Circuito Orquídea: avaliação estrutural do tanque de armazenamento / desaerador V-101

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste relatório técnico é documentar a avaliação mecânica do:  Tanque de Armazenamento / Desaerador (V-101) do Circuito Experimental de Água (“CEA”) do IPEN, também conhecido como “Loop 70”, para se verificar a possibilidade de sua reutilização no Circuito Hidrodinâmico para testes de Elementos Combustíveis – Orquídea. O projeto e construção do Tanque V-101 foi desenvolvido com o código ASME VIII division 1 no ano de 1977. O Tanque V-101 foi avaliado, através da análise estrutural das partes mecânicas internas e externas, aplicando o código do projeto original, ou seja, ASME VIII division 1. Os resultados da avaliação podem ser resumidos conforme descrito abaixo:  Espessura de parede das partes mecânicas pressurizadas atendem os requisitos de espessura mínima;  A máxima pressão de trabalho (“MAWP”) é 1.15 N/mm2;  Os bocais não requerem reforço;  A distância entre os bocais N5 e N10 é menor que a distância mínima, portanto, uma análise de tensões, aplicando-se o método dos elementos finitos com o programa ANSYS, desta região do casco cilíndrico próxima aos bocais foi realizada, observando os requisitos do código ASME VIII division 2. As tensões calculadas no casco cilíndrico e bocais N5 e N10 atendem os limites prescritos pelo código ASME VIII, Division 1&2, na condição de projeto e operação;  As tensões nos flanges e parafusos atendem os limites admissíveis;  As tensões nas soldas de topo e filete atendem os limites admissíveis;  As tensões no perfil L das colunas atendem os limites admissíveis;  As placas de ancoragem foram calculadas aplicando-se o método dos elementos finitos com o programa ANSYS, e as tensões resultantes atendem os limites admissíveis;  Não foi encontrado nenhuma referência, relatório ou documento, que relate alguma inspeção em serviço realizada nas partes mecânicas do Tanque V-101. Portanto, está comprovada a adequação mecânica e estrutural das partes mecânicas do Tanque V-101. Considerando que não há registros de inspeções periódicas do Tanque V-101, desde o início de sua operação em 1977, recomendamos, antes da sua reutilização no circuito “Orquídea”, o seguinte procedimento:  “Inspeção Visual interna e externa das partes mecânicas do Tanque V-101”.

Como referenciar
FAINER, GERSON; FALOPPA, ALTAIR A.; ALMEIDA, JOEDSON T. de. Circuito Orquídea: avaliação estrutural do tanque de armazenamento / desaerador V-101. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Janeiro, 2018. (IPEN-CEN-PSE-RMB-007-00-RELT-005-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29102. Acesso em: 25 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções