Panorama assistencial e epidemiológico do cancêr de mama em mulheres do norte de Tocantins - Brasil

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Data de publicação:
Orientador
Nanci do Nascimento
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Dada a complexidade epidemiológica do câncer de mama e a escassez de estudos sistemáticos sobre este assunto na região norte do Brasil, este trabalho consiste no primeiro levantamento epidemiológico e assistencial em saúde tomando como base a assistência ao câncer de mama no norte do Tocantins, entre 2010 e 2015, tendo como referência o Hospital Regional de Araguaína. Os objetivos foram: verificar a qualidade das informações cadastradas no SIS-RHC quanto à completude do preenchimento dos dados referentes às mulheres com câncer de mama; avaliar a variação temporal dos percentuais de casos em estádios precoce e tardio da doença no momento do diagnóstico; analisar o tempo decorrido para se conseguir a primeira consulta, o diagnóstico e o tratamento e, analisar a associação entre as variáveis sociodemográficas com o estadiamento do tumor no momento do diagnóstico (precoce e tardio). Foram excluídas as variáveis com grau de incompletude acima de 20%. Verificou-se que: a variável ocupação teve 35,1% de preenchimento incompleto e foi excluída da análise; escolaridade apresentou 10,6% de incompletude, alcoolismo 13,5% e tabagismo 12,8%; as demais variáveis apresentaram menos de 10% de incompletude; a maioria das pacientes se apresentou com doença avançada (51,1%); não houve diferença dos percentuais de pacientes com estádios precoces e tardios ao longo dos anos avaliados (p=0,757); a mediana do tempo para consulta foi de 158 dias e para tratamento foi de 182 dias; as mulheres com estadiamento precoce levaram mais tempo para iniciarem o tratamento comparativamente àquelas com estadiamento tardio (p=0,011); as mulheres de raça/cor preta (p=0,012), analfabeta (p=0,003) e de procedência do Pará (p=0,009) apresentaram maior porcentagem de estadiamento tardio no momento do diagnóstico. Assim, concluiu-se que as variáveis da base de dados são fontes de informação consideráveis; a maioria das mulheres foi diagnosticada com doença avançada e a evolução temporal da proporção de casos avançado e precoce não demonstrou mudanças variacionais ao longo dos anos; a qualidade do serviço ambulatorial do HRA para consultas em mastologia mostrou-se precária com tendência a priorizar o atendimento aos pacientes com doença avançada. Por fim, foi identificado associação de câncer de mama em estádio avançado nas mulheres de raça/cor preta, analfabetas e provenientes do estado do Pará.

Como referenciar
SULEIMAN, NADER N. Panorama assistencial e epidemiológico do cancêr de mama em mulheres do norte de Tocantins - Brasil. Orientador: Nanci do Nascimento. 2016. 106 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2017.tde-08032017-151635. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27496. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções