Estudo dos parâmetros de estabilidade de travamento entre implante dentário e componente protético através do sistema cone Morse

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Data de publicação:
Orientador
Jesualdo Luiz Rossi
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Na implantodontia visa-se dois grandes resultados para os desdentados parciais e totais, função mastigatória e estética. Ambos têm o mesmo grau de importância, para tanto se deve pensar no que se tem de mais seguro e prático nos dias de hoje. O cone Morse, na implantodontia oral, é um sistema de estabilidade entre o implante dentário e o parafuso intraósseo de sustentação. Para seu correto uso se faz necessário uma série de análise de suas características e condições. No presente trabalho focou-se em desenvolver protocolo de validação de torque, além de analisar parâmetros de acabamento, deformação e estabilidade précarga e pós-carga dentro de protocolos já recomendados. Avaliou-se sua condição antes e após os efeitos de carga mastigatória simulada por ensaio de fadiga. Concluiu-se que o uso do cone Morse dentro dos protocolos indicados deve ser revisto quanto a padrões similares de torque nos pilares sólidos e indexados, cada um possui limites e indicações diferentes para se manter estável. Concluiu-se também que não é um sistema totalmente livre de trânsito de bactérias e que esse trânsito aumenta de forma proporcional ao uso e força mastigatória, indicando que melhorias no acabamento entre as peças devem ser implementadas e/ou adição de material que afaste crescimento bacteriano priorizando a saúde do periodonto e do tecido ósseo de sustentação mantendo o sistema seguro em longevidade.

Como referenciar
ARANHA, LUIS C. Estudo dos parâmetros de estabilidade de travamento entre implante dentário e componente protético através do sistema cone Morse. Orientador: Jesualdo Luiz Rossi. 2014. 89 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2014.tde-29092015-083645. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/24069. Acesso em: 16 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções