Determinação dos coeficientes de atenuação para feixes de raios x diagnóstico do PLA e do ABS impressos - uma abordagem por simulação com MCNP5

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DE PROTEÇÃO CONTRA RADIAÇÕES NA COMUNIDADE DE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 5.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Modelos 3D de estruturas anatômicas podem ser obtidos por meio de técnicas de imageamento médico (ressonância magnética e tomografia computadorizada). Variando os materiais (p. ex. poliuretano e resina epóxi) utilizados em sua composição, é possível obter o contraste radiográfico ou a equivalência ao tecido desejado. A produção de objetos simuladores para pacientes específicos precisa preencher requisitos como a acurácia geométrica com a anatomia do individuo, a equivalência ao tecido, de modo que possam ser realizar medidas utilizáveis, e não ser susceptível aos efeitos da radiação. A utilização de impressoras 3D é uma forma rápida de construção de objetos complexos, dessa forma é justificável estudar a viabilidade da impressão 3D para desenvolver objetos simuladores. Baseado nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a simulação desenvolvida, utilizando MCNP5, como ferramenta para a obtenção dos coeficientes de atenuação das placas feitas com material de impressora 3D.

Como referenciar
VALERIANO, CAIO C.S.; VENEZIANI, G.; GIGLIOLI, M.; RODRIGUES JUNIOR, O.; VIVOLO, V.; SANTOS, W.S.; CAMPOS, L.L. Determinação dos coeficientes de atenuação para feixes de raios x diagnóstico do PLA e do ABS impressos - uma abordagem por simulação com MCNP5. In: CONGRESSO DE PROTEÇÃO CONTRA RADIAÇÕES NA COMUNIDADE DE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 5., 10-12 de março, 2016, Coimbra, Portugal. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26836. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções