Aspectos micrometeorológicos da emissão de monoterpenos em uma floresta na Amazônia central

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Ciência e Natura
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar resultados sobre a razão de mistura e fluxo de monoterpenos em uma região de floresta da Amazônia brasileira. Utilizou-se instrumentação da micrometeorologia (com o uso de um Anemômetro Sônico) e da química analítica através de um espectrômetro de massa com próton transferência (Proton Transfer Reaction – Time of Flight – Mass Spectrometer, PTR-ToF-MS). A calibração do espectrômetro foi realizada regularmente com a utilização de uma mistura gravimétrica de gás padrão contendo diferentes massas de compostos orgânicos voláteis. Os resultados evidenciaram razão de mistura média de monoterpenos de 0,185 ppbv e fluxo de emissão máxima de 1,495 mg m-2 h-1. Concluiu-se que esta região apresentou significativa emissão de monoterpenos em relação a outra floresta tropical na Amazônia central, evidenciando a necessidade de ampliar estudos sobre a química atmosférica em diferentes florestas da bacia amazônica.

Como referenciar
BATALHA, SARAH; PARK, JEONG-HOO; ALVES, ELIANE; SANTANA, RAONI; SECO, ROGER; BUSTILLOS, JOSE O.V.; SMITH, JAMES; GUENTHER, ALEX; TOTA, JULIO. Aspectos micrometeorológicos da emissão de monoterpenos em uma floresta na Amazônia central. Ciência e Natura, v. 40, p. 150-154, 2018. DOI: 10.5902/2179460X30729. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28926. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções