Modelagem sociotécnica de uma organização nuclear: estudo de caso aplicado ao laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Data de publicação:
Orientador
Antonio Carlos de Oliveira Barroso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma metodologia que combina mapeamento e análise de processos, elicitação, mapeamento e análise crítica de conhecimentos e análise sociotécnica com base em análise de redes sociais foi concebida. A metodologia foi aplicada à uma pequena organização intensiva conhecimento LNMRI e permitiu a avaliação dos seus principais ativos intelectuais e sua capacidade de evoluir. Nesse sentido, com base em questões reais, tal como a saída de pessoas da organização, foram avaliados os impactos de prováveis cenários futuros. Para tal tarefa, foi analisada uma rede multimodal de processos, objetos de conhecimento e pessoas, utilizando-se um conjunto apropriado de métricas e meios, incluindo a avaliação das esferas de influências de nós chave. Para diferenciar a capacidade das pessoas em desempenhar diferentes papeis nos processos, alguns atributos dos nós foram utilizados como critérios de partição da rede, proporcionando assim, a capacidade de diferenciar o impacto da perda potencial de supervisores e operadores. A metodologia proposta possibilitou: i) a identificação de objetos de conhecimento e de suas fontes; ii) a classificação desses objetos segundo sua relevância; iii) a avaliação de vulnerabilidades da estrutura da rede LNMRI e iv) revelou os mecanismos informais de partilha de conhecimento. A metodologia concebida demonstrou ser uma ferramenta robusta para um amplo diagnóstico para subsidiar o planejamento de sucessão e também o planejamento estratégico organizacional.

Como referenciar
ACAR, MARIA E.D. Modelagem sociotécnica de uma organização nuclear: estudo de caso aplicado ao laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes. Orientador: Antonio Carlos de Oliveira Barroso. 2015. 154 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2015.tde-07122015-093047. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/25358. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções