Uso da radiação gama na agricultura

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Data de publicação:
Orientador
GAMMA RADIATION
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista de Educação Tecnológica e Científica
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Enquanto a população mundial cresce, a quantidade de terra disponível para a produção de alimentos continua a mesma, o que torna necessário o uso de tecnologias que sejam capazes de aumentar a produtividade, preservar a qualidade e conservar os alimentos após a colheita. Neste contexto, esta revisão apresenta as diversas aplicações da radiação gama na agricultura, avaliando os benefícios e malefícios do uso desta tecnologia, que tem conferido benefícios, como o crescimento acelerado, melhoramento da produção, resistência às pragas e maior tempo de preservação. Para tanto, a radiação gama pode ser utilizada no solo, nas sementes, durante a produção e no pós-colheita de diversos alimentos de origem vegetal. Na aplicação em sementes, geralmente, a radiação gama apresenta efeitos negativos na germinação e crescimento da planta, contudo esses efeitos são considerados vantajosos para o armazenamento de sementes que serão consumidas. Quanto ao solo, foi possível observar que certas doses de radiação gama afetam apenas grupos específicos de micro-organismos, sendo possível reduzir o uso de agrotóxicos. Os maiores benefícios encontrados dizem respeito ao controle de pragas nas lavouras e na preservação dos vegetais após a colheita. O manejo de insetos-pragas é realizado com a radioentomologia, que consiste em tornar os insetos machos estéreis por irradiação e liberá-los em lavouras infestadas, para acasalarem com as fêmeas sem resultados positivos. No pós-colheita, a irradiação tem sido utilizada para inativar micro-organismos patógenos e deterioradores, desinfestar produtos armazenados, inibir o brotamento de bulbos e tubérculos, bem como para alterar o metabolismo de amadurecimento e senescência dos vegetais.

Como referenciar
BISCONSIN JUNIOR, ANTONIO; TOPOLNIAK, LUCIANO; DIAS, ALDISON D.F.; MEDINA, MICHELLY C.R.; OLIVEIRA, CLAUDINEI de; NASCIMENTO, NANCI do. Uso da radiação gama na agricultura. Revista de Educação Tecnológica e Científica, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26835. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções