Determinação da taxa de desintegração dos emissores beta puros P-32 e Sr-90/Y-90 em sistema de cintilação líquida

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Data de publicação:
Orientador
Marina Fallone Koskinas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
No presente trabalho, foram padronizados os radionuclídeos emissores beta puros 32P e 90Sr 90Y. O primeiro foi medido nos sistemas comerciais de cintilação líquida TRICARB 2100 e HIDEX 300SL, que utilizam, respectivamente, dois e três tubos fotomultiplicadores. A análise dos dados adquiridos pelo primeiro e segundo sistemas foi realizada pela aplicação dos métodos CIEMAT/NIST e TDCR, respectivamente. Para padronização da solução de 32P, foi também utilizado o sistema 4πβ empregando-se a técnica de autoabsorção. A solução de 90Sr 90Y foi padronizada no sistema de cintilação líquida, HIDEX 300SL, pelo método TDCR, e pela técnica do traçador, no sistema de coincidência 4πβ-γ o qual é composto por um contador proporcional à gás fluente, acoplado a dois cristais cintiladores de NaI(Tl). A taxa de desintegração foi determinada pela técnica de extrapolação, por meio de absorvedores externos. Para aplicação da técnica do traçador, foi utilizada uma solução de 60Co, emissor beta-gama previamente padronizado no sistema de coincidências. Foi realizada, também, uma simulação dos processos de detecção neste sistema por meio do programa ESQUEMA, que, pela simulação de Monte Carlo, prediz a curva de extrapolação da eficiência. Os resultados obtidos para o 32P nos sistemas utilizados apresentaram um bom acordo, dentro das incertezas experimentais, bem como os obtidos para o 90Sr 90Y, em sistema de cintilação e sistema de coincidência, apresentando bom acordo, dentro das incertezas experimentais. O resultado obtido pela técnica de Monte Carlo apresentou boa concordância com o valor obtido com o sistema de coincidência. Os resultados indicam a qualidade e boa precisão dos sistemas de detecção utilizados neste trabalho, quando empregados para fins metrológicos.

Como referenciar
MARQUES, CAIO P. Determinação da taxa de desintegração dos emissores beta puros P-32 e Sr-90/Y-90 em sistema de cintilação líquida. Orientador: Marina Fallone Koskinas. 2017. 68 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2018.tde-10092018-121208. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29416. Acesso em: 29 Mar 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções