Avaliação da função renal pelo Clearance de Creatinina, dos pacientes vítimas de acidente ofídico no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins (2013-2014)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Data de publicação:
Orientador
Nanci do Nascimento
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O Hospital de Referência de Porto Nacional no estado do Tocantins é responsável pelo atendimento da população desta cidade e de mais treze municípios circunvizinhos que compreendem a Regional de Saúde Amor Perfeito pela SESAU TO. Totalizando aproximadamente 180.000 habitantes, grande parte dessa população reside na zonal rural e mesmo os habitantes das zonas urbanas frequentam ambientes selvagens como beira de rios e matas, o que os expõe ao contato com animais peçonhentos. Os acidentes ofídicos ocorridos nesta região são atendidos, quase que exclusivamente, nesta unidade hospitalar e a disfunção renal é uma das mais temíveis complicações nesses casos. Esse estudo epidemiológico visa realizar diagnóstico de disfunção renal em pacientes vítimas de acidente ofídico, e acompanhamento evolutivo do quadro clínico pela mensuração do clearance de creatinina com o método indireto utilizando a Fórmula de Cockroft e Gault. Foi realizado o acompanhamento clínico de todos os pacientes atendidos no Hospital de Referência de Porto Nacional vítimas de acidente ofídico de qualquer gênero no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A mensuração do clearance de creatinina foi realizada no momento do primeiro atendimento e posteriormente em acompanhamento diário da Taxa de Filtração Glomerular usando a Fórmula de Cockroft e Gault (140-Peso-kg) x Idade em anos / 72 x creatinina plasmática. Durante o período estudado foram atendidos neste hospital 78 casos de acidente ofídico, dos quais 88,4% classificados como acidente Botrópico e 6,4% como Crotálico. O clearance de creatinina ficou abaixo de 60 ml/min/m², o que comprova disfunção renal, em 12 pacientes, demonstrando uma incidência geral de 15,4%. A incidência de acidente Botrópico foi de 15,9 % enquanto que a do tipo Crotálico foi de 20%. Todos os pacientes restabeleceram a função renal normal após término do tratamento. A maioria dos casos ocorreu nos meses de janeiro, fevereiro, novembro e dezembro, onde ocorrem as maiores incidências de chuvas. Fatores como idade do paciente e o tempo entre o acidente e o início da terapia específica, com soro adequado, contribuíram para o surgimento da Insuficiência Renal Aguda pós-acidente ofídico. O conhecimento do perfil epidemiológico de cada região aliado ao estudo das taxas de incidência, prevalência e complicações desta entidade clínica, bem como o início precoce da terapêutica adequada interferem no surgimento de lesões renais com pior prognóstico.

Como referenciar
MAGALHAES FILHO, ASTERIO S. Avaliação da função renal pelo Clearance de Creatinina, dos pacientes vítimas de acidente ofídico no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins (2013-2014). Orientador: Nanci do Nascimento. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2016.tde-18022016-085103. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26085. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções