Avaliação de alterações topográficas produzidas por texturização a laser em um biomaterial para implantes ortopédicos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma das principais características exigidas aos biomateriais é o seu acabamento superficial. Um mesmo implante metálico pode possuir várias formas de acabamento superficial; desde polimento para um produto final espelhado, em regiões onde há mobilidade, até elevada rugosidade para assegurar maior aderência. O uso de laser vem sendo empregado para tratamentos de superfície como o endurecimento e a marcação, por exemplo. Outra aplicação do feixe de laser é a texturização das superfícies. Este trabalho teve o objetivo de caracterizar a rugosidade das superfícies de amostras do aço inoxidável austenítico ISO 5832-1, texturizado por feixe laser de fibra óptica dopado com Yb, alterando-se os valores de frequência de pulso. As texturizações consistiram no preenchimento total de uma das faces dos espécimes por meio da geração de linhas paralelas justapostas. Os resultados indicaram que estas propriedades são influenciadas pela mudança dos parâmetros de texturização. O aumento na frequência de pulso acarretou em aumento da rugosidade média das amostras analisadas.

Como referenciar
PIERETTI, E.F.; CORREA, O.V.; ANTUNES, R.A.; PILLIS, M.F.; NEVES, M.D.M. Avaliação de alterações topográficas produzidas por texturização a laser em um biomaterial para implantes ortopédicos. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 114-114. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29483. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento