Variáveis de processo e curvas de compactação de cerâmicas a base de alumina secas em spray-dryer

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2011
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 55.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O processo de conformação por prensagem é um dos mais utilizados na indústria cerâmica devido ao seu baixo custo e alta produtividade. O entendimento e controle dos diversos fatores que interferem neste processo são de fundamental importância, pois grande parte dos defeitos encontrados na peça final são originados nesta etapa. Partindo-se de pós processados em spray-dryer, de diferentes composições a base de alumina e contendo diferentes aditivos orgânicos, variaram-se parâmetros como distribuição de tamanho, umidade e temperatura de grânulos, e velocidade de compactação, avaliando-se as características dos corpos obtidos, por meio de curvas de compactação e microestrutura e propriedades mecânicas. As curvas de compactação foram interpretadas considerando-se diferentes modelos e equações empíricas disponíveis na literatura podendo-se determinar qual a equação que melhor descreve os dados experimentais. Constatou-se que os parâmetros variados interferem fortemente na densificação e microestrutura dos compactados, definindo em grande parte as características mecânicas do produto final.

Como referenciar
SANTOS, A.A.; CHRISTIE, C.M.; MARUYAMA, N.H.; GENOVA, L.A. Variáveis de processo e curvas de compactação de cerâmicas a base de alumina secas em spray-dryer. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 55., 29 de maio - 01 de junho, 2011, Porto de Galinhas, PE. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27485. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento