Sistema de Blowdown para a Torre de Resfriamento A do Reator IEA-R1

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho visa contribuir com a melhoria de operação do reator IEAR-1 pela otimização da operação da torre A do mesmo. A operação das torres A e B vem sendo prejudicada pela intermitência operacional principalmente pela decantação de sólidos decorrentes de um processo de corrosão nas tubulações do sistema de resfriamento secundário. Esta decantação tem levado à necessidade de parada da mesma para remoção dos sólidos que estão depositados na bacia. A metodologia proposta neste relatório visa propor uma solução para melhorar a qualidade da água de processo pela introdução de uma purga contínua (blowdown), que é necessária para evitar a concentração de produtos na água de processo em decorrência do processo de evaporação. Também é proposta a alteração do local de alimentação da água de reposição da torre A para que fique o mais distante possível do bocal de captação do retorno de água para o secundário. Neste relatório também foi efetuada uma proposta deste sistema com o cálculo do mesmo e a comparação com o valor, já proposto pelo fabricante da torre, no data book da mesma. É importante que ao implantar o blowdown a empresa que efetua o tratamento de água das torres seja avisada com antecedência. É importante notar que a vazão de blowdown e evaporação de torres de resfriamento é proporcional à potência gerada no reator que é quase que totalmente convertida em calor, o qual é dissipado na torre.

Como referenciar
RIBEIRO, MARIA A.M. Sistema de Blowdown para a Torre de Resfriamento A do Reator IEA-R1. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Maio, 2017. (IPEN-CEN-PSE-IEAR1-132-00-RELT-001-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28139. Acesso em: 24 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções