Análise da degradação dos nanocompósitos de polipropileno modificado sob condições de envelhecimento acelerado em estufa e natural

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O entendimento dos mecanismos de degradação que agem sob os nanocompósitos polimericos frente ao intemperismo (luz UV, calor, chuva ácida e entre outros), é o ponto chave para o desenvolvimento de novos aditivos. Para esta análise, as amostras de nanocompósitos de polipropileno modificado por radiação gamma foram obtidos por meio de processamento em extrusora de dupla rosca. Posteriormente estas amostras foram submetidas a ensaios de envelhecimento acelerado em estufa e envelhecimento natural. Os efeitos dos ensaios de envelhecimento foram avaliados por meio das técnicas de, Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Espectroscopia de Infravermelho pela Transformada de Fourier (FT-IR), Índice Carbonila (IC), Índice de Fluidez (IF), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Com o decorrer do ensaio de envelhecimento foi possível realizar uma correlação entre o índice de carbonila e índice de fluidez durante o processo degradativo.

Como referenciar
KOMATSU, L.G.H.; OLIANI, W.L.; LUGAO, A.B.; PARRA, D.F. Análise da degradação dos nanocompósitos de polipropileno modificado sob condições de envelhecimento acelerado em estufa e natural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 8854. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27259. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento