Desenvolvimento e construção de sistema automatizado para controle de qualidade na produção de sementes de iodo-125

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Data de publicação:
Orientador
Maria Elisa Chuery Martins Rostelato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As sementes de iodo-125 são fontes radioativas seladas utilizadas no tratamento de câncer. A semente é composta de uma cápsula de titânio lacrada, contendo em seu interior um fio de prata em cuja superfície se encontra o radioisótopo iodo-125. Uma das etapas da produção de sementes é a realização de ensaios de estanqueidade em todas as sementes produzidas, para garantir que o radioisótopo esteja contido no invólucro de titânio, sem vazamento para o meio externo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento, construção e simulação de um sistema automatizado para a realização dos ensaios de estanqueidade nas sementes de iodo-125 a serem produzidas no IPEN, de acordo com a norma ISO 9978, resultando em um conjunto com características inéditas, aplicado a esse processo. O sistema é controlado por computador e utiliza dispositivos eletromecânicos para a realização das várias fases do ensaio de estanqueidade, diminuindo a fadiga operacional e aumentando a confiabilidade dos resultados. Foram desenvolvidos, projetados e construídos diversos dispositivos para colocação e retirada de líquidos em tubos plásticos, lavagem por ultrassom e posicionamento de tubos contendo água em detector de radiação para medidas de atividade radioativa. Foi desenvolvida uma programação de automação para controle de todo o sistema e foram desenvolvidas telas gráficas em computador para a sua operação. O sistema foi exaustivamente testado com simulações operacionais, comprovando sua funcionalidade no processamento das sementes de iodo.

Como referenciar
MOURA, JOAO A. Desenvolvimento e construção de sistema automatizado para controle de qualidade na produção de sementes de iodo-125. Orientador: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato. 2015. 117 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2015.tde-04112021-153248. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26454. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções