Síntese de nanopartículas de prata funcionalizadas com BisGMA e TEGDMA para uso odontológico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2018
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A resina composta permanece como material de eleição no tratamento das lesões cariosas. Entretanto, uma maior formação de biofilme bacteriano ocorre na superfície das restaurações realizadas com esse material quando comparadas ao amálgama dental e cimento de ionômero de vidro, por exemplo. O BisGMA (metacrilato de glicida do Bisfenol A) e o TEGDMA (dimetacrilato de trietilenoglicol) são os dois monômeros mais comumente utilizados na composição da fração orgânica da resina composta. A incorporação de partículas de carga nessa matriz é responsável por conferir melhores propriedades físicas e mecânicas e a incorporação de nanopartículas de prata tem o intuito de conferir ainda atividade antimicrobiana. Para que não haja então prejuízo das propriedades do material, essas partículas devem ser funcionalizadas. Neste trabalho, nanopartículas de prata foram sintetizadas e funcionalizadas em BisGMA e TEGDMA. A caracterização das nanopartículas foi feita através das técnicas de UV-Vis, DLS, MEV-EDS, TEM e teste de atividade bactericida. As análises evidenciam a síntese efetiva de partículas de prata na escala nanométrica com atividade antimicrobiana para incorporação em resinas compostas odontológicas.

Como referenciar
SANTOS, M.J.; SANTOS, T.M.R.; OLIVEIRA, C.B.; CAMPOS, L.M.P.; PARRA, D.F. Síntese de nanopartículas de prata funcionalizadas com BisGMA e TEGDMA para uso odontológico. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 116-116. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29484. Acesso em: 20 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento