 m (em relação ao solo). Essa altura baseou-se nos documentos de licenciamento do reator OPAL (instalado na Austrália) e que serviram como projeto de referência para o projeto do reator RMB. Estudos preliminares da dispersão atmosférica de efluentes em torno da região do sítio do RMB, apresentados no Relatório do Local com a chaminé de 40 m, já indicavam que essa altura era adequada e não apresentaria risco de concentrações ambientais de poluentes elevadas ou acima dos limites máximos permitidos dentro do sítio do RMB e áreas circunvizinhas próximas. Como o projeto do reator RMB encontra-se na etapa de desenvolvimento do projeto detalhado, tanto as empresas INVAP e AMAZUL, que participam como empresas de engenharia parceiras da CNEN, solicitaram que seja referendado a altura final da chaminé para o empreendimento RMB, de modo a conduzir os projetos de ventilação para liberação de efluentes gasosos. As simulações numéricas apresentadas nesse documento estão baseados nos dados meteorológicos observados no sítio do RMB e dados históricos do Centro experimental Aramar, nas dimensões dos edifícios N01 e N03 disponíveis na documentação de engenharia no Portal do RMB (março/2019), na altura de chaminé de 45 m (em relação ao solo), e utilização do software SCREEN View da empresa Lakes Environmental para a estimativa das curvas de dispersão atmosférica e determinação dos pontos de maior concentração. Os resultados mostram que uma chaminé com altura de 65 m, inicialmente sugeria pela AMAZUL para o reator RMB, não é necessária para melhorar significativamente os resultados da dispersão atmosférica. Assim sendo, uma chaminé de 45 m de altura é adequada para propiciar as liberações elevadas de efluentes gasosos esperadas em condições de operação normal e de acidentes para o reator RMB (Prédios N01 e N03).

    Palavras-Chave: gaseous wastes; chimneys; height; nuclear facilities; ventilation systems; plumes; brazilian cnen; construction; rmb reactor

    Icon

  • IPEN-DOC 25692

    MURA, LUIZ E.C. ; BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : procedimento para o recebimento, manuseio e estocagem de elemento combustível tipo placa no Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-069-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório de comissionamento trata do procedimento de recebimento e armazenamento seguro dos elementos combustíveis tipo placa do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01.

    Palavras-Chave: rmb reactor; fuel elements; safety; administrative procedures; nuclear engineering

    Icon

  • IPEN-DOC 25691

    SILVA, JOSE E.R. da ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; CASTANHEIRA, MYRTHES . Inspeção visual dos elementos combustíveis e das barras de controle/segurança do Reator IEA-R1 (dez/2017). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Fevereiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-137-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: São apresentadas neste relatório as ocorrências visuais observadas durante as inspeções visuais de elementos combustíveis irradiados e dos elementos combustíveis de controle (barras de controle/segurança) realizadas no período de 13 e 18 de Dezembro de 2017 na piscina do reator de pesquisas IEA-R1.

    Icon

  • IPEN-DOC 25690

    SIMIONI, MARCIO . Descrição conceitual para o projeto de adequação do sistema de drenagem de efluentes líquidos do prédio do Reator IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-118-01-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O objetivo do documento é apresentar conceitos, critérios, parâmetros e detalhes necessários para: a-) Implementar uma série de modificações no atual SISTEMA DE DRENAGEM DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DO PRÉDIO DO REATOR IEA-R1, que deverão atender um conjunto de melhorias e recomendações solicitadas pelo grupo de operação da instalação, visando a sua flexibilidade operacional; b-) Adequação do SISTEMA DE DRENAGEM DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DO PRÉDIO DO REATOR IEA-R1, de modo a atender as cláusulas aplicáveis que estão discriminadas no TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, celebrado entre o INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA e a COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR – CNEN, visando a regularização ambiental do complexo IPEN – INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES; c-) Servir como referência para a contratação de um Projeto Básico para a implementação das modificações por ele discriminadas.

    Palavras-Chave: drainage; liquid wastes; iear-1 reactor; brazilian cnen; power systems; automation; decay; radiation monitoring

    Icon

  • IPEN-DOC 25689

    SILVA, ANTONIO T. e ; ZEITUNI, CARLOS A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; SILVA, JOSE E.R. da ; TERREMOTO, LUIS A.A. ; CASTANHEIRA, MYRTHES ; TEODORO, CELSO A. ; FRANCA, RENATO L. . Inspeção visual de elementos de combustível, elementos de controle e complementos do núcleo do reator da Usina Nuclear Angra 2 durante a parada técnica programada 2P15. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEENG, Maio, 2019. (IPEN-CEN-PSE-ETN-222-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível, de restritores de fluxo de água e de barras de controle, oriundos do ciclo 15 de operação, descarregados do núcleo do reator e armazenados na PCU da Usina Angra 2 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pela equipe técnica do IPEN durante a parada técnica programada 2P15 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNENIPEN.

    Palavras-Chave: inspection; fuel elements; angra-2 reactor; nuclear engineering; control elements; reactor cores

    Icon

  • IPEN-DOC 25688

    YAMAGUCHI, MITSUO . Análise de criticalidade do cofre de salvaguardas do Centro de Combustível Nuclear (CCN). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Abril, 2019. (IPEN-CEN-PSE-CCN-006-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta a análise de criticalidade do cofre de salvaguardas (sala 22 do prédio 96) do Centro de Combustível Nuclear (CCN). A análise foi feita com o sistema SCALE4.4a.

    Palavras-Chave: criticality; nuclear fuels; safeguards; fuel elements; iear-1 reactor; availability

    Icon

  • IPEN-DOC 25667

    OLIVEIRA JUNIOR, JULIO de ; VICENTE, ROBERTO . Identificação de radionuclídeos potencialmente relevantes nos rejeitos da Central Nuclear de Angra dos Reis. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Abril, 2019. (IPEN/GRR-REL-04/19). Aberto.

    Título do projeto: não disponível

    Abstract: Um catálogo de rejeitos radiologicamente relevantes é um item indispensável para a categorização de rejeitos radioativos. Para elaborar esse tipo de catálogo é preciso conhecer os rejeitos mais produzidos pelas usinas nucleares, suas concentrações e toxidades, tanto a curto quanto em longo prazo. Estimar os rejeitos produzidos dentro de uma usina é um problema antigo que oferece um grande desafio mesmo com as tecnologias e métodos atuais. Neste trabalho elaborou-se uma estimativa das concentrações de rejeitos nas usinas da central de Angra dos Reis e usou-se delas para fornecer os dados necessários à construção de um catálogo de rejeitos radiologicamente relevantes.

    Palavras-Chave: radioactive wastes; angra-1 reactor; angra-2 reactor; radioisotopes; waste management; radiation doses; radiation protection; risk assessment

    Icon

  • IPEN-DOC 25651

    NASCIMENTO, ANDREIA V. do ; DIAS, ANDRESSA de J.R. ; LEITE, ELIANA R. ; VICENTE, ROBERTO . Tipologia, causas e consequências de acidentes radiológicos na radiologia médica. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Fevereiro, 2019. (IPEN/GRR−REL− 03/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório de Progresso

    Abstract: Neste trabalho, foram analisados 116 acidentes em radiologia médica, que aconteceram de 1960 até 2016. Um acidente em radiologia médica é definido como um evento cujas conseqüências são consideradas relevantes do ponto de vista da saúde e que acontece devido a erros do operador, falha do equipamento ou outros percalços envolvendo fontes de radiação, ocorridos durante procedimentos de radiologia médica. Para prevenir tais ocorrências, ter preparo adequado e diminuir o tempo de resposta a eventuais acidentes futuros é importante que se conheça as causas, desdobramentos, procedimentos de detecção, intervenção, consequências e principalmente as lições aprendidas pelos envolvidos na resposta aos acidentes do passado.

    Palavras-Chave: radiation accidents; biomedical radiography; accident management; radiological personnel; medicine; x-ray equipment; radiotherapy; brachytherapy; iodine; fluorine; tomography; x radiation; statistical data

    Icon

  • IPEN-DOC 25650

    DIAS, ANDRESSA de J.R. ; NASCIMENTO, ANDREIA V. do ; VICENTE, ROBERTO ; DELLAMANO, JOSE C. . Caracterização de acidentes radiológicos industriais. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Fevereiro, 2019. (IPEN/GRR−REL−02/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório de Progresso

    Abstract: O presente trabalho descreve acidentes radiológicos industriais e apresenta dados estatísticos para classificá-los em relação às causas, tipo de equipamento e país de ocorrência. São apresentados em ordem cronológica e são detalhados para fins didáticos nos cursos de formação de técnicos e tecnólogos em radiologia ou para qualquer interessado na área.

    Palavras-Chave: radiation accidents; industrial accidents; statistical data; radiation protection; occupational safety; human factors; failures

    Icon

  • IPEN-DOC 25594

    SHORTO, JULIAN M.B. ; OLIVEIRA, OTAVIO L. de ; FRANÇA, RENATO L. ; JEREZ, ROGERIO . Testes de partida do reator Angra 1 – Parada 1P24. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Dezembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-220-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos durante a realização dos TFPZ – Testes Físicos à Potência Zero da Parada 1P24. Os dados foram adquiridos com o sistema de aquisição de dados da Usina ANGRA I (SICA), assim como com o Reatímetro do IPEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 25593

    SILVA, ANTONIO T. e ; ZEITUNI, CARLOS A. ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; TERREMOTO, LUIS A.A. ; CASTANHEIRA, MYRTHES ; FRANÇA, RENATO L. . Inspeção Visual de Elementos de Combustível durante a Parada 1P24 da CNAAA Unidade 1 (Novembro/ 2018). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Dezembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-219-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível descarregados do núcleo do reator (Ciclo 23 de operação) da Usina Angra 1 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pelo IPEN/CNEN-SP durante a parada técnica programada 1P24 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNEN/IPEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 25592

    MENZEL, SILVIO C. . Especificação de serviços de reforma e melhorias - cabine primária do CEN - F14 (Loop 70) - instalações eletromecânicas e civis - galpão de experimentos do CEN - Projeto Orquídea. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-009-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta uma especificação com os requisitos necessários para viabilizar a contratação do projeto detalhado e serviços de reforma e melhorias das instalações eletromecânicas e civis da CP F14, responsável pela alimentação das cargas elétricas do Experimento Loop 70, localizado no Galpão de Experimento do CEN, dentro da área do IPEN na Avenida Professor Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo, SP, instituto este ligado a CNEN.

    Palavras-Chave: specifications; construction; contracts; power transmission; electrical equipment; electromechanics; power systems; brazilian cnen

    Icon

  • IPEN-DOC 25591

    MENZEL, SILVIO C. . Estudo de alternativas de alimentação elétrica - projeto orquídea - agregado ao loop 70 - galpão de experimentos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-008-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: É apresentado um estudo de alternativas de alimentação elétrica para atender as cargas elétricas do Projeto Orquídea a ser implantado nas instalações do experimento Loop 70 do Galpão de Experimentos do CEN, dentro da área do IPEN, Avenida Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

    Palavras-Chave: energy sources; power supplies; hydrodynamic model; power systems; reactor experimental facilities; fuel elements; brazilian cnen

    Icon

  • IPEN-DOC 25590

    SANCHEZ, ANDREA ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. . Compilação de dados de fabricação dos componentes mecânicos do Núcleo Tipo Placa do Reator IPEN/MB- 01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-114-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório destina-se à compilação dos dados de fabricação/construção, “as built”, dos equipamentos do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01, com exceção dos elementos combustíveis. Os dados foram obtidos através de medidas precisas das peças adquiridas, e de análises químicas das composições de materiais através de técnicas específicas e confiáveis. A compilação de dados foi realizada para: - Barras de Controle; - Caixas Guias das Barras de Controle; - Caixas de Água Pesada; - Bloco de Alumínio, e - Placa Matriz.

    Palavras-Chave: ipen-mb-1 reactor; data compilation; equipment; evaluated data; chemical analysis; manufacturing; dimensions

    Icon

  • IPEN-DOC 25589

    YAMAGUCHI, MITSUO ; SANTOS, ADIMIR dos . Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-108-02). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 25588

    SHORTO, JULIAN M.B. . Cálculo do inventário de produtos de fissão do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01 para estimativa do termo fonte de acidentes radiológicos com liberação atmosférica. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-056-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório é parte integrante do projeto de adaptação das instalações do reator IPEN/MB‐01 para substituição do atual núcleo de varetas por um núcleo de elementos combustíveis de placas paralelas. Seu objetivo é calcular o inventário de produtos de fissão do núcleo de placas paralelas com o intuito de estimar o termo‐fonte a ser considerado na avaliação de acidentes que envolvam liberação de radionuclídeos para a atmosfera. Na primeira revisão todos os cálculos foram refeitos para levar em conta os novos valores de fluxo de nêutrons no interior do núcleo atualizados pelo relatório IPEN‐CEN‐PSERMB‐ 005‐00‐RELT‐014‐01. Essa atualização nos cálculos foi efetuada utilizando uma versão mais recente do pacote de códigos SCALE, a versão 6.2.2.

    Palavras-Chave: ipen-mb-1 reactor; inventories; fuel elements; calculation methods; radiation accidents; fission product release; decay; time measurement; adaptive systems

    Icon

  • IPEN-DOC 25587

    SHORTO, JULIAN M.B. . Estimativa da taxa de dose na superfície de uma placa combustível do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-029-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório é parte integrante do projeto de adaptação das instalações do reator IPEN/MB‐01 para substituição do atual núcleo de varetas por um núcleo de elementos combustíveis de placas paralelas. Seu objetivo é apresentar uma estimativa da taxa de dose na superfície de uma placa combustível após uma hora de irradiação e quatro dias de decaimento. Essa informação é relevante para planejar adequadamente as medidas de proteção radiológica cabíveis em experimentos nos quais se faça necessária a manipulação de placas combustíveis. O valor encontrado para essa taxa foi de 289,06 ± 0,08 μSv/h. Na primeira revisão todos os cálculos foram refeitos para levar em conta os novos valores de fluxo de nêutrons no interior do núcleo atualizados pelo relatório IPEN‐CEN‐PSE‐RMB‐005‐ 00‐RELT‐014‐01. Essa atualização nos cálculos foi efetuada utilizando uma versão mais recente do pacote de códigos SCALE, a versão 6.2.2.

    Palavras-Chave: fuel plates; ipen-mb-1 reactor; radiation doses; decay; calculation methods; monte carlo method; fuel elements; neutron flux

    Icon

  • IPEN-DOC 25586

    SHORTO, JULIAN M.B. . Cálculo de ativação dos materiais introduzidos pela substituição do núcleo no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2019. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-028-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório é parte integrante do projeto de adaptação das instalações do reator IPEN/MB-01 para substituição do núcleo atual de varetas por um núcleo de elementos combustíveis de placas paralelas. Seu objetivo é apresentar o cálculo de ativação dos materiais introduzidos no reator devido à troca do núcleo, a saber: liga de alumínio 6061, presente em diversos componentes do núcleo; cádmio, utilizado como veneno queimável nos elementos combustíveis; háfnio, utilizado como material absorvedor nas barras de controle do reator. Na primeira revisão todos os cálculos foram refeitos para levar em conta os novos valores de fluxo de nêutrons no interior do núcleo atualizados pelo relatório IPEN-CEN-PSERMB- 005-00-RELT-014-01. Essa atualização nos cálculos foi efetuada utilizando uma versão mais recente do pacote de códigos SCALE, a versão 6.2.2.

    Palavras-Chave: reactor cores; aluminium alloys; cadmium; hafnium; ipen-mb-1 reactor; rods; calculation methods; radioactivation

    Icon

  • IPEN-DOC 25267

    VIEIRA, RAPHAEL R. da C.F. ; VICENTE, ROBERTO . Caracterização geológica de sítios para um repositório profundo de rejeitos radioativos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Janeiro, 2019. (IPEN/GRR-REL-01/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Abstract: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos, na Gerência de Rejeitos Radioativos do IPEN, para a caracterização de sítios de deposição de rejeitos radioativos, a partir de análises geográficas. O objetivo é levantar as informações das características de local para identificar se são adequadas à instalação de um repositório do tipo poço tubular profundo, destinado à deposição de fontes seladas em desuso (FRSD). Trata-se de um exercício para avaliar a viabilidade de instalação de um repositório, na área de localização das instalações do IPEN, segundo os requisitos da segurança para o homem e o meio ambiente, em curto e em longo prazo.

    Palavras-Chave: repository, site characterization, radioactive waste

    Icon

  • IPEN-DOC 25085

    OLIVEIRA JUNIOR, JULIO de ; VICENTE, ROBERTO . Eficiência estimada do esfregaço. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Novembro, 2018. (IPEN/GRR-REL-08/18). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Abstract: O desafio de caracterizar rejeitos constituídos de peças contaminadas com grandes dimensões decorre da dificuldade em executar métodos de medida com boa precisão e exatidão. A técnica do esfregaço é usada com frequência para determinar a concentração de radioatividade desse tipo de rejeito. Contudo, a eficiência estatística do esfregaço é pouco conhecida, dificultando o uso do método para análises quantitativas. Neste trabalho usou-se da Lei dos Grandes Números e de simulações computacionais para elaborar uma técnica capaz de determinar a eficiência média de um esfregaço e, usando esse valor, prever o valor das medidas de amostras radioativas, permitindo assim obter uma estimativa dos valores de atividades totais fazendo poucos ensaios. Os resultados se mostraram satisfatórios e descrevem uma proposta de arranjo experimental para verificar, empiricamente, a validade do método.

    Icon

  • IPEN-DOC 25043

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : calibração da potência do reator IPEN/MB-01 pela Técnica de Análise por Ativação Neutrônica. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-084-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Abstract: Este relatório apresenta o procedimento de comissionamento para a calibração da potência do reator IPEN/MB-01, utilizando a técnica de análise por ativação neutrônica, através da irradiação de folhas de ouro com e sem cobertura (nuas) de cádmio. [1,2,3], posicionadas no interior do núcleo do reator IPEN/MB-01. O valor médio do fluxo de nêutrons e por conseqüência de potência obtido é correlacionado com o valor médio de corrente dos canais nucleares 5 e 6, bem como o valor médio da taxa de contagem do canal 10, respectivamente câmaras de ionização compensada e detector de B-10. Tais medidas são obtidas a partir da irradiação das folhas de ouro a 100 watts de potência, valor este estimado pela técnica de análise por ruído neutrônico em relatório anterior de comissionamento

    Icon

  • IPEN-DOC 25042

    DINIZ, RICARDO . Comissionamento : previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-080-01). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Abstract: Este relatório de comissionamento apresenta um procedimento experimental para a previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, utilizandoa técnica do inverso da multiplicação subcrítica (1/M).

    Icon

  • IPEN-DOC 25041

    MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento : procedimento de teste de queda das barras de controle no reator IPEN/MB-01 (teste integrado do MAB com as barras de controle). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-077-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Icon

  • IPEN-DOC 25040

    MURA, LUIZ E.C. ; BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento : procedimento para o carregamento e descarregamento dos elementos combustíveis do núcleo do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-075-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Abstract: Este relatório descreve o procedimento para o comissionamento das operações de carregamento e descarregamento dos elementos combustíveis do núcleo do Reator IPEN/MB-01

    Icon

  • IPEN-DOC 25036

    MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento : procedimento para o recebimento, manuseio e estocagem de elemento combustível tipo placa novo no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-069-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)

    Abstract: Este procedimento de comissionamento trata do processo de recebimento e dos testes das operações de manuseio e armazenamento dos elementos combustíveis tipo placa novos no reator IPEN/MB-01. Também faz parte dos objetivos deste procedimento, testar a inserção ou retirada das Placas Combustíveis avulsas dos Elementos Combustíveis Desmontáveis e a inserção ou retirada das Placas nas Caixas de Estocagem de Placas.

    Icon

  • IPEN-DOC 25035

    MOLNARY, LESLIE de . Arquivo meteorológico da torre A e torre D da CNAAA – período 2000-2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-IPPG-006-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise do arquivo de dados meteorológicos da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis (RJ), para o período de 2000 a 2017 e que será utilizado pela empresa Tetra Tech Brasil para avalizar o estudo de condições meteorológicas extremas (velocidade do vento, temperatura e precipitação) na área do Complexo de Manutenção Especializada (CME) do Estaleiro e Base Naval (EBN) que a Marinha do Brasil (MB) está construindo no município de Itaguaí (RJ). Devido à ausência de dados meteorológicos no local do empreendimento do EBN, foi informado à Tetra Tech que os dados meteorológicos a CNAAA podem, em primeira análise, ajudar a complementar as informações meteorológicas do estudo de condições meteorológicas extremas, uma vez que, os dados da CNAAA já são coletados a muitos anos pelo sistema de meteorologia, assim como, a distância entre a CNAAA e o EBN de cerca de 63 km e a localização de ambos os empreendimentos na faixa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, assegura que os principais fenômenos de mesoescala e de grande escala sinótica podem ser assumidos atuando quase que ao mesmo tempo. As condições meteorológicas locais no EBN, que eventualmente possam apresentar algum mecanismo de circulação diferenciado gerado pela configuração topográfica e/ou disposição do empreendimento em relação à proximidade do oceano, que não apenas as características gerais das circulações de mesoescala e de escala sinótica na região, poderão ser melhor estudadas e caracterizadas quando da implementação e operação continuada do sistema de meteorologia da EBN. Eventualmente, esses mecanismos locais poderão potencializar algum dos parâmetros meteorológicos avaliados (velocidade do vento, temperatura e precipitação pluviométrica).

    Icon

  • IPEN-DOC 25034

    YAMAGUCHI, MITSUO . Análise de criticalidade do transporte de elementos combustíveis do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-CCN-008-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta a análise de criticalidade dos elementos combustíveis que serão transportados do Centro de Combustível Nuclear (CCN) para o prédio do Reator IPEN/MB-01. A análise foi feita com o sistema SCALE4.4a.

    Icon

  • IPEN-DOC 24908

    YAMAGUCHI, MITSUO . Cálculo do fator de multiplicação efetivo do núcleo do reator RA-6 com o sistema SCALE 4.4a. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-099-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o cálculo do fator de multiplicação efetivo de um experimento crítico realizado no reator argentino RA-6 com o sistema computacional SCALE4.4a. Esse experimento foi aceito como benchmark e está publicado no International Handbook of Evaluated Criticality Safety Benchmark Experiments.

    Icon

  • IPEN-DOC 24907

    JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; SILVA, JOSÉ E.R. da ; YAMAGUCHI, MITSUO . Descrição mecânica e cálculo de criticalidade das caixas de armazenamento de placas combustíveis avulsas dos elementos combustíveis desmontáveis. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-097-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este documento descreve a configuração mecânica das Caixas de Armazenamento de Placas Combustíveis avulsas dos Elementos Combustíveis Desmontáveis (ECD) no mesmo Cesto de Armazenagem e Transporte de Elementos Combustíveis tipo Placa, semelhantes aos do futuro reator RMB, a serem utilizados no núcleo do Reator IPEN/MB-01. Com finalidade de aprovação da forma de estocagem, é mostrado, em seguida, o cálculo de criticalidade do cesto completo com as caixas também completas de Placas Combustíveis, em condições extremas de armazenamento, nas covas de estocagem.

    Icon

  • IPEN-DOC 24906

    MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: retirada incontrolada da barra de controle em elevação de potência e em plena potência. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-095-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório trata do procedimento experimental para a realização da experiência de “Retirada Incontrolada de Barra de Controle” do Reator IPEN/MB- 01, em fase de elevação de potência com atuação do sistema de desligamento de segurança.

    Icon

  • IPEN-DOC 24905

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: calibração das barras de controle do reator IPEN/MB-01 com o núcleo contendo elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-090-02). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o procedimento experimental para calibração das quatro barras de controle do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa[1], correlacionando reatividade com o trecho de barra retirado ou inserido do núcleo (reatividade diferencial) e por conseguinte, obtendo a reatividade total inserida (valor integral das barras de controle).

    Icon

  • IPEN-DOC 24904

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: Calibração das barras de controle do reator IPEN/MB-01 com o núcleo contendo elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-090-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o procedimento experimental para calibração das 4 barras de controle do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa[1], correlacionando reatividade com o trecho de barra retirado ou inserido do núcleo (reatividade diferencial) e por conseguinte obtendo a reatividade total inserida (valor integral das barras de controle).

    Icon

  • IPEN-DOC 24903

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: Medida do coeficiente de reatividade de temperatura αiso(T) no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-089-02). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Neste relatório apresentam-se os procedimentos experimentais a se realizarem no comissionamento do Reator IPEN/MB-01 visando a medida do coeficiente de Reatividade de Temperatura Isotérmica, αiso(T) para o núcleo com elementos combustíveis tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24902

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: Medida do coeficiente de reatividade de temperatura αiso(T) no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-089-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Neste relatório apresentam-se os procedimentos experimentais a se realizarem no comissionamento do Reator IPEN/MB-01 visando a medida do coeficiente de Reatividade de Temperatura Isotérmica, αiso (T) para o núcleo com elementos combustíveis tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24901

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: Calibração da potência do reator IPEN/MB-01 pela Técnica de Análise de Ruído Neutrônico. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-085-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta procedimentos para calibração da potência do reator IPEN/MB-01 tipo placa pela Técnica de análise do ruído neutrônico [1,2,3].

    Icon

  • IPEN-DOC 24900

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: Criticalidade inicial do reator IPEN/MB-01 – Núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-083-02). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento operacional da criticalização inicial do reator IPEN/MB-01. O comissionamento visa verificar se o procedimento atende aos critérios de projeto estabelecidos no Relatório de Análise de Segurança (RAS).

    Icon

  • IPEN-DOC 24899

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: Criticalidade inicial do reator IPEN/MB-01 – Núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-083-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento operacional da criticalização inicial do reator IPEN/MB-01. O comissionamento visa verificar se o procedimento atende aos critérios de projeto estabelecidos no relatório de análise de segurança (RAS).

    Icon

  • IPEN-DOC 24898

    BITELLI, ULYSSES D. . Comissionamento: Criticalidade inicial do reator IPEN/MB-01 – Núcleo com elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-083-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento operacional da Criticalização inicial do reator IPEN/MB-01. O comissionamento visa a verificar se o procedimento atende aos critérios de projetos estabelecidos no relatório de análise de segurança (RAS).

    Icon

  • IPEN-DOC 24897

    MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: Teste de queda de elementos de controle no reator IPEN/MB-01 – Fase de carregamento. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-082-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório trata do comissionamento do sistema de queda dos elementos de controle do reator IPEN/MB-01 na fase de carregamento. O comissionamento visa verificar se os critérios de projetos estabelecidos no relatório de análise de segurança (RAS) estão sendo atendidos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24896

    MURA, LUIZ E.C. ; RICCIARDI, CARLOS H. . Comissionamento: Teste de equipamentos eletrônicos a serem utilizados com os detectores no experimento de carregamento do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-081-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Realizar os testes dos equipamentos eletrônicos associados aos detectores BF3 e H3 a serem utilizados pelo grupo experimental durante a fase de carregamento do reator IPEN/MB-01. Estes testes visam também otimizar a relação Sinal/Ruído, caso necessário, e estabelecer o nível de discriminação a ser utilizado, em cada sistema, durante o experimento.

    Icon

  • IPEN-DOC 24895

    DINIZ, RICARDO . Comissionamento: Previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-080-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório de comissionamento apresenta um procedimento experimental para a previsão de massa crítica do núcleo do reator IPEN/MB-01 com elementos combustíveis tipo placa, utilizandoa técnica do inverso da multiplicação subcrítica (1/M).

    Icon

  • IPEN-DOC 24894

    BITELLI, ULYSSES D. . Descarregamento do núcleo do reator IPEN/MB-01 contendo varetas combustíveis e absorvedoras. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Abril, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-079-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Os procedimentos operacionais apresentados neste relatório fornecem um roteiro seguro para a retirada das varetas combustíveis, varetas de controle e segurança do núcleo do reator IPEN/MB-01 e sua transferência e armazenamento nas covas de estocagem existentes no interior da célula crítica. Este relatório também fornece um procedimento para a retirada e armazenamento das aranhas, parafusos, termopares, detectores de nêutrons dos canais nucleares e seus respectivos tubulões, pré-amplificadores,e dos mecânismos de acionamento de barras (MAB) do núcleo do reator IPEN/MB-01. Todos esses componentes serão identificados por etiquetas e posteriormente acondicionados na sala denominada como “Sala de Acesso ao Dreno das Covas (ADC)” localizada no 1º subsolo do Edifício da Célula Critica. Os critérios de segurança seguidos e atendidos, são baseados nos seguintes documentos da “Instalação Reator IPEN/MB-01”: - Relatório de Análise de Segurança (RAS-IPEN/MB-01) /1/ nos capítulos 15 ( Análise de Segurança) e 16 ( Especificações Técnicas) ; - Especificação Técnica para o Projeto Nuclear da Unidade Crítica /2/ ; - Instruções Técnicas do Manual de Operação do Reator IPEN/MB-01 /3,4,5/

    Icon

  • IPEN-DOC 24893

    SANTOS, DIOGO F. dos . Distribuição do fluxo de nêutrons e densidade de potência do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-014-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Neste relatório apresentam-se os métodos de cálculo para obtenção do fluxo de nêutrons em meshes modelados com o código de Monte Carlo (APÊNDICE I). Foram obtidos o fluxo de nêutrons em 4 grupos de energia e a densidade de potência normalizados pela potência máxima de 100 W do reator IPEN/MB-01 tipo placa. A revisão deste relatório visou o acréscimo de valores de fluxos em quatro grupos de energia em regiões do núcleo do reator onde continham alumínio, combustível e nas barras de controle para serem utilizados como dados de entrada em cálculos de ativação e de taxa de dose.

    Icon

  • IPEN-DOC 24892

    JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; SILVA, JOSÉ E.R. da ; YAMAGUCHI, MITSUO . Descrição mecânica e cálculo de criticalidade do cesto de armazenagem e de transporte de elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-010-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este documento descreve a configuração mecânica do Cesto de Armazenagem e de Transporte de Elementos Combustíveis tipo Placa, semelhantes aos do futuro reator RMB, a serem utilizados no núcleo do Reator IPEN/MB-01. Com finalidade de aprovação da forma de estocagem, é mostrado, em seguida, o cálculo de criticalidade do cesto completo com os EC em condições extremas de armazenamento, nas covas de estocagem.

    Icon

  • IPEN-DOC 24891

    SILVA, JOSÉ E.R. da ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; LIMA, JOSÉ R. de . Projeto mecânico do elemento combustível tipo placa do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: É apresentado neste relatório o projeto de concepção mecânica do elemento combustível (EC) do tipo placa para o Reator IPEN/MB-01. São relacionados os critérios básicos considerados no projeto do EC. Os aspectos geométricos e construtivos assim como as considerações para o estabelecimento dos limites para o projeto do EC foram baseados no Relatório de Análise de Segurança Preliminar do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que é o reator de base para os experimentos neutrônicos a serem realizados no IPEN/MB-01. Na revisão 1 foram acrescentadas informações referentes ao elemento combustível desmontável (EC-D) na tabela 5 e modificadas as redações dos itens 2.2 e 2.5 tendo sido suprimido o item 2.6.

    Icon

  • IPEN-DOC 24890

    SILVA, ANTONIO T. e ; ZEITUNI, CARLOS A. ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; SILVA, JOSÉ E.R. da ; TERREMOTO, LUIS A.A. ; CASTANHEIRA, MYRTHES ; FRANÇA, RENATO L. . Inspeção visual de elementos combustíveis, elementos de controle e componentes do núcleo do reator da Usina Nuclear Angra 2 durante a parada técnica programada 2P14. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-217-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento descreve as atividades de inspeção visual de elementos de combustível, restritores de fluxo de água e barras de controle descarregados do núcleo do reator (Ciclo 14 de operação) da Usina Angra 2 da CNAAA. As atividades de inspeção visual foram realizadas pelo IPEN/CNEN-SP durante a parada técnica programada 2P14 em atendimento ao contrato de prestação de serviços firmado entre a ELETRONUCLEAR e a CNEN/IPEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 24889

    MOLNARY, LESLIE de . Dados de precipitação pluviométrica na CNAAA – Período Janeiro a Dezembro de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Abril, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição dos totais mensais e anual da precipitação pluviométrica observado no decorrer do ano de 2017 no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ). A precipitação pluviométrica acumulada em 2017 foi de 2.008,3 mm. O mês mais chuvoso foi Março/2017 com um total mensal de 418,5 mm. A precipitação máxima de 24 horas (período contínuo) foi de 136,75 mm entre 00 h do dia 18/03 e 24 h do dia 18/03 de2017. Os dados meteorológicos apresentados serão utilizados pela Gerência de Engenharia Civil e Estruturas Metálicas, para compor documento para o estudo da estabilidade das encostas da Serra do Mar na área próxima ao sítio da CNAAA.

    Icon

  • IPEN-DOC 24888

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório Semestral de Rejeitos e de Liberação de Efluentes de Angra 1 – Dados meteorológicos do 2º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2017, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão: As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 2º semestre de 2017; As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área DPR.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Icon

  • IPEN-DOC 24887

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório Semestral de Rejeitos e de Liberação de Efluentes de Angra 2 – Dados meteorológicos do 2º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2017, publicado pela área DPR.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão: As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade da área ALI.T da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Icon

  • IPEN-DOC 24886

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório Final de Análise de Segurança (RFAS) – Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) – Seção 2.4.3 -- Meteorologia. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a Seção 2.4.3 – Meteorologia (Meteorology) que faz parte do Relatório Final de Análise de Segurança da Unidade de Armazenamento a Seco (RFAS / UAS) localizada na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ).

    Icon

  • IPEN-DOC 24885

    MOLNARY, LESLIE de . Análise dos dados meteorológicos das torres A e B da CNAAA – Período: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a análise dos dados meteorológicos de temperatura, umidade relativa, velocidade e direção do vento a 10 m e precipitação pluviométrica para a Torre A, e velocidade e direção do vento a 15 m para a Torre B para o período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017. As Torres A e B estão localizadas no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ). Os dados meteorológicos apresentados serão utilizados para complementar as informações necessárias para processar o modelo numérico de circulação oceanográfica em torno da Praia de Itaorna e regiões circunvizinhas. Esse trabalho de modelagem está sendo acompanhado pela equipe do IBQN que dá apoio técnico à Eletronuclear. A planilha com os dados meteorológicos analisados nesse documento já foi entregue para a equipe do IBQN. A equipe do IPEN não tem responsabilidade técnica pelos resultados gerados pelo modelo numérico de oceanografia. Os dados de direção do vento para a Torre B, principalmente, para os anos de 2013, 2014 e 2017, não estão consistentes quando comparados com os dados disponíveis no banco de dados meteorológicos da CNAAA. A sua utilização deve ser evitada até que seja investigado os valores reportados e/ou seja necessária a substituição do sensor de direção do vento. Os dados de precipitação pluviométrica acumulada apresentaram valores bastante intensos em determinados períodos, mas como não existem dados de outras estações para confrontá-los são considerados validados. Ressalte-se apenas que existiram diversos períodos com ausência de dados o que compromete a determinação dos valores torais mensais acumulados. Os demais sensores apresentaram valores que podem ser considerados dentro da faixa de medição esperada para a hora do dia e mês do ano.

    Icon

  • IPEN-DOC 24884

    MOLNARY, LESLIE de . Análise do texto “Clima e condições meteorológicas” emitido pela consultoria Burschaid. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma revisão do texto “Clima e Condições Meteorológicas” elaborado pela Consultoria BURSCHAID para o relatório de análise de risco desenvolvido para o sítio da CNAAA, localizado no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ).

    Icon

  • IPEN-DOC 24883

    MOLNARY, LESLIE de . Principais características da climatologia e meteorologia para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Outubro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-213-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta as principais características climáticas, e a distribuição temporal das variáveis meteorológicas monitoradas através do Sistema de Monitoração Meteorológica da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAAA), localizada no município de Angra dos Reis (RJ). Esse documento será enviado para o Serviço de Meio Ambiente (SEMAM) do Centro para o Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN-MG) que desenvolve uma atividade técnica conjunta com a Eletronuclear no mapeamento de escoamentos de águas subterrâneas na região do sítio da CNAAA. A SEMAM formalizou essa requisição a partir de um e-mail enviado à Assessoria de Licenciamento Nuclear e Ambiental (ALI.T) da Eletronuclear. É adotada a itemização e padronização dos documentos de licenciamento nuclear que são enviados para a DRS/CNEN quando da elaboração dos Relatórios de Análise de Segurança das instalações nucleares da CNAAA. A descrição das características da climatologia e meteorologia para a área em torno da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) está baseada em informações contidas em diversos documentos de licenciamento nuclear já elaboradas para as instalações nucleares da CNAAA /1,2,3/.

    Icon

  • IPEN-DOC 24882

    MOLNARY, LESLIE de . Análise dos dados meteorológicos de precipitação no IPEN - Períodos específicos solicitados pelo CQMA. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-CQMA-001-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados de precipitação pluviométrica coletados através da torre meteorológica do IPEN, Campus da Universidade de São Paulo, município de São Paulo (SP) para dias específicos durante o período de Janeiro de 2017 a Fevereiro de 2018. Os períodos específicos para informação dos dados de precipitação pluviométrica foi solicitado pelo Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) para apoiar um trabalho de doutorado coordenado pela área. Observação: A torre meteorológica, após a sua transferência para a atual localização no sítio do reator IPEN/MB-01, passou a ter uma coleta consistente e efetiva apenas a partir do dia 10 de fevereiro de 2017. Assim sendo, os períodos de 16 a 18/01/2017 e de 30/01 a 01/02/2017 não estão disponíveis.

    Icon

  • IPEN-DOC 24881

    LANDIM, HUGO R. . Operação do reator IPEN/MB-01 – Ano 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-INF-CENR-087-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Operação e manutenção do reator IPEN/MB-01

    Abstract: Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades de operação realizadas no Reator IPEN/MB-01 durante o ano de 2017. O Reator IPEN/MB-01 é uma instalação nuclear que permite a simulação de todas as características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida, sem que haja a necessidade de construir-se um complexo sistema de remoção de calor. Esse tipo de reator é conhecido mundialmente como reator de potência zero ou Unidade Crítica, sendo no nosso caso, projetado para operar a uma potência máxima de 100 watts. Esses reatores representam uma ferramenta básica, que permitem aos pesquisadores estudar não apenas por cálculos teóricos, mas também com medidas experimentais, o desempenho e as características do núcleo de um reator de potência ou de propulsão naval, antes da sua efetiva instalação, simulando as condições de projeto na própria instalação.

    Icon

  • IPEN-DOC 24923

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: calibração das barras de controle do reator IPEN/MB-01 com o núcleo contendo elementos combustíveis tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-090-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Neste relatório apresentam-se o procedimento experimental para calibração das 4 barras de controle do novo núcleo do Reator IPEN/MB-01 contendo elementos combustíveis tipo placa[1], correlacionando reatividade com o trecho de barra retirado ou inserido do núcleo (reatividade diferencial) e por conseguinte obtendo a reatividade total inserida (valor integral das barras de controle) .

    Icon

  • IPEN-DOC 24922

    BITELLI, ULYSSES D. ; AREDES, VITOR O.G. ; MURA, LUIZ E.C. . Comissionamento: medida do coeficiente de reatividade de temperatura αiso(T) no reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Dezembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-089-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Neste relatório apresentam-se os procedimentos experimentais a se realizarem no comissionamento do Reator IPEN/MB-01 visando a medida do coeficiente de Reatividade de Temperatura Isotérmica, αiso (T) para o núcleo com elementos combustíveis tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24921

    LEE, SEUNG M. . Análise do acidente severo na Usina Nuclear Angra 2 utilizando o programa MELCOR. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-010-00-RELT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este trabalho simula um acidente de condições estendidas de projeto na Usina Nuclear ANGRA 2, utilizando o código MELCOR. A instalação nuclear ANGRA 2 foi escolhida pelo fato de se ter a sua modelagem já testada, por meio de simulações de alguns acidentes descritos em seu respectivo FSAR (Final Safety Analysis Report), com o RELAP5. O trabalho compara os resultados das simulações com condições diferentes a respeito das medidas mitigatórias do SAMG a fim de avaliar a eficácia de cada uma dessas medidas.

    Icon

  • IPEN-DOC 24920

    MENZEL, SILVIO C. . Estudo de alternativas de alimentação elétrica. Projeto Orquídea – Agregado ao Loop 70 – Galpão de Experimentos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-008-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: É apresentado um estudo de alternativas de alimentação elétrica para atender as cargas elétricas do Projeto Orquídea a ser implantado nas instalações do experimento Loop 70 do Galpão de Experimentos do CEN, dentro da área do IPEN, Avenida Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

    Icon

  • IPEN-DOC 24919

    FREITAS, ROBERTO L. . Circuito Experimental Orquídea para testes de elementos combustíveis. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-007-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório tem como objetivo apresentar o projeto de concepção do circuito experimental ORQUÍDEA para testes de elementos combustíveis, a ser construído no IPEN/CNEN. O projeto tem como principal característica a utilização de equipamentos e componentes do Circuito Experimental de Água - LOOP 70 visando diminuir os custos e o tempo de construção. Nele, são descritas as funções do circuito, as principais características de operação do circuito experimental ORQUÍDEA e dos seus equipamentos.

    Icon

  • IPEN-DOC 24918

    SANTOS, SAMUEL C. ; SANTOS, SERGIO O. dos ; TORRES, WALMIR M. . Avaliação técnica amostral da instrumentação do LOOP 70 para utilização no Circuito Orquídea. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta o resultado da avaliação técnica de uma amostragem de transmissores de pressão, transmissores de pressão diferencial e transmissores temperatura do LOOP 70 para verificação da viabilidade de utilização destes instrumentos no circuito experimental Orquídea.

    Icon

  • IPEN-DOC 24917

    TORRES, WALMIR M. . Memorial de cálculo do Circuito Hidrodinâmico para Testes de Elementos Combustíveis (Orquídea). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta o memorial de cálculo do circuito Orquídea, que é o circuito experimental que está sendo projetado para a realização de testes hidrodinâmicos em elementos combustíveis (ECs) com placas planas paralelas do tipo MTR, para reatores nucleares de pesquisa, e que deverá ser construído no IPEN. Esse circuito experimental será utilizado para a realização dos testes necessários para a qualificação dos elementos combustíveis do reator RMB. O dimensionamento do circuito considera as condições mais críticas de operação, ou seja, as condições necessárias para atingir a velocidade de escoamento crítica em um EC tipo MTR, com escoamento ascendente, como o do reator RMB.

    Icon

  • IPEN-DOC 24916

    FAINER, GERSON ; FALOPPA, ALTAIR A. ; ALMEIDA, JOEDSON T. de . Circuito Orquídea: avaliação estrutural do pressurizador V-102. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar a avaliação mecânica do: “ Pressurizador V-102” do Circuito Experimental de Água (“CEA”) do IPEN, também conhecido como “Loop 70”, para se verificar a possibilidade de sua reutilização no Circuito Hidrodinâmico para testes de Elementos Combustíveis – Orquídea. O projeto e construção do Pressurizador V-102 foi desenvolvido com o código ASME VIII division 1 no ano de 1977. O Pressurizador V-102 foi avaliado, através da análise estrutural das partes mecânicas, aplicando o código do projeto original, ou seja, ASME VIII division 1 nas seguintes condições:  Pressão interna = 2.0 N/mm2;  Temperatura de Operação = 60º C. Os resultados da avaliação podem ser resumidos conforme descrito abaixo:  Espessura de parede das partes mecânicas pressurizadas atendem os requisitos de espessura mínima;  A máxima pressão de trabalho (MAWP) é 5.8 N/mm2;  Os bocais não requerem reforço; Os bocais: N1, instalado em um flange cego, e N4, prolongado para o interior do vaso V-102 são configurações estruturais não previstas pelo código ASME VIII, Division 1  A distância entre bocais atende o critério da distância mínima;  As tensões nos flanges, de ½”, ¾”, 1½” e 10”, atendem os limites admissíveis; O flange cego aparafusado de 10” e com um bocal instalado é uma configuração estrutural não prevista pelo código ASME VIII, Division 1  As tensões nas soldas de topo e filete atendem os limites admissíveis;  Não foi encontrada nenhuma referência, relatório ou documento, que relate alguma inspeção em serviço realizada nas partes mecânicas do Pressurizador V-102. A avaliação estrutural do flange cego e bocais N1 & N4 foi desenvolvida, adotando-se a metodologia do código ASME VIII division 2. Foi, então, realizada a análise de tensões do Pressurizador V-102, aplicando-se o método das tensões elásticas, com o programa de análise estrutural por elementos finitos ANSYS. As tensões equivalentes calculadas para o flange cego e bocais N1 & N4, na condição de projeto e operação, atendem os limites prescritos pelo código ASME VIII division 2. Deste modo, está comprovada a adequação mecânica e estrutural das partes mecânicas do Pressurizador V-102. Considerando que não há registros de inspeções periódicas do Pressurizador V-102, desde o início de sua operação em 1977, recomendamos, antes da sua reutilização no circuito “Orquídea”, o seguinte procedimento:  “Inspeção Visual interna e externa das partes mecânicas do Pressurizador V-102”.

    Icon

  • IPEN-DOC 24915

    FAINER, GERSON ; FALOPPA, ALTAIR A. ; ALMEIDA, JOEDSON T. de . Circuito Orquídea: avaliação estrutural do tanque de armazenamento / desaerador V-101. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar a avaliação mecânica do:  Tanque de Armazenamento / Desaerador (V-101) do Circuito Experimental de Água (“CEA”) do IPEN, também conhecido como “Loop 70”, para se verificar a possibilidade de sua reutilização no Circuito Hidrodinâmico para testes de Elementos Combustíveis – Orquídea. O projeto e construção do Tanque V-101 foi desenvolvido com o código ASME VIII division 1 no ano de 1977. O Tanque V-101 foi avaliado, através da análise estrutural das partes mecânicas internas e externas, aplicando o código do projeto original, ou seja, ASME VIII division 1. Os resultados da avaliação podem ser resumidos conforme descrito abaixo:  Espessura de parede das partes mecânicas pressurizadas atendem os requisitos de espessura mínima;  A máxima pressão de trabalho (“MAWP”) é 1.15 N/mm2;  Os bocais não requerem reforço;  A distância entre os bocais N5 e N10 é menor que a distância mínima, portanto, uma análise de tensões, aplicando-se o método dos elementos finitos com o programa ANSYS, desta região do casco cilíndrico próxima aos bocais foi realizada, observando os requisitos do código ASME VIII division 2. As tensões calculadas no casco cilíndrico e bocais N5 e N10 atendem os limites prescritos pelo código ASME VIII, Division 1&2, na condição de projeto e operação;  As tensões nos flanges e parafusos atendem os limites admissíveis;  As tensões nas soldas de topo e filete atendem os limites admissíveis;  As tensões no perfil L das colunas atendem os limites admissíveis;  As placas de ancoragem foram calculadas aplicando-se o método dos elementos finitos com o programa ANSYS, e as tensões resultantes atendem os limites admissíveis;  Não foi encontrado nenhuma referência, relatório ou documento, que relate alguma inspeção em serviço realizada nas partes mecânicas do Tanque V-101. Portanto, está comprovada a adequação mecânica e estrutural das partes mecânicas do Tanque V-101. Considerando que não há registros de inspeções periódicas do Tanque V-101, desde o início de sua operação em 1977, recomendamos, antes da sua reutilização no circuito “Orquídea”, o seguinte procedimento:  “Inspeção Visual interna e externa das partes mecânicas do Tanque V-101”.

    Icon

  • IPEN-DOC 24914

    MOLNARY, LESLIE de ; RIBEIRO, MARIA A.M. . Dados meteorológicos do sitio do RMB para uso no projeto detalhado. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-INFT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento tem como objetivo especificar e apresentar os dados relativos às variáveis meteorológicas obtidas nas torres meteorológicas do RMB-REATOR MULTIPROPÓSICO BRASILEIRO e do CEA - CENTRO EXPERIMENTAL DE ARAMAR, durante o período de 2007-2016. Também são apresentadas as variáveis meteorológicas obtidas pela torre meteorológica do CEA durante o período de 2002 e 2012. Esta informação consolida os valores das variáveis meteorológicas a serem utilizadas por todas as especialidades do projeto detalhado do Reator Multipropósito Brasileiro.

    Icon

  • IPEN-DOC 24913

    MOLNARY, LESLIE de ; RIBEIRO, MARIA A.M. . Dados meteorológicos do sitio do RMB para uso no projeto detalhado. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-006-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento tem como objetivo especificar e apresentar os dados relativos às variáveis meteorológicas obtidas da torre meteorológica do CEA - CENTRO EXPERIMENTAL DE ARAMAR, durante o período de 2002 e 2012. Esta informação consolidará os valores das variáveis meteorológicas a serem utilizadas por todas as especialidades do projeto detalhado do Reator Multipropósito Brasileiro – RMB.

    Icon

  • IPEN-DOC 24912

    FALOPPA, ALTAIR A. ; OLIVEIRA, CARLOS A. de ; FAINER, GERSON . Avaliação estrutural dos tanques de água pesada do reator nuclear de pesquisa IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-113-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: O objetivo deste relatório técnico é documentar a análise estrutural realizada para se verificar a integridade estrutural dos: “ Tanques Refletores de Água Pesada (D2O): Norte, Sul, Leste e Oeste” do Reator Nuclear de Pesquisa IPEN/MB-01. As análises estruturais dos Tanques Refletores de Água Pesada foram desenvolvidas, aplicando-se o código ASME VIII division 1 & 2, e os resultados estão resumidos na tabela abaixo:  ASME VIII division 1 – Tanques Refletores Norte & Sul & Leste & Oeste  Espessura das chapas atendem os requisitos de espessura mínima;  A máxima pressão de trabalho (MAWP) é 0.05 N/mm2;  A Pressão de Teste Hidrostático é 0.057 N/mm2;  Os bocais não requerem reforço;  A distância entre bocais atende ao critério da distância mínima. A distância entre bocais e borda da chapa dos Tanques Leste e Oeste atende ao critério da distância mínima. A distância entre bocais e borda da chapa dos Tanques Refletores de Água Pesada Norte e Sul é menor que a distância mínima;  As tensões calculadas por método analítico nas placas laterais, tampos e distanciadores dos Tanques Refletores de Água Pesada Leste e Oeste não atendem aos limites admissíveis. O método analítico não se mostra adequado para o cálculo completo dos Tanques Refletores de Água Pesada Norte e Sul. As questões acima não resolvidas serão tratadas pelo código ASME VIII division 2.  ASME VIII division 2 – Tanques Refletores Norte & Sul A integridade estrutural dos Tanques Refletores de Água Pesada Norte, Sul, Leste e Oeste foi verificada. Aplicou-se o método de análise das tensões elásticas para se obter as tensões equivalentes, calculadas de acordo com a teoria da energia de distorção máxima, através da simulação numérica com o programa de computador para análise estrutural por elementos finitos ANSYS, nas condições de Operação, Projeto e Teste Hidrostático. As tensões calculadas atendem aos limites prescritos pelo código ASME VIII division 2. Deste modo, os Tanques Refletores de Água Pesada (D2O) Norte, Sul, Leste e Oeste podem ser fabricados, e deverão operar nas seguintes condições:  “Pressão de Operação = 0.0326 N/mm2”;  “Máxima Pressão de Operação (MAWP) = 0.05 N/mm2”;  “Pressão de Teste Hidrostático = 0.057 N/mm2”.

    Icon

  • IPEN-DOC 24911

    YAMAGUCHI, MITSUO ; SANTOS, ADEMIR dos . Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-108-01). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24910

    YAMAGUCHI, MITSUO ; SANTOS, ADEMIR dos . Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-108-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24909

    FALOPPA, ALTAIR A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; OLIVEIRA, OTAVIO L. de. Procedimento para desmontagem e remontagem do núcleo do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-104-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este documento tem como objetivo descrever as etapas de desmontagem do núcleo atual (combustível tipo varetas) e montagem do novo núcleo (combustível tipo placas) do Reator Nuclear IPEN/MB-01 incluindo a sequência, o descritivo e os requisitos para a execução do escopo.

    Icon

  • IPEN-DOC 24656

    YAMAGUCHI, MITSUO . Análise de Criticalidade do Cofre de Salvaguardas (Sala 21) do Prédio 96 do Centro de Combustível Nuclear (CCN). São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-CCN-007-00-RELT-001-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório apresenta a análise de criticalidade do cofre de salvaguardas (sala 21 do prédio 96) do Centro de Combustível Nuclear (CCN) para armazenamento das placas combustíveis e/ou elementos combustíveis do núcleo de placas do Reator IPEN/MB-01. A análise foi feita com o sistema SCALE4.4a.

    Icon

  • IPEN-DOC 24285

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Prédio UJB-UJE acima da cota +28.15m e Colunas. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras no Prédio (ou parte do) UJB-UJE acima da cota 28,15m, da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24284

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Caixas de Passagem de Tubulação do PEB 1–5UPX. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras das Caixas de Passagem de Tubulação do PEB 1-5UPX, da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24283

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Câmara de Compensação de Água de Serviço para o PEB - UQZ. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras (concretagem) da Câmara de Compensação de Água de Serviço para o PEB 4UQZ, da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24282

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Caixa de Coleta de Água de Serviço - UQM. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras (concretagem) da Caixa de Coleta de Água do Sistema de Água de Serviço - UQM, da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24281

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Caixas de Passagem de Cabos - UBS. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-005-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras (concretagem) das Caixas de Passagem de Cabos – UBS (nominalmente identificadas no item 1), da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24280

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Edifício Auxiliar do Reator - UKA. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-006-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras (concretagem) do Edifício Auxiliar do Reator – UKA, da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24279

    MIRANDA, CARLOS A. de J. ; MATTAR NETO, MIGUEL . Apoio à DRS – Angra 3 – PT – Edifício de Tomada de Água de Refrigeração – UPC/1+2UQB. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-DRS-012-00-RELT-007-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Neste relatório apresenta-se o texto do Parecer Técnico encaminhado ao GT-Civil da DRS para revisão dos seus demais membros, que embasará a autorização da DRS à continuidade das obras (concretagem) do Edifício de Tomada d’Água de Refrigeração - UPC/1+2UQB (Entre os Níveis -2,00m e +9,05m), da usina de Angra 3.

    Icon

  • IPEN-DOC 24511

    COTRIM, MARYCEL E.B. ; PIRES, MARIA A.F. ; MARTINS, ELAINE A.J. . Relatório de avaliação do Programa de Monitoramento Ambiental (PMA-Q) atendendo aos Compostos Químicos Estáveis do IPEN – 2015. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CQMA, Maio, 2017. (IPEN-CQMA-RT-2017: REL_PMA-Q_ 2015). Restrito.

    Título do projeto: Programa de Monitoramento Ambiental (PMA-Q) atendendo aos Compostos Químicos Estáveis do IPEN

    Abstract: Este relatório apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do PROGRAMA DE MONITORAMENTO QUÍMICO AMBIENTAL–PMA-Q dos Compostos Químicos Estáveis do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN em 2015. Neste documento são apresentados e discutidos os resultados obtidos, em 2015, nos oito poços de monitoramento de água subterrânea, localizados nas instalações do IPEN, a partir de metodologias analíticas internacionalmente reconhecidas e discutidas com base nas legislações ambientais vigentes, emitidas por órgãos normativos e fiscalizadores, tais como Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), CETESB, Ministério do Meio Ambiente, por meio das resoluções CONAMA, além da solicitação do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do IBAMA. É apresentada também, uma avaliação temporal da qualidade química do efluente lançado pelo IPEN em rede coletora de esgoto, no ano de 2015, face aos valores estipulados nas legislações ambientais pertinentes.

    Icon

  • IPEN-DOC 24278

    LANDIM, HUGO R. ; SHORTO, JULIAN M.B. ; OLIVEIRA, OTÁVIO L. de ; FRANÇA, RENATO L. ; JEREZ, ROGÉRIO . Testes de partida do reator Angra 1 – Parada P23. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-214-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos durante a realização dos TFPZ – Testes Físicos à Potência Zero da Parada 1P23. Os dados foram adquiridos com o sistema de aquisição de dados da usina ANGRA I (SICA), assim como com o Reatímetro do IPEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 24277

    SILVA, ANTONIO T. e ; ZEITUNI, CARLOS A. ; TEODORO, CELSO A. ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; TERREMOTO, LUIS A.A. ; CASTANHEIRA, MYRTHES ; FRANÇA, RENATO L. . Inspeção visual de elementos combustíveis durante a parada 1P23 da CNAAA Unidade 1 (agosto-setembro/ 2017). São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-215-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este documento apresenta as atividades de inspeção visual dos elementos combustíveis (EC) irradiados descarregados do núcleo do reator do ciclo 22 de operação da Usina Angra 1 da CNAAA. A prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para execução de inspeção visual foi realizada por uma equipe qualificada do IPEN/CNEN-SP no período de 28 a 31 de agosto de 2017 durante a parada técnica programada 1P23 em atendimento ao contrato de prestação de serviços [1], firmado entre a ELETRONUCLEAR e o IPEN/CNEN-SP. Roteiro e metodologia da atividade de inspeção visual dos EC, assim como os resultados e análise das ocorrências são apresentados. As fotos das principais ocorrências foram incluídas no Anexo 2 deste relatório. As inspeções visuais em cada EC foram registradas em gravações constantes em mídia DVD numeradas de 1 a 3 para as faces Leste/Oeste e para as faces Sul/Norte, respectivamente, conforme relação apresentada no Anexo 1 deste relatório. Um DVD foi gravado (DVD EXTRA) apresentando a inspeção visual adicional realizada no EC AF33Gd Face O após a retirada de debris (parafuso).

    Icon

  • IPEN-DOC 24275

    LEE, SEUNG M. . Simulation of a Severe Accident Scenarios : Simulation of the scenario S1a- 20cm2 Leak in the Cold Leg of a RCL in Angra 2 with Passive Autocatalystic Recombiners with corresponding boundary conditions. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2017. (IPEN-CEN-PSE-DRS-010-00-RELT-005-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: This report presents the results of the simulations of a severe accident scenario S1a, which consists of a small break in a cold leg in a reactor coolant loop.

    Icon

  • IPEN-DOC 24414

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 Dados meteorológicos do 2º semestre de 2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2016, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2016. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Icon

  • IPEN-DOC 24413

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 Dados meteorológicos do 2º semestre de 2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2016, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 2º semestre de 2016;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2016. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área GMO.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Icon

  • IPEN-DOC 24412

    MOLNARY, LESLIE de . Precipitação pluviométrica na CNAAA - Período Janeiro/2014 a Novembro/2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-INFT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição da precipitação pluviométrica diária, mensal e anual no sítio da CNAAA para o período de Janeiro a Dezembro de 2016 conforme solicitação da Gerência de Engenharia Civil e Estruturas Metálicas. A precipitação pluviométrica anual em 2016 foi de 1.375,5 mm e precipitação máxima diária de 58,25 mm.

    Icon

  • IPEN-DOC 24411

    MOLNARY, LESLIE de . Precipitação pluviométrica na CNAAA - Período 11 e 12 de janeiro de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-INFT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição da precipitação pluviométrica entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2017 conforme solicitação da Gerência de Engenharia Civil e Estruturas Metálicas para apoiar a elaboração de relatório do GRR. A precipitação pluviométrica acumulada entre os dias 11 e 12 de janeiro foi de 69,0 mm. Considerando-se o período compreendido entre 10 e 13 de janeiro o total acumulado foi de 110,25 mm.

    Icon

  • IPEN-DOC 24410

    MOLNARY, LESLIE de . Dados meteorológicos médios na CNAAA para estudo de análise de risco. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-INFT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos médios de velocidade do vento, distribuição setorial da direção do vento, temperatura e umidade relativa no período de Janeiro de 2007 a Dezembro de 2016. Esses dados foram solicitados pela empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente para auxiliar na elaboração de estudo de análise de risco das instalações da CNAAA. Uma análise detalhada dos dados solicitados é apresentada no Seção 2 dessa informação técnica.

    Icon

  • IPEN-DOC 24409

    MOLNARY, LESLIE de . Temperatura do ar a 10 m na CNAAA – Período janeiro 2016 a junho de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição da temperatura média da Torre Meteorológica da CNAAA, no nível de 10 m, para o período de Janeiro de 2016 a Junho de 2017 conforme solicitação da Gerência de Licenciamento da Eletronuclear.

    Icon

  • IPEN-DOC 24408

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 ‐ Dados meteorológicos do 1º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2017, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 1º semestre de 2017;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área GMO.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Icon

  • IPEN-DOC 24407

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 ‐ Dados meteorológicos do 1º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2017, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Icon

  • IPEN-DOC 24406

    MOLNARY, LESLIE de . CNAAA ‐ Unidade de Armazenamento a Seco (UAS) Relatório do Local – Seção 2.4 – Meteorologia e Climatologia. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a elaboração da Seção 2.4 – Meteorologia e Climatologia para o Relatório do Local da Unidade de Armazenamento a Seco que será instalada no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAAA), localizada no município de Angra dos Reis (RJ). É adotada a itemização e padronização fornecida pela gerência de licenciamento ambiental e nuclear da Eletronuclear (GLI.G).

    Icon

  • IPEN-DOC 24405

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação do Arquivo Meteorológico de Barueri / Araçariguama (SP) Período 2012-2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2017. (IPEN-CEN-PSE-SGSAS-004-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise do arquivo de dados meteorológicos que será utilizado para avalizar empreendimento localizado em Araçariguama (SP), coordenadas geográficas aproximadas 286621 e 7406450. Devido à ausência de dados meteorológicos no local do empreendimento, os dados apresentados basearam-se em dados das estações da CETESB localizadas no município de Carapicuíba (SP), de Osasco (SP) e no bairro de Pinheiros, município de São Paulo (SP), complementados com dados de estabilidade e altura de camada de mistura estimados pela empresa Trinity. O período de dados apresentado compreende os anos de 2012 a 2016. A análise desse arquivo de dados meteorológicos servirá para subsidiar a sua utilização como parte dos dados necessários para inicializar a versão computacional do modelo ISC/AERMOD, que será utilizado para estimar os padrões da dispersão atmosférica dos efluentes liberados na atmosfera.

    Icon

  • IPEN-DOC 24404

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação do Arquivo Meteorológico de Catanduva (SP) Período 2011-2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2017. (IPEN-CEN-PSE-SGSAS-003-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise do arquivo de dados meteorológicos que será utilizado para avalizar empreendimento localizado no município de Pindorama. Devido à ausência de dados meteorológicos no local do empreendimento, os dados apresentados basearam-se em dados da estação da CETESB em Catanduva (SP), complementados com dados da estação do INMET A-736 Ariranha. O período de dados apresentado compreende os anos de 2011 a 2016. A análise desse arquivo de dados meteorológicos servirá para subsidiar a sua utilização como parte dos dados necessários para inicializar a versão computacional do modelo ISC/AERMOD, que será utilizado para estimar os padrões da dispersão atmosférica dos efluentes liberados na atmosfera.

    Icon

  • IPEN-DOC 24403

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação do Arquivo Meteorológico de Rio Claro / Leme (SP) - Período 2012-2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Setembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-SGSAS-007-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise do arquivo de dados meteorológicos que será utilizado para avalizar empreendimento localizado em Leme (SP), coordenadas geográficas aproximadas 266786,00, 7547426. Devido à ausência de dados meteorológicos no local do empreendimento, os dados apresentados basearam-se em dados da estação da UNESP localizada no município de Rio Claro (SP). O período de dados apresentado compreende os anos de 2012 a 2016. A análise desse arquivo de dados meteorológicos servirá para subsidiar a sua utilização como parte dos dados necessários para inicializar a versão computacional do modelo ISC/AERMOD, que será utilizado para estimar os padrões da dispersão atmosférica dos efluentes liberados na atmosfera.

    Icon

  • IPEN-DOC 24402

    MOLNARY, LESLIE de . Avaliação do Arquivo Meteorológico de São Paulo (SP) -Central de Resíduos Leste - Período 2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Abril, 2017. (IPEN-CEN-PSE-SGSAS-006-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta uma análise do arquivo de dados meteorológicos que será utilizado para avalizar empreendimento localizado no bairro de São Mateus, município de São Paulo (SP). Os dados apresentados são referentes à estação meteorológica instalada na área do empreendimento. O período de dados apresentado compreende o ano de 2016. A análise desse arquivo de dados meteorológicos servirá para subsidiar a sua utilização como parte dos dados necessários para inicializar a versão computacional do modelo ISC/AERMOD, que será utilizado para estimar os padrões da dispersão atmosférica dos efluentes liberados na atmosfera.

    Icon

  • IPEN-DOC 24401

    MOLNARY, LESLIE de . Comissionamento do sistema de monitoração meteorológica da INB (Resende, RJ) - Análise de Dados – Período 08/Abril/2016 a 07/Abril/2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a análise dos dados coletados na Torre Meteorológica existente no sítio das Industrias Nucleares do Brasil (INB), localizada na Rodovia Presidente Dutra Km 330, município de Resende (RJ) para o período de 08/04/2015 a 07/04/2017. Essa de análise dos dados meteorológicos faz parte do processo de comissionamento do sistema de meteorologia da INB junto à DRS/CNEN, e da qual o IPEN/CNEN-SP vem apoiando como entidade parceira da INB. São apresentadas os valores estatísticos dos parâmetros coletados, considerações e comentários de eventuais problemas identificados nos dados que estão registrados nos arquivos gerados pelo sistema de aquisição de dados: Resende_15min.dat e Resende_60min.dat e disponibilizados na rede da Intranet da INB.. De maneira geral, o sistema de meteorologia da vem apresentado melhoras no seu desempenho funcional em relação ao início das mudanças e alterações de equipamentos e sensores realizadas a partir de meados do ano de 2014. Entretanto, ainda são observadas algumas oscilações nos valores registrados, em particular, com os dados de temperatura e diferencial de temperatura. Ao mesmo tempo, o sistema de meteorologia tem atendido e mantido os requisitos mínimos de disponibilidade e recuperação dos dados meteorológicos conforme estabelecido na norma CNEN-NE 1.22.

    Icon

  • IPEN-DOC 24399

    MOLNARY, LESLIE de . Procedimento integrado do sistema de gestão para o acompanhamento dos dados meteorológicos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-INB-006-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a proposta de um Procedimento Integrado de Gestão (PRSI) para o acompanhamento periódico dos dados meteorológicos coletados na torre instalada no sítio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) localizada em Resende (RJ). Essa PRSI deverá ser utilizada pelos analistas e técnicos da Coordenação de Meio Ambiente e Proteção Radiológica Ambiental (COMAP.N). O PRSI sugere as ações que deverão ser desenvolvidas pela COMAP.N para o acompanhamento dos dados meteorológicos do sítio da INB através de um conjunto de telas de visualização, baseadas no programa LoggerNet (Datalogger Support Software) da Campbell Scientific. Esse novo conjunto de telas de visualização podem substituir as telas do supervisório atualmente utilizadas na COMAP.N e que foram desenvolvidas, anteriormente, pela área da GERTI.F. As telas de visualização foram desenvolvidas para, através da leitura dos arquivos gerados pelo sistema de aquisição de dados (Resende_15min.dat e Resende_60min.dat) e disponibilizados na rede da Intranet da INB, permitir um melhor acompanhamento dos dados meteorológicos em tempo real ou para a elaboração de relatórios de funcionamento e disponibilidade do sistema de meteorologia. Essa IOMA também permitirá que ações corretivas possam ser melhor diagnosticadas e as áreas de apoio da INB acionadas para corrigir os problemas com os sensores meteorológicos e com o datalogger. De maneira complementar, esse PRSI faz parte do processo de comissionamento do sistema de meteorologia da INB junto à DRS/CNEN. O IPEN/CNEN-SP vem apoiando a INB como entidade parceira na área de meteorologia ambiental.

    Icon

  • IPEN-DOC 23453

    SANTOS, DIOGO F. dos . Reposicionamento dos detectores nucleares do reator IPEN/MB-01 tipo placa – definição final. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-051-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: Este relatório é uma revisão do relatório RELT-IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT- 015-00 [1] para adequá-lo aos novos critérios impostos para a operação do reator. O objetivo é obter as novas posições dos detectores nucleares do reator IPEN/MB-01 tipo placa. Isso é necessário devido às várias diferenças desse novo núcleo em relação ao núcleo tipo vareta. O núcleo tipo placa foi modelado com o código de Monte Carlo e os fluxos de nêutrons nos volumes dos detectores foram avaliados segundo os novos critérios estabelecidos. Os resultados do reposicionamento ficaram dentro desses critérios, porém, não foi possível obter uma resposta com a precisão desejada para o canal 10, por estar muito afastado do núcleo.

    Icon

  • IPEN-DOC 23452

    SANTOS, DIOGO F. dos . Especificação nuclear do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-023-01). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: A revisão deste relatório foi severa devido às atualizações e alterações no projeto do reator IPEN/MB-01 tipo placa. Este relatório apresenta a especificação nuclear e concepção do núcleo tipo placa do reator IPEN/MB-01. O projeto neutrônico foi realizado principalmente com o código MCNP5 e em alguns casos específicos foram utilizados os códigos MCNP6, NJOY e CITATION. Os resultados apresentados farão parte do Capítulo 5, Conjunto Crítico, do Relatório de Análise de Segurança (RAS) para o comissionamento do reator e são resumos de relatórios mais detalhados [1], [2], [3], [4], [5], [6], [7], [8], [9], [10], [11], [12], [13], [14] e [15].

    Icon

View more

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.