Liberação da amoxicilina em compósitos odontológicos com base no índice de adsorção de fármaco na nanopartícula

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar a adsorção da Amoxicilina na nanopartícula de Montmorilonita (MMT) e sua liberação em compósitos restauradores finais, para aplicações odontológicas. A adsorção da amoxicilina na nanopartícula de MMT foi feita em uma solução de água milli-Q, com agitação constante de 48 horas. Foram feitas medições de 2 em 2 horas. A partir do ensaio de dessorção, foi possível observar em porcentagem o valor de carregamento de fármaco na argila. Após avaliação desse estudo, foi realizada a incorporação da amoxicilna na nano argila por processo de sonicação e secagem em estufa. Para avaliação da liberação de fármaco, foram elaborados corpos de prova com o composto argila/fármaco em uma matriz polimérica a base de BisGMA e TEGDMA para ensaio de liberação de fármaco. Os resultados desse estudo evidenciam a capacidade de absorção real da Amoxicilina na nanopartícula de MMT, e assim tornando possível observar o potencial de liberação de fármaco da matriz polimérica.

Como referenciar
SANTOS, T.; CAMPOS, L.; SANTOS, M.; PARRA, D. Liberação da amoxicilina em compósitos odontológicos com base no índice de adsorção de fármaco na nanopartícula. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 35-35. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29480. Acesso em: 18 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento