Efeitos da degradação termo oxidativa do polipropileno irradiado com gama e do polipropileno com pró degradante

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Polipropileno (PP) é um termoplástico amplamente utilizado em diversos setores da indústria devido as suas excelentes propriedades e baixo custo. Ao final de seu uso, grandes quantidades de resíduos serão descartadas, provocando sérios impactos ambientais. Neste estudo foram preparados dois tipos de amostras, uma por radiação gama a 20 kGy, e outra incorporando-se pró-degradante d2w® (1wt.%). As amostras tipo “gravatas”, foram obtidas por injeção e expostas ao envelhecimento acelerado em estufa a 100°C, pelo período de 48 dias. Os corpos de prova foram caracterizados por: Espectroscopia Transformada de Fourier, Análise de Termogravimetria, Calorimetria Exploratória Diferencial, e Ensaios Mecânicos. Quando exposto a fatores como; calor, oxigênio etc o PP torna-se susceptível a degradação termooxidativa. O PP com pró-degradante d2w® (1wt.%) apresentou elevado estágio de degradação com coloração amarela, constatando-se a presença de trincas intensas, grupos carbonílicos e decréscimo da temperatura de fusão.

Como referenciar
ROMANO, REBECA DA S.G.; OLIANI, W.L.; PARRA, D.F.; LUGAO, A.B. Efeitos da degradação termo oxidativa do polipropileno irradiado com gama e do polipropileno com pró degradante. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 8852. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27287. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento