Vulnerabilidade Ambiental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A questão ambiental é ampla e complexa, mas aos poucos tem sido colocada em pauta nos mais diversos setores sociais e, dessa maneira, a humanidade caminha para um desenvolvimento ambiental. Um mecanismo adotado para alcançar esse desenvolvimento é subdividir o tema em diversos aspectos, como gestão ambiental, riscos, políticas e práticas ambientais, sustentabilidade e preservação. É importante lembrar que todas essas subdivisões interagem entre si e que a abordagem de vulnerabilidade é mais uma nota que visa auxiliar a composição da complexa sinfonia. Este livro foi estruturado de forma a discutir as vulnerabilidades natural, ambiental e social, proporcionando ao leitor uma breve introdução ao conceito de vulnerabilidade. Além disso, são apresentados aqui os indicadores e índices de vulnerabilidade ambiental, ferramentas cruciais para avaliar quanto o ser humano está vulnerável ou quão fragilizado ele torna o meio em que se encontra. Isso ajuda a identificar as comunidades-alvo em que são necessárias medidas proativas, principalmente para prevenir as devastadoras consequências de eventos extremos que possam vir a ocorrer. O livro tem seu enfoque nas interfaces entre vulnerabilidade e mudanças climáticas, assim como entre ações humanas e poder público. Isso porque a avaliação da vulnerabilidade pode se tornar o núcleo de políticas públicas de âmbito regional, nacional ou internacional, funcionando como um “sistema de alerta precoce”. Da mesma maneira, a análise de vulnerabilidade ambiental pode servir como guia para cientistas e para o poder público, direcionando-os a uma melhor gestão dos recursos naturais.

Como referenciar
AQUINO, AFONSO R. de; LANGE, CAMILA N.; LIMA, CLARICE M. de; AMORIM, EDUARDO P. de; PALETTA, FRANCISCO C.; FERREIRA, HENRIQUE P.; BORDON, ISABELLA C.A.C.; ALMEIDA, JOSIMAR R. de; GOMES, MARCO A.U.G.; ZAMPIERI, MARIA C.T.; OLIVEIRA, MARIA J.A. de; CORREIA JUNIOR, PAULO de A.C.; SOUZA, RENATA R. de; MATTIOLO, SANDRA R.; RODRIGUES, SILVIA G. Vulnerabilidade Ambiental. In: AQUINO, AFONSO R. de (org.); PALETTA, FRANCISCO C. (org.); ALMEIDA, JOSIMAR R. de (org.). São Paulo: Blucher, 2017. 112p. pt. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27686. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções