Avaliação da concentração de 226Ra, 228Ra E 210Pb em águas minerais dos Parques das Águas de Lambari e Águas de Contendas – MG

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A exploração de estâncias hidrominerais brasileiras que possuem fontes de água mineral radioativas, consumidas pela população que acredita nos benefícios da prática de tratamentos de saúde conduzidos por balneários, apesar da inexistência de comprovações científicas, fundamenta a relevância do estudo desenvolvido no Centro de Radiometria Ambiental com o auxílio dos responsáveis pelos balneários de Lambari e Contendas – MG. Assim, o estudo visa determinar as concentrações de atividade de 226Ra, 228Ra e 210Pb nas águas das fontes dos referidos parques e a influência da sazonalidade na concentração destes radionuclídeos. Para isso, foram analisadas amostras de duas estações do ano e a utilização das técnicas analíticas de alfa e beta total após separação radioquímica para a determinação desses radionuclídeos.

Como referenciar
WAKASUGI, DENISE S.M.; DAMATTO, SANDRA R. Avaliação da concentração de 226Ra, 228Ra E 210Pb em águas minerais dos Parques das Águas de Lambari e Águas de Contendas – MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA, 16., 22-25 de agosto, 2017, Búzios, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29163. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções