Raios-X para dosagem de ferro em sangue

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O livro tem por objetivo auxiliar o entendimento de conceitos da física das radiações para aplicação em bioquímica clínica. Este material pode ser útil tanto para quem deseja conhecer um pouco da física do átomo, bem como compreender alguns dos procedimentos usuais da prática clínica. O livro é apresentado em oito capítulos. Os capítulos de 1 a 5 são dedicados a discutir o metabolismo do ferro, as manifestações clínicas associadas, bem como as principais técnicas utilizadas para sua avaliação. Ainda, no capítulo 5, é feita uma descrição da técnica de Fluorescência de Raios-X, procedimento adotado como alternativa para avaliação de ferro em sangue total. No capítulo seguinte é apresentado por meios de experimentos científicos, conduzidos pelos próprios autores e com a colaboração da Biomédica Laís de Fátima Ferreira Lopes da Silva, a interação entre a física das radiações e a prática clínica. O texto oferece também uma oportunidade de conhecer as aplicações já realizadas em diversas áreas da saúde. Por fim, os autores agradecem à FAPESP, CNPq, IPEN e UNISA pelo apoio aos projetos científicos que permitiram o desenvolvimento desta metodologia alternativa para prática clínica.

Como referenciar
ZAMBONI, CIBELE B.; AZEVEDO, MARIA R.; METAIRON, SABRINA. Raios-X para dosagem de ferro em sangue. Riga, Letônia: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 60p. pt. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29440. Acesso em: 19 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções