Validação das principais bibliotecas nucleares utilizadas em reatores de tório com o código Serpent

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Para garantir a precisão e relevância dos cálculos feitos para estudos e aplicações em tecnologia nuclear, é imprescindível que as bibliotecas de seção de choque utilizadas nas simulações computacionais para modelagem estejam apropriadamente validadas. Para isso é necessário verificar se os dados nucleares de seção de choque são capazes de reproduzir simulações de sistemas previamente analisados em benchmarks experimentais críticos e comparar os fatores macroscópicos encontrado, como o fator efetivo de multiplicação. O presente trabalho visa validar a biblioteca ENDF/B-VII, uma das bibliotecas que compõem o banco de dados padrão do código Serpent, para sistemas contendo U-233, U-235, Th-232, Pu-239 e Pu-240. O projeto servirá de suporte para os demais projetos do grupo de estudos recém-criado do Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do IPEN, ligado ao estudo de diversos tipos de reatores e sua aplicação em ciclos de tório, assunto que ganha cada vez mais visibilidade pelas sólidas e potenciais promessas de revolução energética que traz. Os resultados obtidos ao fim das simulações foram satisfatórios, estando os fatores de multiplicação efetiva a uma distância próxima de 100 PCM dos valores fornecidos pelos benchmarks, como o esperado para uma biblioteca validada. A distância mínima entre esses valores foi de 2 PCM e a máxima de 280 PCM. A análise final demonstra que a biblioteca ENDF/B-VII possui dados nucleares validados para os isótopos de interesse e pode, portanto, ser utilizada nos futuros projetos do grupo de estudo de tório.

Como referenciar
FAGA, LUCAS J.; STEFANI, GIOVANNI L. de; SANTOS, THIAGO A. dos. Validação das principais bibliotecas nucleares utilizadas em reatores de tório com o código Serpent. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE, October 22-27, 2017, Belo Horizonte, MG. Proceedings... Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Energia Nuclear, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28356. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções