Estudo in vitro da composição e microdureza dos tecidos duros da cavidade bucal submetidos à irradiação gama

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO NACIONAL DOS POS-GRADUANDOS, 25.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Introdução: A radioterapia clínica é de fundamental importância para o tratamento de lesões malignas localizadas na região de cabeça e pescoço, contudo, a exposição à irradiação ionizante, pode levar a complicações sistêmicas ou locais durante e após o tratamento radioterápico. Dentre estas complicações locais imediatas, destaca-se na cavidade oral a xerostomia e a consequente cárie de radiação. A respeito das complicações tardias produzidas pela radioterapia, salientam-se a mucosite e a osteorradionecrose, lesões dose dependentes, com alto nível de incidência nas últimas décadas (1-30%) e de difícil manejo, embora estas se apresentem após término do tratamento e sob influência de fatores locais. Metodologia: A metodologia proposta no presente estudo visa analisar o efeito da radiação gama após irradiação das amostras, utilizando-se a taxa de dose empregada em pacientes acometidos com câncer de cabeça e pescoço. As amostras foram obtidas a partir de esmalte dentário e dentina radicular humana; e, osso mandibular suíno, as quais foram previamente polidas, e em seguida realizou-se a análise da Microdureza de Superfície Inicial de todos os grupos. Posteriormente, as amostras foram irradiadas sob uma taxa de dose de dois Gy por dia, completando uma dose total de setenta e dois Gy. Finalmente, as amostras serão submetidas a análise da Microdureza de Superfície após irradiação, e à análise morfológica no MEV. Resultados e discussão: Os dados obtidos serão analisados estatisticamente, com um nível de significância de 95% (p<0,05%). Conclusão: A partir dos resultados preliminares da Microdureza de Superfície das amostras analisadas, encontrou-se uma acentuada perda de dureza na dentina radicular, corpo mandibular e região retro molar.

Como referenciar
PAREDES, WILBER E.B.; ARI, SANDRA F.; ANDRADE, DELVONEI A. de. Estudo in vitro da composição e microdureza dos tecidos duros da cavidade bucal submetidos à irradiação gama. In: CONGRESSO NACIONAL DOS POS-GRADUANDOS, 25., 10-12 de junho, 2016, Belo Horizonte, MG. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26922. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções