Estrutura e densificação de um pó compósito W-25%Ag preparado por moagem de alta energia e sinterizado em estado sólido

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2006
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As pseudoligas W-Ag usadas em contatos elétricos são produzidas por sinterização de mistura de pós de W e Ag, seguidas por prensagem a quente e laminação das peças sinterizadas para aumentar a densidade. A moagem de alta energia é usada para preparar pós compósitos devido a boa dispersão e a fina granulação que ela pode produzir. Ambas características melhoram a sinterização. Este trabalho investiga o efeito da técnica usada para preparar o pó W-25%Ag na densificação e estrutura do material sinterizado. Misturas de pós de W e Ag foram preparadas em um misturador e em um moinho planetário por 110 horas. Uma redução significante do tamanho de cristalito foi medida por DRX para ambas as fases W (13.05nm) e Ag (8.34nm). O cobalto foi detectado como contaminante após a moagem pelo EDS e XRF. As estruturas sinterizadas foram observadas sob microscópios ótico e eletrônico de varredura. Amostra sinterizada a 950°C por 5min. apresentou 77% de densidade relativa e 42% de densificação. Por outro lado, amostra sinterizada preparada com pó misturado alcançou somente 57% de densidade relativa e 4,7% de densificação.

Como referenciar
COSTA, F.A.; ISHII, H.A.; AMBROZIO FILHO, F.; LIMA, N.B.; SILVA, A.G.P.; GOMES, U.U. Estrutura e densificação de um pó compósito W-25%Ag preparado por moagem de alta energia e sinterizado em estado sólido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 4193-4202. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27494. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções