Propriedades do amido e suas aplicações em biopolímeros

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Cadernos de Prospecção
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O uso de amido pelos seres humanos remonta ao Egito antigo, onde papiros datados de 4000 a.c. eram elaborados com amido de trigo. Este carboidrato polimérico é constituído por unidades de glicose que se ligam formando estruturas de amilose e amilopectina, cuja proporção de cada uma dessas frações irá conferir características específicas, atribuindo diferentes aplicações comerciais a esta substancia. Muitos estudos estão sendo conduzidos para encontrar aplicações nobres para o amido, como por exemplo, o melhoramento das propriedades de materiais pela incorporação deste carboidrato como substrato polimérico, especialmente com o intuito de serem empregados em substituição ao plástico. Em relação a isso, pesquisas têm sido realizadas envolvendo a combinação com outros hidrocolóides, adição de novos plastificantes, nanocompósitos e polímeros inorgânicos na obtenção da solução filmogênica com o amido, assim como estão sendo desenvolvidas novas tecnologias de extrusão e secagem dos filmes, incluindo aplicação de radiação gama. O objetivo desta revisão foi apresentar as principais características e o avanço no uso de amido como polímero em filmes biodegradáveis e o interesse da comunidade científica e industrial por essa tecnologia. A prospecção revelou que, além de estar em ascensão desde 1990, a tecnologia de obtenção de biopolimeros está sendo intensivamente aprimorada por países como a China e EUA.

Como referenciar
AZEVEDO, LUCIANA C. de; SA, ALESSANDRA S.C. de; ROVANI, SUZIMARA; FUNGARO, DENISE A. Propriedades do amido e suas aplicações em biopolímeros. Cadernos de Prospecção, v. 11, n. Edição Especial, p. 351-358, 2018. DOI: 10.9771/cp.v11i2.23173. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29100. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções