Navegação Relatórios Técnicos por ano de publicação "2017"

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 23412

    SILVA, JOSE E.R. da ; JUNQUEIRA, FERNANDO de C. ; LIMA, JOSE R. de . Verificação da estrutura suporte do núcleo do reator IPEN/MB-01 considerando a nova configuração dos internos do núcleo para uso de ECs do tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-054-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: Este documento apresenta a verificação da estrutura suporte do núcleo frente aos carregamentos que deverão atuar na mesma devido à substituição de componentes mecânicos associados ao novo núcleo do reator IPEN/MB-01 com o uso de elementos combustíveis (EC) do tipo placa.

    Icon

  • IPEN-DOC 24278

    LANDIM, HUGO R. ; SHORTO, JULIAN M.B. ; OLIVEIRA, OTÁVIO L. de ; FRANÇA, RENATO L. ; JEREZ, ROGÉRIO . Testes de partida do reator Angra 1 – Parada P23. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Novembro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-214-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos durante a realização dos TFPZ – Testes Físicos à Potência Zero da Parada 1P23. Os dados foram adquiridos com o sistema de aquisição de dados da usina ANGRA I (SICA), assim como com o Reatímetro do IPEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 24409

    MOLNARY, LESLIE de . Temperatura do ar a 10 m na CNAAA – Período janeiro 2016 a junho de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-INFT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta a distribuição da temperatura média da Torre Meteorológica da CNAAA, no nível de 10 m, para o período de Janeiro de 2016 a Junho de 2017 conforme solicitação da Gerência de Licenciamento da Eletronuclear.

    Icon

  • IPEN-DOC 23426

    RIBEIRO, MARIA A.M. . Sistema de Blowdown para a Torre de Resfriamento A do Reator IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-132-00-RELT-001-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: O presente trabalho visa contribuir com a melhoria de operação do reator IEAR-1 pela otimização da operação da torre A do mesmo. A operação das torres A e B vem sendo prejudicada pela intermitência operacional principalmente pela decantação de sólidos decorrentes de um processo de corrosão nas tubulações do sistema de resfriamento secundário. Esta decantação tem levado à necessidade de parada da mesma para remoção dos sólidos que estão depositados na bacia. A metodologia proposta neste relatório visa propor uma solução para melhorar a qualidade da água de processo pela introdução de uma purga contínua (blowdown), que é necessária para evitar a concentração de produtos na água de processo em decorrência do processo de evaporação. Também é proposta a alteração do local de alimentação da água de reposição da torre A para que fique o mais distante possível do bocal de captação do retorno de água para o secundário. Neste relatório também foi efetuada uma proposta deste sistema com o cálculo do mesmo e a comparação com o valor, já proposto pelo fabricante da torre, no data book da mesma. É importante que ao implantar o blowdown a empresa que efetua o tratamento de água das torres seja avisada com antecedência. É importante notar que a vazão de blowdown e evaporação de torres de resfriamento é proporcional à potência gerada no reator que é quase que totalmente convertida em calor, o qual é dissipado na torre.

    Icon

  • IPEN-DOC 23414

    LEE, SEUNG M. . Simulation of the scenario S1a- 20cm2 Leak in the Cold Leg of a RCL in Angra 2 with Passive Autocatalytic Recombiners with corresponding boundary conditions. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Junho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-DRS-010-00-RELT-005-02). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Icon

  • IPEN-DOC 24275

    LEE, SEUNG M. . Simulation of a Severe Accident Scenarios : Simulation of the scenario S1a- 20cm2 Leak in the Cold Leg of a RCL in Angra 2 with Passive Autocatalystic Recombiners with corresponding boundary conditions. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2017. (IPEN-CEN-PSE-DRS-010-00-RELT-005-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: This report presents the results of the simulations of a severe accident scenario S1a, which consists of a small break in a cold leg in a reactor coolant loop.

    Icon

  • IPEN-DOC 23413

    LEE, SEUNG M. . Simulação dos Cenários de Acidentes Severos : simulation of the scenario S1a- 20cm2 Leak in the Cold Leg of a RCL in Angra 2 with Passive Autocatalystic Recombiners with corresponding boundary conditions. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2017. (IPEN-CEN-PSE-DRS-010-00-RELT-005-01). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Icon

  • IPEN-DOC 23453

    SANTOS, DIOGO F. dos . Reposicionamento dos detectores nucleares do reator IPEN/MB-01 tipo placa – definição final. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-051-00). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: Este relatório é uma revisão do relatório RELT-IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT- 015-00 [1] para adequá-lo aos novos critérios impostos para a operação do reator. O objetivo é obter as novas posições dos detectores nucleares do reator IPEN/MB-01 tipo placa. Isso é necessário devido às várias diferenças desse novo núcleo em relação ao núcleo tipo vareta. O núcleo tipo placa foi modelado com o código de Monte Carlo e os fluxos de nêutrons nos volumes dos detectores foram avaliados segundo os novos critérios estabelecidos. Os resultados do reposicionamento ficaram dentro desses critérios, porém, não foi possível obter uma resposta com a precisão desejada para o canal 10, por estar muito afastado do núcleo.

    Icon

  • IPEN-DOC 24407

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 ‐ Dados meteorológicos do 1º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-RELT-002-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 1º semestre de 2017, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Icon

  • IPEN-DOC 24414

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 2 Dados meteorológicos do 2º semestre de 2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2 - 2º semestre de 2016, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre os dados e informações disponibilizadas estão:  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 2; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado, e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2016. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 2.

    Icon

  • IPEN-DOC 24408

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 ‐ Dados meteorológicos do 1º semestre de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Agosto, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-211-00-RELT-003-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 1º semestre de 2017, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 1º semestre de 2017;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 1º semestre de 2017. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área GMO.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Icon

  • IPEN-DOC 24413

    MOLNARY, LESLIE de . Relatório semestral de rejeitos e de liberação de efluentes de Angra 1 Dados meteorológicos do 2º semestre de 2016. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Fevereiro, 2017. (IPEN-CEN-PSE-ETN-209-00-RELT-004-00). Restrito.

    Título do projeto: Prestação de Serviços Tecnológicos

    Abstract: Esse documento apresenta os dados e parâmetros meteorológicos que estarão disponibilizados no Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1 - 2º semestre de 2016, publicado pela área GMO.O da Eletronuclear. Entre as informações disponibilizadas estão:  As tabelas de dados meteorológicos horários para cada uma das liberações de efluentes radioativos gasosos ocorrida durante o 2º semestre de 2016;  As tabelas de distribuição da frequência combinada da direção e velocidade do vento em função da classe de estabilidade atmosférica para liberações pela chaminé de Angra 1; e  Os coeficientes mensais de dispersão atmosférica operacional não deplecionado, deplecionado e o coeficiente de deposição estimados durante o 2º semestre de 2016. Todas as informações são obtidas a partir do banco de dados meteorológicos da CNAAA em Angra dos Reis (RJ), e são de responsabilidade das áreas GGA.G e GLI.G da Eletronuclear. As informações com as datas e a duração de cada liberação de efluentes gasosos foram fornecidas pela área GMO.O. Observação: As tabelas apresentadas nesse documento seguem a numeração específica do Relatório Semestral de Rejeitos e Liberação de Efluentes de Angra 1.

    Icon

  • IPEN-DOC 24511

    COTRIM, MARYCEL E.B. ; PIRES, MARIA A.F. ; MARTINS, ELAINE A.J. . Relatório de avaliação do Programa de Monitoramento Ambiental (PMA-Q) atendendo aos Compostos Químicos Estáveis do IPEN – 2015. São Paulo, SP: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CQMA, Maio, 2017. (IPEN-CQMA-RT-2017: REL_PMA-Q_ 2015). Restrito.

    Título do projeto: Programa de Monitoramento Ambiental (PMA-Q) atendendo aos Compostos Químicos Estáveis do IPEN

    Abstract: Este relatório apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do PROGRAMA DE MONITORAMENTO QUÍMICO AMBIENTAL–PMA-Q dos Compostos Químicos Estáveis do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN em 2015. Neste documento são apresentados e discutidos os resultados obtidos, em 2015, nos oito poços de monitoramento de água subterrânea, localizados nas instalações do IPEN, a partir de metodologias analíticas internacionalmente reconhecidas e discutidas com base nas legislações ambientais vigentes, emitidas por órgãos normativos e fiscalizadores, tais como Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), CETESB, Ministério do Meio Ambiente, por meio das resoluções CONAMA, além da solicitação do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do IBAMA. É apresentada também, uma avaliação temporal da qualidade química do efluente lançado pelo IPEN em rede coletora de esgoto, no ano de 2015, face aos valores estipulados nas legislações ambientais pertinentes.

    Icon

  • IPEN-DOC 23407

    SANTOS, DIOGO F. dos . Reatividade das barras absorvedoras do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Julho, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-013-01). Restrito.

    Título do projeto: Reator Multipropósito Brasileiro

    Abstract: Nessa revisão foi acrescentada a definição (3) de barras de controle, derivada do critério de projeto (h) [1]. Também acrescentou-se a tabela de impurezas do háfnio, material das barras de controle. As barras de segurança mudaram para barras de controle. Todas as figuras foram alteradas, por causa da nova nomenclatura ou substituição por desenhos melhores. Praticamente todas as tabelas foram alteradas de alguma forma. Com todas as alterações mencionadas resultou em alteração ou acréscimo de textos. Neste relatório apresentam-se as reatividades das barras de controle em várias possibilidades de inserção total calculadas com o código MCNP5 e as curvas de reatividade diferencial e integral do reator IPEN/MB-01 tipo placa, com a forma da curva calculada pelo código CITATION e a amplitude pelo MCNP5. Os valores obtidos dos cálculos atenderam aos critérios de projeto [1]com uma grande margem de segurança.

    Icon

  • IPEN-DOC 23438

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 9 “Sistemas Auxiliares” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB‐01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-038-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 9 “Sistemas Auxiliares” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 23442

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 8 “Energia Elétrica” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB‐01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-037-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 8 “Energia Elétrica” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 23443

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 7 “Instrumentação e Controle” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB‐01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-036-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 7 “Instrumentação e Controle” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 23441

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 6 “Dispositivos Técnicos de Segurança” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-035-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 6 “Dispositivos Técnicos de Segurança” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 23444

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 5 “Conjunto Crítico” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-034-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 5 “Conjunto Crítico” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

  • IPEN-DOC 23447

    MURA, LUIZ E.C. . RAS Capítulo 4 “Edifícios e Estruturas” do Relatório de Segurança do Reator IPEN/MB-01. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-RMB-005-00-RELT-033-00). Restrito.

    Título do projeto: RMB

    Abstract: Este relatório apresenta o Capítulo 4 “Edifícios e Estruturas” do Relatório de Análise de Segurança Revisão 4 do Reator IPEN/MB-01. Este documento foi elaborado para atender um dos requisitos necessários para a obtenção do licenciamento do Reator IPEN/MB-01 Núcleo Tipo Placa junto ao órgão licenciador CNEN.

    Icon

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.