Navegação Relatórios Técnicos por ID Autor IPEN "1404"

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • IPEN-DOC 25650

    DIAS, ANDRESSA de J.R. ; NASCIMENTO, ANDREIA V. do ; VICENTE, ROBERTO ; DELLAMANO, JOSE C. . Caracterização de acidentes radiológicos industriais. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Fevereiro, 2019. (IPEN/GRR−REL−02/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório de Progresso

    Abstract: O presente trabalho descreve acidentes radiológicos industriais e apresenta dados estatísticos para classificá-los em relação às causas, tipo de equipamento e país de ocorrência. São apresentados em ordem cronológica e são detalhados para fins didáticos nos cursos de formação de técnicos e tecnólogos em radiologia ou para qualquer interessado na área.

    Palavras-Chave: radiation accidents; industrial accidents; statistical data; radiation protection; occupational safety; human factors; failures; radiology; biomedical radiography; accident management; evaluated data

    Icon

  • IPEN-DOC 22894

    MACHION, PEDRO D. ; VICENTE, ROBERTO . Caracterização dos filtros utilizados no sistema de resfriamento das unidades Angra I e II. Preliminar. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Dezembro, 2016. (IPEN/GRR-REL-04/16). Restrito.

    Título do projeto: Acordo de Parceria CNEN-Eletronuclear para pesquisa e desenvolvimento de métodos inovadores para determinação da composição isotópica de rejeitas radioativos, gerados em Centrais Nucleoelétricas

    Icon

  • IPEN-DOC 25267

    VIEIRA, RAPHAEL R. da C.F. ; VICENTE, ROBERTO . Caracterização geológica de sítios para um repositório profundo de rejeitos radioativos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Janeiro, 2019. (IPEN/GRR-REL-01/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Abstract: O presente trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos, na Gerência de Rejeitos Radioativos do IPEN, para a caracterização de sítios de deposição de rejeitos radioativos, a partir de análises geográficas. O objetivo é levantar as informações das características de local para identificar se são adequadas à instalação de um repositório do tipo poço tubular profundo, destinado à deposição de fontes seladas em desuso (FRSD). Trata-se de um exercício para avaliar a viabilidade de instalação de um repositório, na área de localização das instalações do IPEN, segundo os requisitos da segurança para o homem e o meio ambiente, em curto e em longo prazo.

    Palavras-Chave: repository, site characterization, radioactive waste

    Icon

  • IPEN-DOC 21000

    CABRERA, PALOMA S. ; VICENTE, ROBERTO . Cálculo de correlação de atividades para caracterização de rejeitos radioativos. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, setembro, 2015. (IPEN-GRR-REL-03/15). Acesso aberto.

    Título do projeto: Caracterização de Rejeitos Radioativos do Reator IEA-R1

    Icon

  • IPEN-DOC 22630

    OLIVEIRA JUNIOR, JULIO de ; VICENTE, ROBERTO . Cálculo do risco radiológico de fontes seladas em desuso em função do tempo. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Setembro, 2016. (IPEN/GRR-REL-06/16). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Palavras-Chave: disused sealed radioactive source; radioactive waste; radiological risk; decay chain

    Icon

  • IPEN-DOC 22631

    CABRERA, PALOMA S. ; VICENTE, ROBERTO . Comparação da atividade presente em filtros do primário de alguns reatores europeus e da Usina Nuclear de Angra. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Setembro, 2016. (IPEN/GRR-REL- 01/16). Aberto.

    Título do projeto: não disponível

    Palavras-Chave: radioactive waste; waste management; nuclear reactor; pwr reactor

    Icon

  • IPEN-DOC 25085

    OLIVEIRA JUNIOR, JULIO de ; VICENTE, ROBERTO . Eficiência estimada do esfregaço. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Novembro, 2018. (IPEN/GRR-REL-08/18). Aberto.

    Título do projeto: Relatório Técnico de Iniciação Científica

    Abstract: O desafio de caracterizar rejeitos constituídos de peças contaminadas com grandes dimensões decorre da dificuldade em executar métodos de medida com boa precisão e exatidão. A técnica do esfregaço é usada com frequência para determinar a concentração de radioatividade desse tipo de rejeito. Contudo, a eficiência estatística do esfregaço é pouco conhecida, dificultando o uso do método para análises quantitativas. Neste trabalho usou-se da Lei dos Grandes Números e de simulações computacionais para elaborar uma técnica capaz de determinar a eficiência média de um esfregaço e, usando esse valor, prever o valor das medidas de amostras radioativas, permitindo assim obter uma estimativa dos valores de atividades totais fazendo poucos ensaios. Os resultados se mostraram satisfatórios e descrevem uma proposta de arranjo experimental para verificar, empiricamente, a validade do método.

    Palavras-Chave: radioactive wastes; sample preparation; surface contamination; waste management; computer calculations; gaussian processes; statistical data; sampling; testing; computerized simulation

    Icon

  • IPEN-DOC 22669

    SMITH, RICARDO B. ; VICENTE, ROBERTO . Garantia da qualidade na gestão de rejeitos Radioativos do Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Setembro, 2016. (IPEN/GRR-REL-02/16). Aberto.

    Título do projeto: não disponível

    Palavras-Chave: radioactive waste; waste management; quality assurance

    Icon

  • IPEN-DOC 25667

    OLIVEIRA JUNIOR, JULIO de ; VICENTE, ROBERTO . Identificação de radionuclídeos potencialmente relevantes nos rejeitos da Central Nuclear de Angra dos Reis. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Abril, 2019. (IPEN/GRR-REL-04/19). Aberto.

    Título do projeto: não disponível

    Abstract: Um catálogo de rejeitos radiologicamente relevantes é um item indispensável para a categorização de rejeitos radioativos. Para elaborar esse tipo de catálogo é preciso conhecer os rejeitos mais produzidos pelas usinas nucleares, suas concentrações e toxidades, tanto a curto quanto em longo prazo. Estimar os rejeitos produzidos dentro de uma usina é um problema antigo que oferece um grande desafio mesmo com as tecnologias e métodos atuais. Neste trabalho elaborou-se uma estimativa das concentrações de rejeitos nas usinas da central de Angra dos Reis e usou-se delas para fornecer os dados necessários à construção de um catálogo de rejeitos radiologicamente relevantes.

    Palavras-Chave: radioactive wastes; angra-1 reactor; angra-2 reactor; radioisotopes; waste management; radiation doses; radiation protection; risk assessment

    Icon

  • IPEN-DOC 25651

    NASCIMENTO, ANDREIA V. do ; DIAS, ANDRESSA de J.R. ; LEITE, ELIANA R. ; VICENTE, ROBERTO . Tipologia, causas e consequências de acidentes radiológicos na radiologia médica. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - GRR, Fevereiro, 2019. (IPEN/GRR−REL− 03/19). Aberto.

    Título do projeto: Relatório de Progresso

    Abstract: Neste trabalho, foram analisados 116 acidentes em radiologia médica, que aconteceram de 1960 até 2016. Um acidente em radiologia médica é definido como um evento cujas conseqüências são consideradas relevantes do ponto de vista da saúde e que acontece devido a erros do operador, falha do equipamento ou outros percalços envolvendo fontes de radiação, ocorridos durante procedimentos de radiologia médica. Para prevenir tais ocorrências, ter preparo adequado e diminuir o tempo de resposta a eventuais acidentes futuros é importante que se conheça as causas, desdobramentos, procedimentos de detecção, intervenção, consequências e principalmente as lições aprendidas pelos envolvidos na resposta aos acidentes do passado.

    Palavras-Chave: radiation accidents; biomedical radiography; accident management; radiological personnel; medicine; x-ray equipment; radiotherapy; brachytherapy; iodine; fluorine; tomography; x radiation; statistical data; progress report; evaluated data

    Icon

A pesquisa no RD utiliza os recursos de busca da maioria das bases de dados. No entanto algumas dicas podem auxiliar para obter um resultado mais pertinente.

É possível efetuar a busca de um autor ou um termo em todo o RD, por meio do Buscar no Repositório , isto é, o termo solicitado será localizado em qualquer campo do RD. No entanto esse tipo de pesquisa não é recomendada a não ser que se deseje um resultado amplo e generalizado.

A pesquisa apresentará melhor resultado selecionando um dos filtros disponíveis em Navegar

Os filtros disponíveis em Navegar tais como: Coleções, Ano de publicação, Títulos, Assuntos, Autores, Revista, Tipo de publicação são autoexplicativos. O filtro, Autores IPEN apresenta uma relação com os autores vinculados ao IPEN; o ID Autor IPEN diz respeito ao número único de identificação de cada autor constante no RD e sob o qual estão agrupados todos os seus trabalhos independente das variáveis do seu nome; Tipo de acesso diz respeito à acessibilidade do documento, isto é , sujeito as leis de direitos autorais, ID RT apresenta a relação dos relatórios técnicos, restritos para consulta das comunidades indicadas.

A opção Busca avançada utiliza os conectores da lógica boleana, é o melhor recurso para combinar chaves de busca e obter documentos relevantes à sua pesquisa, utilize os filtros apresentados na caixa de seleção para refinar o resultado de busca. Pode-se adicionar vários filtros a uma mesma busca.

Exemplo:

Buscar os artigos apresentados em um evento internacional de 2015, sobre loss of coolant, do autor Maprelian.

Autor: Maprelian

Título: loss of coolant

Tipo de publicação: Texto completo de evento

Ano de publicação: 2015

Para indexação dos documentos é utilizado o Thesaurus do INIS, especializado na área nuclear e utilizado em todos os países membros da International Atomic Energy Agency – IAEA , por esse motivo, utilize os termos de busca de assunto em inglês; isto não exclui a busca livre por palavras, apenas o resultado pode não ser tão relevante ou pertinente.

95% do RD apresenta o texto completo do documento com livre acesso, para aqueles que apresentam o significa que e o documento está sujeito as leis de direitos autorais, solicita-se nesses casos contatar a Biblioteca do IPEN, bibl@ipen.br .

Ao efetuar a busca por um autor o RD apresentará uma relação de todos os trabalhos depositados no RD. No lado direito da tela são apresentados os coautores com o número de trabalhos produzidos em conjunto bem como os assuntos abordados e os respectivos anos de publicação agrupados.

O RD disponibiliza um quadro estatístico de produtividade, onde é possível visualizar o número dos trabalhos agrupados por tipo de coleção, a medida que estão sendo depositados no RD.

Na página inicial nas referências são sinalizados todos os autores IPEN, ao clicar nesse símbolo será aberta uma nova página correspondente à aquele autor – trata-se da página do pesquisador.

Na página do pesquisador, é possível verificar, as variações do nome, a relação de todos os trabalhos com texto completo bem como um quadro resumo numérico; há links para o Currículo Lattes e o Google Acadêmico ( quando esse for informado).

ATENÇÃO!

ESTE TEXTO "AJUDA" ESTÁ SUJEITO A ATUALIZAÇÕES CONSTANTES, A MEDIDA QUE NOVAS FUNCIONALIDADES E RECURSOS DE BUSCA FOREM SENDO DESENVOLVIDOS PELAS EQUIPES DA BIBLIOTECA E DA INFORMÁTICA.

O gerenciamento do Repositório está a cargo da Biblioteca do IPEN. Constam neste RI, até o presente momento 20.950 itens que tanto podem ser artigos de periódicos ou de eventos nacionais e internacionais, dissertações e teses, livros, capítulo de livros e relatórios técnicos. Para participar do RI-IPEN é necessário que pelo menos um dos autores tenha vínculo acadêmico ou funcional com o Instituto. Nesta primeira etapa de funcionamento do RI, a coleta das publicações é realizada periodicamente pela equipe da Biblioteca do IPEN, extraindo os dados das bases internacionais tais como a Web of Science, Scopus, INIS, SciElo além de verificar o Currículo Lattes. O RI-IPEN apresenta também um aspecto inovador no seu funcionamento. Por meio de metadados específicos ele está vinculado ao sistema de gerenciamento das atividades do Plano Diretor anual do IPEN (SIGEPI). Com o objetivo de fornecer dados numéricos para a elaboração dos indicadores da Produção Cientifica Institucional, disponibiliza uma tabela estatística registrando em tempo real a inserção de novos itens. Foi criado um metadado que contém um número único para cada integrante da comunidade científica do IPEN. Esse metadado se transformou em um filtro que ao ser acionado apresenta todos os trabalhos de um determinado autor independente das variáveis na forma de citação do seu nome.

A elaboração do projeto do RI do IPEN foi iniciado em novembro de 2013, colocado em operação interna em julho de 2014 e disponibilizado na Internet em junho de 2015. Utiliza o software livre Dspace, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para descrição dos metadados adota o padrão Dublin Core. É compatível com o Protocolo de Arquivos Abertos (OAI) permitindo interoperabilidade com repositórios de âmbito nacional e internacional.

1. Portaria IPEN-CNEN/SP nº 387, que estabeleceu os princípios que nortearam a criação do RDI, clique aqui.


2. A experiência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP) na criação de um Repositório Digital Institucional – RDI, clique aqui.