Construindo pontes entre ciência e sociedade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A irradiação de alimentos é uma técnica de preservação segura e eficaz para eliminar insetos e reduzir microrganismos prejudiciais à saúde humana. O processo contribui para inibir o brotamento e retardar o amadurecimento dos alimentos, prolongando a vida útil de frutas e legumes frescos. Entretanto, dentre uma grande parcela da população brasileira, ainda há grande desinformação sobre as aplicações pacíficas das ciências nucleares. Não raramente a mídia e as redes sociais tendem a associar a radiação ionizante a armas nucleares e acidentes de grandes proporções. A desinformação compromete a percepção do público: consumidores acabam por associar alimentos irradiados a alimentos radioativos ou contaminados. O público demonstra grandes preocupações quanto aos efeitos negativos das radiações para a saúde e riscos de contaminação ambiental. Os julgamentos e tomadas de decisões por parte da sociedade estão diretamente ligados à sua percepção dos riscos e benefícios advindos da Tecnologa Nuclear. Este artigo apresenta algumas considerações sobre as percepções do público a respeito dos alimentos irradiados, bem como algumas ações de divulgação científica, para aproximar ciência e sociedade. Cabe à comunidade científica construir novas pontes entre as ciências nucleares e o público leigo, oferecendo uma perspectiva mais ampla sobre as aplicações pacíficas das radiações ionizantes e suas contribuições na vida cotidiana.

Como referenciar
LEVY, D.S.; SORDI, G.M.A.A.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H. Construindo pontes entre ciência e sociedade: divulgação científica sobre irradiação de alimentos. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 6, n. 1, p. 01-13, 2018. DOI: 10.15392/bjrs.v6i1.343. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28963. Acesso em: 28 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções