Mercado profissional para a área de energia e eficiência energética no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Internacional de Ciências
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o crescente aumento da participação de fontes renováveis de geração energia em nossa matriz energética e a grande preocupação das organizações com a gestão de energia, cada vez mais, é evidenciado a necessidade de se promover programas de formação profissional que garantam a mão obra especializada para os profissionais envolvidos nestes processos. Vários aspectos são relevantes, entre esses é possível identificar a falta de know-how para uso de novas tecnologias, infraestrutura das instituições de ensino, formação, padronização e projetos para certificação de pessoas, para que assim sejam garantidos os resultados dos projetos desenvolvidos nas áreas de energia e eficiência energética. Neste trabalho é apresentado o estudo atual dos principais gargalos na formação destes profissionais, bem como um cenário geral das ações educacionais desenvolvidas pela iniciativa pública e privada, juntamente com os demais atores envolvidos, com objetivo de reduzir a carência técnica dos profissionais e a garantia dos benefícios que estas novas tecnologias podem trazer para a economia, sociedade, meio ambiente e para o desenvolvimento do país. Palavras-chave: Mão de obra, Know-how, Formação profissional.

Como referenciar
SANTOS, EDSON P. dos; CONTI, THADEU das N. Mercado profissional para a área de energia e eficiência energética no Brasil. Revista Internacional de Ciências, v. 7, n. 2, p. 142-158, 2017. DOI: 10.12957/ric.2017.28138. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28912. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções